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Geografia – Conceituar Região

Olá! Você sabe o que é Região e divisão regional? Esse será o assunto dessa aula, onde você descobrirá quais elementos geográficos formam uma região e saberá como ela pode ser delimitada. Você também descobrirá se é possível realizar regionalizações em uma mesma área, e como o conhecimento do estudo de região é aplicada nas análises geográficas.

Falaremos também do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), órgão do governo Federal responsável pela atual divisão regional do Brasil, e de todas as outras que foram elaboradas ao longo dos anos, o que nos ajudará a compreender que a divisão regional não é única, e que pode sofrer alterações ao longo do tempo. Tipo de vegetação, clima, relevo, cultura, culinária, música, por exemplo, podem ser aspectos para se fazer um divisão por região, seja ela, num país, estado, município e até mesmo mundial.

Ahh e ao estudarmos as regiões brasileiras é possível, além do conhecimento sobre cada uma, também se familiarizar com diferentes culturas que o país possui, diminuindo a xenofobia, que é o preconceito por pessoas de outros estados, com hábitos e costumes diferentes dos nossos.

E aí, ficou interessado? Então, vamos !!!!

Faça a consulta do mapa do Brasil com as divisões de regiões segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) neste link.

Nesse mapa, você será capaz de identificar ao olhar na legenda e as cores do mapa as cinco regiões brasileiras estabelecidas pelo IBGE, observando os principais estados de cada região, bem como identificando a localização do seu estado no mapa.

Consulte também o seguinte vídeo, disponível no Youtube – Mapa do Brasil completo e suas regiões – Para crianças – vídeo educativo:

De forma bem divertida e aplicada, você verá a divisão da imagem interior, conseguindo fazer relações com a localização de cada região dentro do território do Brasil.

Para complemento e compreensão do estudo de região, realize a leitura do material de apoio disponibilizados em meios digitais, bem como, impressos pela escola, se for necessário. Você responderá em seu caderno as questões que seguem após o texto. Lembre-se que, é preciso colocar o cabeçalho, com nome da escola, data, nome, turma. Exemplo:

Escola Municipal ….

Goiânia, ____ de ______ de 2020.

Aluno (a): ________ Turma: G__

Professor: Disciplina: Geografia

Cabeçalho feito, copie as questões no caderno e em seguida as responda. Consulte o texto e tire dúvidas com que estiver te auxiliando na atividade.

Exercícios

1. Segundo o IBGE, nosso país é dividido em quantas regiões atualmente? Quais são elas?

2. Em qual região você mora? Quais as características dessa região?

3. Para que o Brasil fosse dividido em 5 regiões, houve várias divisões ao longo da história. Marque a alternativa que mostra a 1ª divisão das terras brasileiras.

(a) Aconteceu a 1ª divisão em 1940.

(b) Aconteceu a 1ª divisão em 1960.

(c) Aconteceu com as capitanias hereditárias, no início da colonização.

(d) Aconteceu recentemente.

4. Relacione corretamente:

( 1 ) Região Centro-Oeste

( 2 ) Região Norte

( 3 ) Região Sudeste

( 4 ) Região Nordeste

( ) 09 Estados

( ) 04 Estados

( ) 07 Estados

( ) 03 Estados

5. Observe as siglas de alguns estados brasileiros e pinte de amarelo apenas aqueles que fazem parte da região onde você mora:

AMMTGOESSE
SPPAMSCERS
ALMGRRRJTO

Saiba Mais | Referências:

Divisão Regional do Brasil. 2017. Disponível em:


bjeto de ConhecimentoIdeias e concepções sobre a formação territorial.
As paisagens e a formação territorial do Brasil.
Habilidades Identificar o imaginário/conhecimento que os estudantes possuem acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.
Proponentes/ Professores:Ruan Pinheiro do Nascimento Faria
Instituição Educacional:Escola Municipal Bernardo Élis
CREBrasil Di Ramos Caiado

Ciclo da Adolescência – Turma G (7º ano) – Ed. Ambiental e Saúde