You are currently viewing Contando o dinheiro do cofrinho

Contando o dinheiro do cofrinho

Todos têm projetos e sonhos para realizar com o dinheiro que está guardando. Você já pensou o que vai fazer com o seu? Veja na reportagem da TV Atalaia (SE), a atitude de Cibele e o que ela conseguiu guardando dinheiro.

(canal Televisão Atalaia, Youtube) 

Viu a importância de guardar dinheiro para comprar algo que você realmente precisa?

No vídeo você conheceu a história da Cibele. Você percebeu quantos meses ela juntou dinheiro? Conseguiu notar que até o dinheiro do lanchinho ela guardou? 

Todo o esforço dela foi para comprar algo que ela queria muito: a passagem para Rússia e participar de um importante evento esportivo.

Agora responde aí: 

Quais são os seus sonhos? O que você gostaria de comprar? Cada pessoa tem sonhos diferentes. Escreva no seu caderno uma lista com tudo aquilo que você gostaria de comprar e analise a real necessidade que você tem em adquirir esses bens de consumo. Não se esqueça de revisar tudo o que você escreveu quando terminar!

Você já tem um cofrinho, que tal conhecer as moedas e saber o valor em dinheiro que você já tem guardado?

Existem duas gerações de moedas, mas algumas já não são encontradas.

É importante você reconhecê-las e saber diferenciá-las. 

Foto: Reprodução/Banco Central do Brasil)

Você lembra qual o nome do lugar onde são fabricadas essas moedas?

Esse lugar recebe o nome de Casa da Moeda do Brasil.

Existem moedas que foram criadas para comemorar alguma data especial ou eventos importantes, elas não são falsas, têm o mesmo valor das demais moedas e são chamadas de MOEDAS COMEMORATIVAS. Abaixo, estão algumas delas:

Fonte: https://www.bcb.gov.br/cedulasemoedas/moedascomemorativas

São muitas moedas diferentes, não é? Mas não se preocupe. Todas elas possuem a descrição do valor, para evitar confusão.

A seguir aprenda a contar as moedas guardadas no cofre. Veja no vídeo abaixo.

(“Moedas e cédulas brasileiras”, Khan Academy Brasil)

Agora responda em seu caderno:

Escreva as possibilidades existentes para se juntar R$10,00 com as diversas moedas que existem.

Se você tiver apenas moedas de R$0,50, de quantas precisará para juntar R$10,00?

Para finalizar, faça um manual de como contar moedas, não esqueça que esse tipo de texto é composto de palavras e imagens que fornecem instruções que tornem o leitor capaz de executar a ação solicitada.

Bons estudos!!

SABER MAIS: 

Aprendendo a somar:

Aprendendo a somar


Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – C (3º Ano) – Educação Financeira e Empreendedorismo

OBJETO DE CONHECIMENTO:
MATEMÁTICA:
Sistema monetário brasileiro: reconhecimento de cédulas e moedas (resolução de problemas envolvendo moedas e cédulas); Contagem.
PORTUGUÊS: Reconstrução das condições de recepção de textos: gêneros e função social dos textos; Formas de composição do texto:
HABILIDADES:
MATEMÁTICA: 
(EF01MA19-A) Reconhecer moedas e cédulas, nomeá-las e identificar como fazer trocas de moedas por outras;
(EF01MA19-B) Identificar quantas moedas ou cédulas de menor valor são necessárias para trocar por outra de valor maior.
PORTUGUÊS
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF03LP16-A) Identificar e reproduzir, em textos injuntivos e instrucionais, digitais ou impressos, os recursos léxico-gramaticais, como verbos imperativos, a diagramação, lista de ingredientes ou materiais e instruções de execução, o modo de fazer, as imagens e os recursos gráfico-visuais.