Olá! Você sabe o que são Contos de Fadas?
Os contos de fadas são histórias que, desde a antiguidade, as pessoas transmitem de geração em geração. Muito tempo se passou desde sua origem, mas esses textos foram lidos e relidos em todas as épocas e são até hoje.
Vamos aprender mais sobre Contos de Fadas?!
Provavelmente, você já leu contos de fadas. Histórias, como, Cinderela, Bela Adormecida, Chapeuzinho Vermelho, João e o Pé de Feijão, entre outras, são exemplos de contos de fada e estão muito presentes no imaginário de todos. É difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar delas. Em geral, pais e avós costumam ler ou contar para as crianças histórias que se passam em reinos distantes e envolvem príncipes, princesas, fadas, dragões, feiticeiros, dentre muitos outros elementos mágicos.
Agora, que tal ouvir um conto de fada?
Atividade 1
Acesse o vídeo abaixo e ouça o conto de fadas “Chapeuzinho Vermelho”.
Convide sua família para assistir com você!
Atividade 2
Em “Chapeuzinho Vermelho”, a menina morava com a mãe, que a amava e tinha uma avó querida a quem fazia visitas frequentes. Com base na história que você ouviu responda no seu caderno:
a) Que acontecimento inesperado acaba com a paz das personagens e transforma-se em pesadelo?
b) Quem aparece e resgata Chapeuzinho e a avó da barriga do lobo?
c) O que você aprendeu com esse conto de fada?
Atividade 3
Você já ouviu um conto de fada contado por um idoso?
Se já, escreva a parte que você mais gostou?
Se não, pesquise outro conto de fada e conte para um idoso da sua família.
Atividade 4
No conto, a garota “Chapeuzinho Vermelho” ajudava a mamãe a cuidar da vovó. Nesse momento de isolamento social por causa do novo coronavírus você tem ajudado a cuidar de alguma pessoa idosa? Se sim, o que você tem feito para protegê-la?
Atividade 5
Para cuidar da nossa saúde e de outras pessoas, principalmente durante períodos de pandemias precisamos de informações sobre saúde pública (gratuita). Para saber mais, sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), no Brasil, acesse o link e assista ao vídeo. Convide sua família para assistir com você.
Componente | Habilidades |
Língua Portuguesa | (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global. (EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam. |
Ciclo da infância – Ética e Cidadania – 3º ano – C
Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.