You are currently viewing Geografia – Conhecendo as Regiões Brasileiras
Brazil Business

Geografia – Conhecendo as Regiões Brasileiras

Olá! Você sabia que o Brasil é um país com enorme extensão territorial: apresenta área de 8.514.876 km², sendo seu território dividido em Regiões. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o órgão responsável pela divisão regional do território brasileiro. Para reunir estados em uma mesma região são utilizados critérios como semelhanças nos aspectos físicos, humanos, culturais, sociais e econômicos. Muitas divisões regionais do território brasileiro já foram estabelecidas ao longo da história, atualmente está em vigor a divisão estabelecida no ano de 1970, que é composta por cinco Regiões: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste.

Para saber mais sobre a Divisão Regional do Brasil, desenvolva as atividades a seguir:

1º) Para se inteirar mais sobre a Divisão Regional do Brasil, faça a leitura minuciosa no site:

2º) Acesse o site: Faça a leitura e aprenda mais sobre as Regiões Brasileiras.

Agora: escreva em seu caderno o nome dos estados que compõem cada Região Brasileira (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul).

Saiba Mais | Referências:

Objeto de ConhecimentoDivisão Regional do BrasilRegionalização do Brasil
Habilidades(GO-EF04GE13) Compreender a importância e os diferentes critérios de regionalizar o Brasil e o estado de Goiás, considerando os aspectos políticos, econômicos, sociais, culturais e físico-naturais.  (EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada umadelas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.

Proponentes/ Professores:Nilda Peixoto Fleury de Almeida
Instituição Educacional:Escola Municipal João Braz
CRE:Maria Helena Batista Bretas

Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma D – 4º Ano – Experiências e Curiosidades