You are currently viewing Matemática – CONHECENDO O NOSSO DINHEIRO

Matemática – CONHECENDO O NOSSO DINHEIRO

Hoje preparamos uma atividade para toda a família interagir, se divertir, compartilhar e aprender bastante!!! Chame todos da casa e vamos começar a diversão!!!!

É momento de aprofundarmos um pouco mais nosso estudo sobre o Sistema Monetário Brasileiro e esclarecer algumas dúvidas acerca da conta poupança! Vamos com a gente?!

RELEMBRANDO….

Sistema Monetário é o conjunto de moedas em circulação em um determinado país, no Brasil o dinheiro é chamado de real, com ele compramos os produtos que necessitamos.

Um real, cinquenta centavos, vinte e cinco centavos, dez centavos e cinco centavos são oficialmente as moedas usadas no Brasil e compõem o Sistema Monetário Brasileiro, e as cédulas são: dois reais, cinco reais, dez reais, vinte reais, cinquenta reais e cem reais.

Mas como podemos agrupar esses valores? A Professora Alda Martins vai nos responder.


“DINHEIRO É ASSUNTO DE GENTE PEQUENA TAMBÉM (MATEMÁTICA)” – Canal: Profs Protagonistas – Link: https://www.youtube.com/watch?v=GNBm75DoOFo&feature=youtu.be

Dinheiro é assunto de criança também!

Comece a observar, a manipular as cédulas, as moedas e, aos poucos  você vai se familiarizando com o dinheiro.

Veja só!

Uma nota de dois reais tem o mesmo valor que duas moedas de um real, quatro moedas de cinquenta centavos ou oito moedas de vinte e cinco centavos.

Outro exemplo é a nota de vinte reais, que pode ser trocada por:

  • duas notas de dez reais
  • quatro notas de cinco reais
  • dez notas de dois reais
  • vinte moedas de um real
  • quarenta moedas de cinquenta centavos
  • ointenta moedas de vinte e cinco centavmos
  • ou ainda duzentas, isso mesmo DUZENTAS MOEDAS de dez centavmos.

Muito legal mesmo!!

Convide alguém que mora com você e converse sobre os preços dos alimentos, dos calçados, das roupas, da conta de luz, de água, da passagem  do ônibus, converse até sobre o  valor do botijão de gás…

É, isso mesmo, tudo que usamos em nossa casa tem um preço e utilizamos o dinheiro para pagar..

Aproveite esse momento e converse também sobre a renda da família.

  • Quanto a família recebe por mês e quanto gostaria de receber?
  • O que seria preciso para conseguir alcançar esse salário?
  • O que poderíamos fazer com tanto dinheiro caso conseguíssemos um salário que a gente considera bem alto??

Como dizia o poeta:

“Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Sonho que se sonha junto é realidade.”

E a busca por essa realidade perpassa pelo conhecimento, por isso estamos convidando a todos vocês para explorarem esse terreno tão fértil que é a EDUCAÇÃO FINANCEIRA!

UAU!!! QUANTA NOVIDADE!!!!

Que tal dar asas a sua criatividade, desenhar e recortar as notas e moedas dos nosso dinheiro e fazer outras composições seguindo os exemplos dados pela professora Alda?

Você pode também utilizar os encartes de supermercados e  lojas e fazer de conta que está fazendo compras.

Fazendo isso você estará também aprendendo a compor os números do Sistema de Numeração Decimal….

Mas isso é assunto para o próximo programa, hoje falaremos um pouco mais  sobre poupança.

Nos programas passados falamos sobre formas de economizar, de poupar e, umas das formas de economizar é juntar o dinheiro e abrir uma conta poupança em um banco.

Você deve estar se perguntando:

O QUÊ? COMO ASSIM?

PARA IR AO BANCO E DEPOSITAR EM UMA CONTA EU TENHO QUE TER MUITO DINHEIRO? 

EU SOU CRIANÇA E CRIANÇA NÃO PODE ABRIR CONTA, ISSO É COISA PARA ADULTO?

AI, AI, AI…. 

ESSA HISTÓRIA ESTÁ MUITO COMPLICADA!!!

Logo, logo você entenderá tudo!

Para responder a essas e outras perguntas, convidamos uma pessoa muito especial para falar com a gente sobre poupança, o nome dela é Ana Maria.

Ela é gerente de uma agência bancária em Goiânia e nos deu uma explicação bem legal sobre esse tema.

Vamos ouvir?


“POUPANÇA é assunto de criança também. Saiba mais com Ana Maria Caetano” – Canal:
Profs Protagonistas
– Link: https://www.youtube.com/watch?v=RczgX3lSxKI&feature=youtu.be

Viram?!

Criança também pode ter uma conta poupança? Não precisa ter muito dinheiro!

Você pode ir juntando as moedas, no dia do aniversário da poupança ir até a agência onde você abriu sua conta e depositar.

Você deve estar se perguntando novamente:

MAS, PORQUE EU FARIA ISSO? 

Porque o futuro começa aqui e agora!

Porque é importante que a gente comece desde cedo a conhecer e valorizar os diversos saberes e vivências culturais e nos apropriar dos conhecimentos e experiências que nos possibilita entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer nossas escolhas alinhadas ao exercício de nossa cidadania e já começar a fazer nossos  projetos de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e, principalmente responsabilidade.

Lembra da história de dar asas a sua criatividade?

De pegar lápis, papel, tesoura e confeccionar suas moedinhas e notinhas para brincar e jogar?

Chegou a hora! Vamos lá!!!

Assista o vídeo abaixo e tenha acesso ao conteúdo completo dessa atividade:

ComponenteHabilidades
Matemática(EF02MA20-C) Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações no contexto da educação financeira.
(EF02MA04-B) Compor e decompor números naturais até 1000, utilizando material manipulável, por meio de diversas adições, em contextos diversos como o sistema monetário.

Ciclo da Infância – Educação Financeira e Empreendedorismo – 2º ano