Oi crianças, tudo bem? Com nossos estudos sobre os seres vivos, eu fiquei curiosa sobre “ como são as plantas?”. Você já teve a mesma curiosidade? Vamos descobrir comigo?
Você tem plantas na sua casa? Na sua rua ou em algum lugar que você frequenta, como em sua rua, praças ou casa de alguém da sua família? Você já observou parou para observá-las?
Atividade 1:
Convide alguém da sua família (pai, mãe, irmãos, avós ou tios) para observar algumas plantas próximo a você. A observação é uma etapa muito importante quando desejamos conhecer alguma coisa. Observe atentamente onde as planta estão no ambiente e as partes que você consegue identificar.
Atividade 2:
Agora, faça um desenho das plantas que você observou e convide seu familiar para também realizar o desenho. Lembre-se de cada característica dela, o que ela mais te chamou atenção. Após concluir, conversem sobre os desenhos ,as semelhanças e / ou diferenças entre eles.
Eu conheço uma menina chamada Mika e ela teve uma grande experiência ao ajudar o seu avô com as plantas. Vamos ver?
O que você achou da experiência da Mika ?A Mika realizou uma GERMINAÇÃO, ou seja, o processo inicial de desenvolvimento de uma semente. Com a germinação, a semente transformou em uma muda, que ao ser plantada na terra, virou um pé de feijão. Nesse processo a Mika foi conhecendo as partes das plantas, você conseguiu identifica-las?
Atividade 3:
Escreva em seu caderno as partes das plantas que você conseguiu identificar na planta da Mika.
Venha comigo descobrir se você conseguiu observar todas as partes das
plantas!
O avô de Mika, tinha plantado vários tipos de plantas. Você sabe quem plantou as plantas que você observou? E você já plantou alguma planta? Você sabe porque o feijão da Mika germinou quando ficou próximo as plantas de seu avô?
Vamos descobrir?
Atividade 4
Germinando Feijões
Material:
Algodão, papel-alumínio, 16sementes de feijão, 4 potes ou copos pequenos de plástico não transparente, limpos e secos (se preciso, encape os copos para que não haja entrada de luz pelas laterais).
Como fazer:
1. Numere os potes de 1 a 4.
2. Coloque algodão no fundo dos quatro potes.
3. Em cada pote, sobre o algodão, coloque quatro feijões.
4. Molhe algodão do pote 1, sem encharcar.
5. Molhe o algodão do pote2, sem encharcar. Depois, cubra com Papel-alumínio e fixe bem.
6. Não molhe o algodão do pote 3.
7. Não molhe o algodão do pote 4. Depois cubra com papel-alumínio e fixe bem.
8. Deixe todos os potes no mesmo local durante seis dias.
Observações
1. Após seis dias, retire o papel-alumínio e observe o que aconteceu em cada um dos quatro potes.
2. Em seu caderno faça anotações sobre suas observações.
3. Responda em seu caderno:
a). Algum feijão germinou? Se sim, qual?
b). Do que necessitam as sementes para germinar?
Ao final do seu projeto você vai descobrir porque a Mika levou seu feijão para perto da plantação do avô. Não nos deixe curiosos, tire foto do seu projeto, após os 6 dias, compartilhe e nos conte se conseguiu plantar seu pé de feijão!
Saiba Mais| Referências:
Objeto de Conhecimento | Plantas: Água, luz, ar e solo para as plantas Partes das plantas |
Habilidades | (EF02CI05)Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral. (EF02CI06-A)Identificar as principais partes de uma planta, raiz, caule, folhas, flores e frutos, descrevendo a função desempenhada por elas. |
Proponentes/ Professores: | Júlia Cristine Nascimento Costa |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Lions Clube Bandeirantes |
CRE: | Brasil di Ramos Caiado |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância –Turma B – 2º ano – Educação Ambiental e Saúde.