Hoje preparamos uma atividade para toda a família interagir, se divertir, compartilhar e aprender bastante!!! Chame todos da casa e vamos começar a diversão!!!!
É momento de aprofundarmos um pouco mais nosso estudo sobre o Sistema Monetário Brasileiro e esclarecer algumas dúvidas acerca da conta poupança! Vamos com a gente?!
RELEMBRANDO….
Sistema Monetário é o conjunto de moedas em circulação em um determinado país, no Brasil o dinheiro é chamado de real, com ele compramos os produtos que necessitamos.
Um real, cinquenta centavos, vinte e cinco centavos, dez centavos e cinco centavos são oficialmente as moedas usadas no Brasil e compõem o Sistema Monetário Brasileiro, e as cédulas são: dois reais, cinco reais, dez reais, vinte reais, cinquenta reais e cem reais.
Mas como podemos agrupar esses valores? A Professora Alda Martins vai nos responder.
Dinheiro é assunto de criança também!
Comece a observar, a manipular as cédulas, as moedas e, aos poucos você vai se familiarizando com o dinheiro.
Veja só!
Uma nota de dois reais tem o mesmo valor que duas moedas de um real, quatro moedas de cinquenta centavos ou oito moedas de vinte e cinco centavos.
Outro exemplo é a nota de vinte reais, que pode ser trocada por:
- duas notas de dez reais
- quatro notas de cinco reais
- dez notas de dois reais
- vinte moedas de um real
- quarenta moedas de cinquenta centavos
- ointenta moedas de vinte e cinco centavmos
- ou ainda duzentas, isso mesmo DUZENTAS MOEDAS de dez centavmos.
Muito legal mesmo!!
Convide alguém que mora com você e converse sobre os preços dos alimentos, dos calçados, das roupas, da conta de luz, de água, da passagem do ônibus, converse até sobre o valor do botijão de gás…
É, isso mesmo, tudo que usamos em nossa casa tem um preço e utilizamos o dinheiro para pagar..
Aproveite esse momento e converse também sobre a renda da família.
- Quanto a família recebe por mês e quanto gostaria de receber?
- O que seria preciso para conseguir alcançar esse salário?
- O que poderíamos fazer com tanto dinheiro caso conseguíssemos um salário que a gente considera bem alto??
Como dizia o poeta:
“Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Sonho que se sonha junto é realidade.”
E a busca por essa realidade perpassa pelo conhecimento, por isso estamos convidando a todos vocês para explorarem esse terreno tão fértil que é a EDUCAÇÃO FINANCEIRA!
UAU!!! QUANTA NOVIDADE!!!!
Que tal dar asas a sua criatividade, desenhar e recortar as notas e moedas dos nosso dinheiro e fazer outras composições seguindo os exemplos dados pela professora Alda?
Você pode também utilizar os encartes de supermercados e lojas e fazer de conta que está fazendo compras.
Fazendo isso você estará também aprendendo a compor os números do Sistema de Numeração Decimal….
Mas isso é assunto para o próximo programa, hoje falaremos um pouco mais sobre poupança.
Nos programas passados falamos sobre formas de economizar, de poupar e, umas das formas de economizar é juntar o dinheiro e abrir uma conta poupança em um banco.
Você deve estar se perguntando:
O QUÊ? COMO ASSIM?
PARA IR AO BANCO E DEPOSITAR EM UMA CONTA EU TENHO QUE TER MUITO DINHEIRO?
EU SOU CRIANÇA E CRIANÇA NÃO PODE ABRIR CONTA, ISSO É COISA PARA ADULTO?
AI, AI, AI….
ESSA HISTÓRIA ESTÁ MUITO COMPLICADA!!!
Logo, logo você entenderá tudo!
Para responder a essas e outras perguntas, convidamos uma pessoa muito especial para falar com a gente sobre poupança, o nome dela é Ana Maria.
Ela é gerente de uma agência bancária em Goiânia e nos deu uma explicação bem legal sobre esse tema.
Vamos ouvir?
Profs Protagonistas – Link: https://www.youtube.com/watch?v=RczgX3lSxKI&feature=youtu.be
Viram?!
Criança também pode ter uma conta poupança? Não precisa ter muito dinheiro!
Você pode ir juntando as moedas, no dia do aniversário da poupança ir até a agência onde você abriu sua conta e depositar.
Você deve estar se perguntando novamente:
MAS, PORQUE EU FARIA ISSO?
Porque o futuro começa aqui e agora!
Porque é importante que a gente comece desde cedo a conhecer e valorizar os diversos saberes e vivências culturais e nos apropriar dos conhecimentos e experiências que nos possibilita entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer nossas escolhas alinhadas ao exercício de nossa cidadania e já começar a fazer nossos projetos de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e, principalmente responsabilidade.
Lembra da história de dar asas a sua criatividade?
De pegar lápis, papel, tesoura e confeccionar suas moedinhas e notinhas para brincar e jogar?
Chegou a hora! Vamos lá!!!
Assista o vídeo abaixo e tenha acesso ao conteúdo completo dessa atividade:
Componente | Habilidades |
Matemática | (EF02MA20-C) Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações no contexto da educação financeira. (EF02MA04-B) Compor e decompor números naturais até 1000, utilizando material manipulável, por meio de diversas adições, em contextos diversos como o sistema monetário. |
Ciclo da Infância – Educação Financeira e Empreendedorismo – 2º ano