You are currently viewing Conhecendo e criando textos

Conhecendo e criando textos

Olá pessoal! Como vocês estão?
Essa noite que passou, quando eu fui dormir, senti que estava com saudades dos meus amigos.
O que vocês fazem quando sentem saudades de alguém?
Sabe o que eu gosto de fazer? Eu gosto de lembrar momentos em que passamos juntos!
E já que estamos falando de amigos, eu lembrei de um vídeo de uma turma de amigos!
Essa é uma turma que adora uma biblioteca. Só fico imaginando o que eles aprontam por lá!
Nesse vídeo eles encontram um baú misterioso. Será que terão coragem de abrir?
E aí, vamos conferir o que essa turminha vai aprontar?
Entra vídeo Bons amigos: tipologia textual/criação textual

http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/interaja/multiclube/6a8/videos-irados/11172-bons-


E aí, você gostou do poema que a Jéssica leu? Ele foi escrito pela Roseana Murray, uma escritora que já escreveu diversos poemas para crianças.
Tive uma ideia! Que tal vocês escreverem um texto também?
Imagino que estejam com saudades dos amigos, então, que tal escrever um bilhete para eles?
Conte como você está se sentindo e o que tem feito nesses dias em casa. Depois, é só enviar!
Você pode enviar essa mensagem por e-mail, por mensagem de texto, com a ajuda de um adulto ou guardar e entregar pessoalmente quando puderem se encontrar!
Também existem outros tipos de texto que você pode produzir e entregar para alguém querido.
Quem sabe um poema? Ou talvez criar uma história?
Agora, vamos ver dois vídeos da turma do Vila Sésamo. Um sobre os poemas e outro sobre a criação de histórias!
Prontos?

“Vila Sésamo – Poema” – Canal: TV Cultura – Link: https://www.youtube.com/watch?v=S6OnqoPdLRc

“Vamos Brincar de Histórias?” – Canal:
Vila Sésamo – Link: https://www.youtube.com/watch?v=45NGjFBRSjs&list=PLIkaIuuyIt7C5vNhLJTs88j9MTL20Pxuk&index=2

E então? Gostaram dos vídeos?
Lembram do primeiro verso que o Garibaldo e a Bel criaram para o poema?
Quais as palavras que rimavam?
Esquisita com bonita! As duas terminam com ITA!
E sobre as histórias?
Vocês já repararam que nas brincadeiras a gente inventa uma porção de histórias?
Aposto que você já inventou muitas histórias no meio das brincadeiras, não é mesmo?
Falando em brincadeiras, você já pensou que podemos fazer bonecos de papelão? Não?
Então, fique de olho que vamos aprender um jeito muito bacana de confeccionar bonecos!

“OFICINA 283 BONECO” – Canal: Mundo da Leitura – Link: https://www.youtube.com/watch?v=R-1cO8UQrFM

Nossa, como eu estou animada para fazer o meu boneco!
Você conseguiu anotar todos os materiais?
Você vai precisar de:
3 pratinhos de festa
2 rolinhos de papel higiênico
2 rolinhos de alumínio

1 caixa de meia-dúzia de ovos
1 tampinha de garrafa pet
1 prendedor de metal para pasta martelo, prego, tesoura, agulha, barbante, fita, canetinhas, tinta guache e pincéis.
Ufa!
Só não se esqueçam de pedir ajuda para um adulto em casa para mexer no martelo e no prego!
Ao falar sobre brincadeiras e eu lembrei de novo dos meus amigos.
Você já ouviu a expressão Amigo do peito?
É que quando a gente tem um grande amigo, é como se ele morasse no nosso coração!
Você tem um amigo assim?
Ai, que saudade que me dá!

“Amigos do Peito | ZiS” – Canal – Zis é o Canal – Link: https://www.youtube.com/watch?v=FY_FTl5ghPM&list=PLpS-jY4fB7cVImRWNq3lx4V9Fh6Zq16CO

Por hoje é só pessoal!
Um beijo e até a próxima!


Atividade

Imagino que estejam com saudades dos amigos, então que tal escrever um bilhete para eles? Conte como você está se sentindo e o que tem feito nesses dias em casa. Daí, depois, é só enviar.
Ah! Mas se não pode sair de casa, o que fazer? Já sei! Você pode enviar essa mensagem por e-mail, por mensagem de texto, com a ajuda dos seus pais ou ainda guardar e entregar pessoalmente quando puderem se encontrar!


Componente CurricularLíngua Portuguesa
Habilidades(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
(EF15LP08) Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.

Parceria da Fundação Lemann – Programa Vamos Aprender


Assista ao programa na íntegra abaixo!