Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 6° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais.
Fonte: Disponível em: <https://pedradoindiobotucatu.com.br/2021/07/29/a-historia-do-caminho-do-peabiru/>. Acesso em 03 de Fev. de 2022
A história e suas fontes
História é uma ciência que estuda as ações dos homens no tempo, de forma a entender tanto o passado quanto o presente, problematizando-os. Ela nos concede os instrumentos necessários para que sejamos críticos perante o mundo que nos rodeia e possamos interferir em nossa realidade social, orientando nossa práxis.
A história é uma ciência que estuda o passado tanto de grandes personalidades, tais como generais, reis, cientistas, ditadores, etc. e pessoas comuns, sejam homens, mulheres e crianças comuns também possuem história e para descobrir como essas pessoas viviam no passado, o historiador estuda os vestígios que estão disponíveis para a realização de seu trabalho.
As fontes históricas podem ser escritas: livros, manuais, documentos, cartas, jornais, visuais: mapas, fotografias, pinturas, orais: relatos de pessoas que viveram em outra época, conhecimento passado dos mais velhos aos mais novos, audiovisuais: filmes, novelas, séries, músicas, gravações de rádio, arqueológicas: pinturas rupestres, fósseis, cerâmicas, pontas de lança, cultura material: roupas, sapatos, móveis), monumentos: prédios, estátuas e temos também a cultura imaterial: festas religiosas, festas populares, mitos, lendas folclóricas.
RESPONDA AS QUESTÕES
Questão 01
Sobre o processo que o historiador utiliza para escrever a história responda as questões a seguir:
a) Vimos que o historiador se utiliza dos vestígios do que a humanidade produziu ao longo do tempo para escrever a história. Qual nome esses vestígios recebem? Cite alguns exemplos.
b) Pensando nas fontes históricas, quais você pode utilizar para escrever uma narrativa sobre a história de sua vida?
c) Cite dois exemplos de fonte histórica chamada de “Cultura Material”.
Questão 02
Pesquise o que são sujeitos históricos?
Questão 03
Por fontes históricas escritas entendemos que são:
(A) textos, gravuras e gravações;
(B) certidão de nascimento, cartas e inventário;
(C) arte rupestre, contos e danças;
(D) sons gravados, entrevistas e revistas.
Questão 04
Fontes históricas da cultura material são entendidas como:
(A) berço de crianças, móveis e utensílios domésticos;
(B) arte rupestre, contos e danças;
(C) textos, gravuras e gravações;
(D) certidão de nascimento, cartas e inventário.
SAIBA MAIS
O vídeo abaixo traz exemplos de diferentes formas de interpretar o mesmo fato histórico, seja levando em consideração a voz dos envolvidos ou o campo de atuação do historiador. Assista e pondere!
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-historia-6-ano/
Habilidade: | (EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas). (GO-EF06HI01-A) Identificar as diferentes concepções da História, compreendendo que esta é a ciência que estuda as ações dos homens no tempo e que o espaço concebido pelos historiadores deve ser entendido como uma construção social. |
Referencial teórico: | Schmidt, Maria Auxiliadora. “Jörn Rüsen e sua contribuição para a didática da História”. Intelligere, Revista de História Intelectual, vol. 3, nº2, p. 60-76. 2017. Disponível em http://revistas.usp.br/revistaintelligere>. Acesso em 24/01/2022. Schmidt, Maria Auxiliadora. Maria F. Braga Garcia, Tânia.” A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DE ALUNOS E PROFESSORES E O COTIDIANO EM AULAS DE HISTÓRIA”. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/bnBSVjTpFS7wbs9W659NMGC/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em 24/01/2022. |