You are currently viewing História – Como é feita a divisão do trabalho realizado pelos indígenas

História – Como é feita a divisão do trabalho realizado pelos indígenas

Olá, tudo bem? Espero que esteja muito bem! Na última aula você aprendeu um pouco mais sobre os tipos de trabalho realizados pelos índios nas aldeias, como é feita essa divisão de tarefas e também conheceu um pouco a organização do trabalho europeu, que é bem parecida com a organização que temos hoje. Nessa aula você vai estudar sobre os povos nômades e sedentários que foram pertencentes principalmente ao período pré-histórico e que viviam de forma muito diferente um do outro.

Para iniciar a aula de hoje, assista ao vídeo que se encontra no link abaixo, depois leia o texto e responda o que se pede.

Nomadismo

‘’O nomadismo foi a primeira forma de sobrevivência da humanidade, mas que durou milhares de anos e não deixou de existir com o início da agricultura. Os primeiros humanos surgiram em um ponto do continente africano, e, a partir dali, espalharam-se pelo globo. Mesmo a vida nômade passou por alterações significativas: inicialmente migravam com maior frequência em busca de água e comida. Com o desenvolvimento de técnicas e artefatos passaram a conseguir permanecer por mais tempo em uma determinada localidade e após cessarem-se os recursos, migravam novamente.’’

Agora que você já assistiu ao vídeo, leu o texto e sabe como viviam os povos nômades, em seu caderno, faça o cabeçalho, copie e responda:

  1. De que se alimentavam os povos nômades?
  2. Como são chamadas as pinturas feitas nas paredes das cavernas?
  3. Como eram o modo de vida dos povos nômades? Eles permaneciam por muito tempo em um só lugar?

Proponentes – ProfessoresAuta Maria da Cruz Justo
Instituição EducacionalEscola Municipal Nossa Senhora da Terra
CREBrasil di Ramos Caiado
Referências – Texto elaborado com fins pedagógicosYouTube. Quem os povos nômades e sedentários eram? (3m35s) Canal Lousa Digital. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UVqQtRhUaHY&feature=youtu.be Acesso em 09/02/2021) Infoescola – Nomadismo. Disponível em: https://www.infoescola.com/historia/nomadismo/. Acesso em 09/02/2021