You are currently viewing COMO MARCAR O TEMPO?

COMO MARCAR O TEMPO?

Olá, estudante! Esta aula foi veiculada na TV no dia 12/10, segunda-feira, contemplando o eixo Educação Financeira e Empreendedorismo. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir à videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?


Como podemos marcar o tempo? Esse será o tema de nossa conversa de hoje! Vamos lá?

Há quanto tempo já estamos em casa nessa quarentena?

Quanto tempo será que falta para tudo se resolver?

Como estamos aproveitando o nosso tempo?

Está passando rápido ou devagar?

São tantas perguntas, né?  

E por falar em tempo, você sabe como podemos marcar o tempo?

Vamos pensar juntos…   

Podemos marcar os dias, os meses e os anos usando um calendário ou uma agenda  

Também podemos marcar o tempo pelas horas, usando o relógio, Você sabe ver as horas no relógio? 

O Bruno e sua irmã Luísa, da série Adoro problemas!, encontraram um álbum cheio de fotografia de sua família e a partir delas conversaram sobre todas essas formas de marcar o tempo. Descobriram quanto tempo falta para chegar o próximo aniversário do Bruno, da Luisa, do pai deles e muitas outras curiosidades bastante interessantes, vamos descobrir também?  


“Adoro Problemas! O tempo não para. Medidas de tempo.” – Canal: MultiRio – Link: http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/assista/tv/1276-o-tempo-n%C3%A3o-para

Nossa, quantas coisas novas o Bruno aprendeu com a sua irmã, não é verdade?

O que vocês acharam mais interessante?

O que já sabiam?

O que aprenderam com essa turminha?  

O ano de 2020, esse que estamos, é o tal ano bissexto que eles falaram?

Você sabia disso?

Se 2020 é ano bissexto, quando será o próximo ano bissexto?

Vocês lembram de quanto em quanto tempo acontece esse ano bissexto?……..

Isso mesmo, de 4 em 4 anos, então o próximos será em…… muito bem, em 2024!!!

Em 2024 você estará com quantos anos?

Se 2024 fosse hoje, no mês de setembro, você teria quantos anos?  

Essa conta foi fácil não é verdade? Que tal um desafio maior? 

Você sabe quantos anos você tem, né?

Então, como você pode descobrir a diferença de idade entre você e a sua avó, mãe, irmão ou algum outro adulto ou criança que você conhece? 

Para te ajudar nessa conta, vamos assistir a um vídeo que explica a relação entre a subtração e a adição?


“Relação entre adição e subtração” – Canal: Khan Academy – Link: https://pt.khanacademy.org/math/early-math/cc-early-math-add-sub-basics/cc-early-math-add-subtract-10/v/relating-addition-and-subtraction

  

Essa aula te ajudou a descobrir a diferença de idade entre você e algum adulto ou criança que você conhece? 

Que tal tentar resolver esse desafio?

Para terminar o dia de hoje lembrei de um trava-línguas sobre o tempo, o bom dos trava-línguas é conseguir falar ele bem rápido e não deixar língua travar, vamos tentar? Primeiro vou falar bem devagar: 

“O tempo perguntou pro tempo qual é o tempo que o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo que não tem tempo pra dizer pro tempo que o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem.”  

Conseguiram? 

Agora, vamos tentar mais rápido! 

“O tempo perguntou pro tempo qual é o tempo que o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo que não tem tempo pra dizer pro tempo que o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem.”  

Para terminar nosso encontro de hoje, que tal ver um grupo brasileiro de percussão corporal?

Se prepare para tentar seguir o som com eles!!

Quero ver se consegue fazer algum som com seu corpo!  


“Cadeirada – Barbatuques | Indivíduo Corpo Coletivo” – Canal: barbatuques – Link: https://www.youtube.com/watch?v=ljfvWmlPrGo

ComponenteHabilidades
Matemática(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado
(EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.  
(EF04MA05) Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.  
(EF04MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração.

Ensino Fundamental  – Ciclo da infância – Educação Financeira e Empreendedorismo – 4º ano


Assista o vídeo abaixo e tenha acesso ao conteúdo completo dessa atividade

https://player.vimeo.com/external/427465047.hd.mp4?s=703c7c7eeaf103ed168faaf79e4a20662498a462&profile_id=175