You are currently viewing Consumo responsável

Consumo responsável

Olá! Você sabe o que é consumir com responsabilidade? É quando compramos apenas o que precisamos, sem haver desperdício. Para isso, você e sua família deverão ficar atentos ao consumo de água, telefone, energia elétrica e outros produtos. É necessário também que você e sua família aprenda a economizar para cuidar do meio ambiente, poupando dinheiro. Vamos começar?

Em casa você e sua família estão a todo momento tomando banho, assistindo a tv, usando a luz elétrica, abrindo a torneira, entre outras coisas. Vocês usam, mas devem pagar, em dinheiro, pelo consumo. Você sabe também que muitas outras pessoas usam esses mesmos serviços. Nessa próxima atividade, você vai aprender como consumir de forma responsável e ainda economizar seu dinheiro. Preparado?

Atividade 1

Acesse o link abaixo e assita  ao vídeo Projeto Consumo Consciente, juto com alguém de sua família. É importante que vocês discutam sobre as atitudes responsáveis que aparecem no vídeo. 

Fonte: YouTube. Moedas e cédulas brasileiras. Canal: Khan Academy

Atividade 2

Junto com alguém de sua família, reveja, no vídeo, as atitudes importantes de Consumo Consciente e  responsável. 

Em seguida preencha a tabela com as Atitudes de Consumo Consciente praticadas por você e sua família:

Atitudes de Consumo Consciente praticadas por mim e minha família



O vídeo, ainda nos mostra Atitudes de Consumo Conscientes e Responsáveis que podemos ter à vontade. Quais são elas? 

Atividade 3

Veja este outro vídeo abaixo da Turma da Mônica, que nos mostra que devemos comprar apenas o que precisamos. Chame alguém de sua família para ver com você.

Responda: 

  • A mãe da Mônica disse que tinha uma prioridade. Qual era essa prioridade?
  • O que é pagamento à vista?
  • O que é pagamento com juros?
  • Se você e sua família conseguirem economizar, poderão pensar em gastar essa sobra em uma outra coisa. Qual é o sonho de vocês?

Fonte: YouTube. A recompensa de quem sabe administrar dinheiro. Canal: Sicredi

Atividade 4 

Você costuma ir ao supermercado com alguém de sua família? Neste lugar aprendemos muito sobre o valor dos objetos e como devemos selecioná-los por qualidade e preços. 

Preencha a tabela abaixo com o nome de alguns produtos que você costuma comprar com seus valores:

ProdutosValores
Componentes:Habilidades 
Língua Portuguesa(EF15LP04-A) Compreender e interpretar como as imagens, gráficos e tabelas relacionam-se com a construção de sentido do texto.(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

 Matemática
(EF04MA27-A) Ler, interpretar, analisar e resolver problemas com dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada, em gráficos de colunas, barras, simples ou múltiplas, linhas e pictóricos e identificar alguns dos elementos constitutivos, como título, legendas e fontes, utilizando informações do cotidiano e/ou contidas em textos jornalísticos e/ou científicos.

Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.