Olá pessoal! Hoje nós vamos nos aventurar pelo mundo dos jogos e brincadeiras, conhecer suas origens, conceito e resgatar algumas brincadeiras antigas. Vamos lá?
Atividade 1
Os jogos e brincadeiras sempre estiveram presentes em nosso dia a dia. Mesmo com a disseminação das tecnologias e a influência cada vez mais acirrada das mídias na educação das crianças, elas não perdem a sua magia e o prazer de brincar cada vez mais encanta o mundo infantil. Assista o vídeo com o texto Brincar é participar de Maria Helena Correa:
Atividade 2
Refletindo sobre o texto:
Anote em seu caderno suas considerações sobre a análise do texto:
1 – Qual o assunto do texto?
2 – Cite as brincadeiras apontadas no texto.
3 – A autora considera as brincadeiras de antigamente mais prazerosa que as de hoje em dia. Por quê?
4 – Você conhece muitas brincadeiras antigas? Quais? Quem te ensinou? Qual é a sua preferida?
Atividade 3
Observe as imagens abaixo:
Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3
Imagem 1https://cursodebaba.com/brincadeiras-indigenas/; Imagem 2: https://caraeculturanegra.blogspot.com/2017/11/educacao-brincadeiras-africanas-dia-da.html; Imagem 3: https://brasilescola.uol.com.br/cultura/brincadeiras-brinquedos-culturais.htm
As brincadeiras citadas no texto de Maria Helena Correia (pião, pipa, bola de gude, amarelinha, cabo de guerra, mata soldado, bilboquê…) são muito conhecidas em nossa cultura, sua influência tem origem na formação do povo brasileiro. As imagens acima representam brincadeiras de origem indígena, africana, e portuguesa, respectivamente. Você conhece alguma delas? Como se chamam?
Atividade 4
Agora você vai escolher uma das brincadeiras das imagens acima e explicá-la. A brincadeira deve conter:
1 – Nome da brincadeira
2 -Como se brinca
3 – Ilustração da brincadeira
Atividade 5
Criando seu brinquedo em casa: Bilboquê. Antes de começar você vai saber um pouquinho da história do bilboquê.
O Bilboquê é um jogo muito antigo, encontrado em diferentes países, como Japão, México, Estados Unidos e França, com pequenas variações em sua forma. Até hoje ninguém descobriu quem o inventou nem quando ele apareceu. Pinturas de artistas europeus indicam que o brinquedo era jogado pelos reis e pelos nobres e, muito possivelmente, pelas pessoas comuns, nas ruas. Sabe-se que no fim do século 16, ele era conhecido e vendido na França. Segundo pesquisadores, bilboquê é uma palavra de origem francesa, e aparece em textos desde 1534.
Fonte:(https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/dicas/di20110406.htm#:~:text=O%20Bilboqu%C3%AA%20%C3%A9%20um%20jogo,inventou%20nem%20quando%20ele%20apareceu.&text=Segundo%20pesquisadores%2C%20bilboqu%C3%AA%20%C3%A9%20uma,aparece%20em%20textos%20desde%201534.)
Na seção “Saiba mais” você vai aprofundar seus conhecimentos sobre a importância do resgate dos jogos e brincadeiras antigos, a formação do povo brasileiro, conhecer algumas brincadeiras de origem indígena, africana e portuguesa.
Vá em frente!
Saiba Mais/Referencias
Objeto de Conhecimento | Brincadeiras e jogos da cultura popular, presentes no contexto comunitário e regional: Conceito, História, Valores e Regras |
Habilidades | (GO-EF04EF01) Vivenciar e fruir diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, de diferentes características, principalmente cooperativas, contemplando os de matrizes indígenas e africanas, reconhecendo, respeitando e valorizando a importância desses no patrimônio histórico-cultural. (GO-EF04EF03) Descrever, por meio de múltiplas linguagens: corporal, oral, escrita e audiovisual, os brinquedos, brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico-cultural na preservação das diferentes culturas. |
Proponentes/ Professores: | Elizabeth Sousa dos Santos Benites Marina Xavier de Lima Clarice Aparecida Gomes Silva Santos |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Joel Marcelino de Oliveira |
CRE: | Maria Helena Batista Bretas |
Ensino Fundamental – Ciclo da infância Turma D – 4º ano – Corpo, Expressão e Movimento