You are currently viewing Conhecendo os números inteiros!

Conhecendo os números inteiros!

Você conhece os números inteiros e como eles aparecem no nosso dia a dia?

Os números inteiros estão presentes até hoje em diversas situações do cotidiano da humanidade, como para medir temperaturas, contar dinheiro, marcar as horas, nos extratos bancários, dentre outros. Sua importância é indiscutível.

Os números positivos e negativos, formam o conjunto dos números inteiros, indicado por ℤ.

Assista ao vídeo do professor Marcelo, que traz explicações sobre esses números com exemplos do nosso cotidiano.

“Introdução aos números inteiros” – Canal: Marcelo Santos Matemática – Link: https://www.youtube.com/watch?v=QdIIOmgvAWg&feature=youtu.be

Viu que bacana?  Os números negativos também são bastante utilizados, exemplo disso é o extrato bancário. 

Você sabe o que é o extrato bancário?


O extrato bancário é importante, pois, por meio dele podemos analisar exatamente o que entrou e saiu da conta bancária. Conseguimos avaliar toda a motivação financeira e verificar qual a situação bancária depois de realizar todos os pagamentos das contas mensais. Isso pode ajudar a organizar a vida financeira de qualquer pessoa, se usado de maneira combinada aos objetivos financeiros e as necessidades cotidianas.

É comum encontrarmos algumas siglas e códigos ao longo do extrato bancário que tendem a nos confundir, por isso, preparamos um guia com as principais siglas e códigos utilizados, no intuito de te ajudar a conhecer mais sobre esse documento. Veja:




 E ai? Já se arrisca na conferência de um extrato bancário?

Não se esqueça: os números com o sinal de menos do lado ou que aparecem na cor vermelha no extrato bancário, fazem parte do conjunto dos números inteiros. 

Que legal hein! Conhecer os números, sua aplicação e com a possibilidade de te ajudar a pensar no seu futuro financeiro. Ser organizado nas suas finanças o fará ser organizado em outros aspectos de sua vida.

Assista ao vídeo abaixo que apresenta a íntegra de tudo que falamos aqui:


ComponenteHabilidades
Matemática(EF07MA03-A) Reconhecer significados dos números inteiros em diferentes contextos, como aqueles que indicam falta, diferença, orientação (origem) e deslocamento entre dois pontos.
(EF07MA03-B) Reconhecer a distância de um número inteiro dado em relação a origem da reta numérica, módulo de um número inteiro, relacionando números opostos simétricos.
(EF07MA03-C) Ler, escrever, comparar e ordenar números inteiros em diferentes contextos, incluindo o histórico, e associá-los a pontos da reta numérica.
(EF07MA03-D) Utilizar as operações de adição e subtração de números inteiros e as suas respectivas propriedades, em situações diversas.

Ciclo da Adolescência – Educação Financeira e Empreendedorismo – 7º ano