Todo mundo tem um sonho, realizar uma viagem, comprar um brinquedo novo, fazer faculdade.
Mas para realizar esses sonhos é preciso poupar dinheiro. E você já aprendeu isso! Fez até cofrinhos, não é?
Olhe o vídeo a seguir e veja uma estratégia para realizar alguns sonhos.
(”A recompensa de quem sabe administrar o dinheiro”, Canal Sicred, publicado no Youtube)
Você gostou do vídeo? Viu a importância de guardar um dinheiro para comprar algo que você realmente precisa?
Agora responde aí: Qual é o seu sonho?
Escreva no seu caderno o nome daquilo que você sonha comprar. Peça a ajuda para escrever.
Depois faça um desenho bem bonito de você realizando o seu sonho.
Para realizar sonhos é preciso organizar o dinheiro e definir as prioridades.
Você já tem seus cofrinhos, já guardou moedas nele?
Veja abaixo as moedas que existem no Brasil.
Existem dois tipos de moedas, mas algumas já não são encontradas.
Preste atenção e identifique cada moeda que você tenha.
Foto: Reprodução/Banco Central do Brasil)
As primeiras moedas a serem produzidas não possuíam cores diferentes.
Anos depois, começaram a produzir moedas coloridas.
Você lembra qual o nome do lugar onde são fabricadas essas moedas?
Veja a imagem abaixo e encontre o nome do lugar que produz as moedas no Brasil.
Fonte: http://www.moedasdobrasil.com.br/moedas/cmb.asp
No vídeo a seguir você aprenderá a contar as moedas do seu cofre, assim saberá o valor em dinheiro que foi guardado em seus cofres.
(“Moedas e cédulas brasileiras”, Khan Academy Brasil)
Foto: Reprodução/Banco Central do Brasil)
Desenhe no seu caderno quantas moedinhas que você precisará para conseguir juntar R$1,00:
- Se você tem apenas moedas de 10 centavos;
- Se você tem a
SABER MAIS:
Aprendendo a contar de 0 a 100:
Aprendendo a somar:
Outros tipos de moedas:
https://www.bcb.gov.br/cedulasemoedas/moedascomemorativas
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – B (2º Ano) – Educação Financeira e Empreendedorismo
OBJETO DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA: Sistema monetário brasileiro: reconhecimento de cédulas e moedas (resolução de problemas envolvendo moedas e cédulas); Contagem. PORTUGUÊS: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos: Gêneros e função social dos textos. | HABILIDADES: MATEMÁTICA (EF01MA19-A) Reconhecer moedas e cédulas, nomeá-las e identificar como fazer trocas de moedas por outras; (EF01MA19-B) Identificar quantas moedas ou cédulas de menor valor são necessárias para trocar por outra de valor maior. PORTUGUÊS (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam-se com a construção de sentido do texto. (EF02LP07) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva. (EF02LP14) Planejar e produzir pequenos relatos de observação de processos, de fatos, de experiências pessoais, mantendo as características do gênero, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. |