You are currently viewing Contos de Fadas

Contos de Fadas

Olá! Você sabe o que são Contos de Fadas?

Os contos de fadas são histórias que, desde a antiguidade, as pessoas transmitem de geração em geração. Muito tempo se passou desde sua origem, mas esses textos foram lidos e relidos em todas as épocas e são até hoje.

Vamos aprender mais sobre Contos de Fadas?!


Provavelmente, você já leu contos de fadas. Histórias, como, Cinderela, Bela Adormecida, Chapeuzinho Vermelho, João e o Pé de Feijão, entre outras, são exemplos de contos de fada e estão muito presentes no imaginário de todos. É difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar delas. Em geral, pais e avós costumam ler ou contar para as crianças histórias que se passam em reinos distantes e envolvem príncipes, princesas, fadas, dragões, feiticeiros, dentre muitos outros elementos mágicos.

Agora, que tal ouvir um conto de fada?

Atividade 1

Acesse o vídeo abaixo e ouça o conto de fadas “Chapeuzinho Vermelho”.

Convide sua família para assistir com você!

“Chapeuzinho Vermelho CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS por Carol Levy” – Canal: Carol Levy – Link: https://www.youtube.com/watch?v=mt2Z6oh4rOI

Atividade 2

Em “Chapeuzinho Vermelho”, a menina morava com a mãe, que a amava e tinha uma avó querida a quem fazia visitas frequentes. Com base na história que você ouviu responda no seu caderno:

a) Que acontecimento inesperado acaba com a paz das personagens e transforma-se em pesadelo?

b) Quem aparece e resgata Chapeuzinho e a avó da barriga do lobo?

c) O que você aprendeu com esse conto de fada?


Atividade 3 

Você já ouviu um conto de fada contado por um idoso?

Se já, escreva a parte que você mais gostou?

Se não, pesquise outro conto de fada e conte para um idoso da sua família.


Atividade 4

No conto, a garota “Chapeuzinho Vermelho” ajudava a mamãe a cuidar da vovó. Nesse momento de isolamento social por causa do novo coronavírus você tem ajudado a cuidar de alguma pessoa idosa? Se sim, o que você tem feito para protegê-la?


Atividade 5

Para cuidar da nossa saúde e de outras pessoas, principalmente durante períodos de pandemias precisamos de informações sobre saúde pública (gratuita). Para saber mais, sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), no Brasil, acesse o link e assista ao vídeo. Convide sua família para assistir com você.

“SUS – Sistema Único de Saúde” – Canal: CIAR UFG – Link: https://www.youtube.com/watch?v=_GKse_BCAWU

ComponenteHabilidades
Língua Portuguesa(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global.
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

Ciclo da infância – Ética e Cidadania – 3º ano – C


Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.