Hoje preparamos uma atividade para toda a família interagir, se divertir, compartilhar e aprender bastante!!! Chame todos da casa e vamos começar a diversão!!!!
É momento de aprofundarmos um pouco mais nosso estudo sobre o Sistema Monetário Brasileiro e esclarecer algumas dúvidas acerca da conta poupança! Vamos com a gente?!
RELEMBRANDO….
Sistema Monetário é o conjunto de moedas em circulação em um determinado país, no Brasil o dinheiro é chamado de real, com ele compramos os produtos que necessitamos.
Um real, cinquenta centavos, vinte e cinco centavos, dez centavos e cinco centavos são oficialmente as moedas usadas no Brasil e compõem o Sistema Monetário Brasileiro, e as cédulas são: dois reais, cinco reais, dez reais, vinte reais, cinquenta reais e cem reais.
Mas como podemos agrupar esses valores? A Professora Alda Martins vai nos responder.
Dinheiro é assunto de criança também!
Comece a observar, a manipular as cédulas, as moedas e, aos poucos você vai se familiarizando com o dinheiro.
Veja só!
Uma nota de dois reais tem o mesmo valor que duas moedas de um real, quatro moedas de cinquenta centavos ou oito moedas de vinte e cinco centavos.
Outro exemplo é a nota de vinte reais, que pode ser trocada por:
- duas notas de dez reais
- quatro notas de cinco reais
- dez notas de dois reais
- vinte moedas de um real
- quarenta moedas de cinquenta centavos
- ointenta moedas de vinte e cinco centavmos
- ou ainda duzentas, isso mesmo DUZENTAS MOEDAS de dez centavmos.
Muito legal mesmo!!
Convide alguém que mora com você e converse sobre os preços dos alimentos, dos calçados, das roupas, da conta de luz, de água, da passagem do ônibus, converse até sobre o valor do botijão de gás…
É, isso mesmo, tudo que usamos em nossa casa tem um preço e utilizamos o dinheiro para pagar..
Aproveite esse momento e converse também sobre a renda da família.
- Quanto a família recebe por mês e quanto gostaria de receber?
- O que seria preciso para conseguir alcançar esse salário?
- O que poderíamos fazer com tanto dinheiro caso conseguíssemos um salário que a gente considera bem alto??
Como dizia o poeta:
“Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Sonho que se sonha junto é realidade.”
E a busca por essa realidade perpassa pelo conhecimento, por isso estamos convidando a todos vocês para explorarem esse terreno tão fértil que é a EDUCAÇÃO FINANCEIRA!
UAU!!! QUANTA NOVIDADE!!!!
Que tal dar asas a sua criatividade, desenhar e recortar as notas e moedas dos nosso dinheiro e fazer outras composições seguindo os exemplos dados pela professora Alda?
Você pode também utilizar os encartes de supermercados e lojas e fazer de conta que está fazendo compras.
Fazendo isso você estará também aprendendo a compor os números do Sistema de Numeração Decimal….
Mas isso é assunto para o próximo programa, hoje falaremos um pouco mais sobre poupança.
Nos programas passados falamos sobre formas de economizar, de poupar e, umas das formas de economizar é juntar o dinheiro e abrir uma conta poupança em um banco.
Você deve estar se perguntando:
O QUÊ? COMO ASSIM?
PARA IR AO BANCO E DEPOSITAR EM UMA CONTA EU TENHO QUE TER MUITO DINHEIRO?
EU SOU CRIANÇA E CRIANÇA NÃO PODE ABRIR CONTA, ISSO É COISA PARA ADULTO?
AI, AI, AI….
ESSA HISTÓRIA ESTÁ MUITO COMPLICADA!!!
Logo, logo você entenderá tudo!
Para responder a essas e outras perguntas, convidamos uma pessoa muito especial para falar com a gente sobre poupança, o nome dela é Ana Maria.
Ela é gerente de uma agência bancária em Goiânia e nos deu uma explicação bem legal sobre esse tema.
Vamos ouvir?
Viram?!
Criança também pode ter uma conta poupança? Não precisa ter muito dinheiro!
Você pode ir juntando as moedas, no dia do aniversário da poupança ir até a agência onde você abriu sua conta e depositar.
Você deve estar se perguntando novamente:
MAS, PORQUE EU FARIA ISSO?
Porque o futuro começa aqui e agora!
Porque é importante que a gente comece desde cedo a conhecer e valorizar os diversos saberes e vivências culturais e nos apropriar dos conhecimentos e experiências que nos possibilita entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer nossas escolhas alinhadas ao exercício de nossa cidadania e já começar a fazer nossos projetos de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e, principalmente responsabilidade.
Lembra da história de dar asas a sua criatividade?
De pegar lápis, papel, tesoura e confeccionar suas moedinhas e notinhas para brincar e jogar?
Chegou a hora! Vamos lá!!!
Assista o vídeo abaixo e tenha acesso ao conteúdo completo dessa atividade:
Componente | Habilidades |
Matemática | (EF02MA20-C) Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações no contexto da educação financeira. (EF02MA04-B) Compor e decompor números naturais até 1000, utilizando material manipulável, por meio de diversas adições, em contextos diversos como o sistema monetário. |
Ciclo da Infância – Educação Financeira e Empreendedorismo – 2º ano