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História – Construindo a história: eu, nós e o mundo.

Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 6° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.

Fonte: Disponível em: <https://pedradoindiobotucatu.com.br/2021/07/29/a-historia-do-caminho-do-peabiru/>. Acesso em 03 de Fev. de 2022

  A história e suas fontes

História é uma ciência que estuda as ações dos homens no tempo, de forma a entender tanto o passado quanto o presente, problematizando-os. Ela nos concede os instrumentos necessários para que sejamos críticos perante o mundo que nos rodeia e possamos interferir em nossa realidade social, orientando nossa práxis.

A história é uma ciência que estuda o passado tanto de grandes personalidades, tais como generais, reis, cientistas, ditadores, etc. e pessoas comuns, sejam  homens, mulheres e crianças comuns também possuem história e para descobrir como essas pessoas viviam no passado, o historiador estuda os vestígios que estão disponíveis para a realização de seu trabalho.

As fontes históricas podem ser escritas: livros, manuais, documentos, cartas, jornais, visuais: mapas, fotografias, pinturas, orais: relatos de pessoas que viveram em outra época, conhecimento passado dos mais velhos aos mais novos, audiovisuais: filmes, novelas, séries, músicas, gravações de rádio, arqueológicas: pinturas rupestres, fósseis, cerâmicas, pontas de lança, cultura material: roupas, sapatos, móveis), monumentos: prédios, estátuas e temos também a cultura imaterial: festas religiosas, festas populares, mitos, lendas folclóricas.

RESPONDA AS QUESTÕES

Questão 01

Sobre o processo que o historiador utiliza para escrever a história responda as questões a seguir:

a) Vimos que o historiador se utiliza dos vestígios do que a humanidade produziu ao longo do tempo para escrever a história. Qual nome esses vestígios recebem? Cite alguns exemplos.

b) Pensando nas fontes históricas, quais você pode utilizar para escrever uma narrativa sobre a história de sua vida?

c) Cite dois exemplos de fonte histórica chamada de “Cultura Material”.

Questão 02

Pesquise o que são sujeitos históricos?

Questão 03

Por fontes históricas escritas entendemos que são:

(A) textos, gravuras e gravações;

(B) certidão de nascimento, cartas e inventário;

(C) arte rupestre, contos e danças;

(D) sons gravados, entrevistas e revistas.

Questão 04

Fontes históricas da cultura material são entendidas como:

(A) berço de crianças, móveis e utensílios domésticos;

(B) arte rupestre, contos e danças;

(C) textos, gravuras e gravações;

(D) certidão de nascimento, cartas e inventário.

SAIBA MAIS

O vídeo abaixo traz exemplos de diferentes formas de interpretar o mesmo fato histórico, seja levando em consideração a voz dos envolvidos ou o campo de atuação do historiador. Assista e pondere!

Canal: Uilson Duarte “Diferentes interpretações históricas. 6° Ano. Atividade 1”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=mMN9IkH9g-w> acesso em 18 fev 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-6-ano/

Habilidade:(EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
(GO-EF06HI01-A) Identificar as diferentes concepções da História, compreendendo que esta é a ciência que estuda as ações dos homens no tempo e que o espaço concebido pelos historiadores deve ser entendido como uma construção social.
Referencial teórico:Schmidt, Maria Auxiliadora. “Jörn Rüsen e sua contribuição para a didática da História”. Intelligere, Revista de História Intelectual, vol. 3, nº2, p. 60-76. 2017. Disponível em http://revistas.usp.br/revistaintelligere>. Acesso em 24/01/2022.

Schmidt, Maria Auxiliadora. Maria F. Braga Garcia, Tânia.” A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DE ALUNOS E PROFESSORES E O COTIDIANO EM AULAS DE HISTÓRIA”. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/bnBSVjTpFS7wbs9W659NMGC/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em 24/01/2022.