You are currently viewing GEOGRAFIA – COMO A ÁGUA VIRA CHUVA?

GEOGRAFIA – COMO A ÁGUA VIRA CHUVA?

Olá, estudante!
Esta aula foi veiculada na TV no dia 22/09, terça-feira, contemplando o eixo Educação Ambiental e Saúde. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando link na parte inferior da tela.

Nessa atividade você vai conhecer as características relacionadas aos ritmos da natureza do nosso lugar de vivência. Ao final dessa proposta você será capaz de responder a seguinte questão norteadora: Como a água vira chuva?

Como a água vira chuva?
Vamos descobrir a resposta?

Questão 1
Quais mudanças atmosféricas podemos identificar ao observar as imagens (A e B)?

Questão 2
a) Em qual imagem há a possibilidade de estar fazendo calor? Por quê?
b) Em qual imagem há a possibilidade de estar fazendo frio? Por quê?
c) É possível dizer que haverá chuva na Imagem B? Por quê?
d) É possível realizar as mesmas atividades (da nossa rotina) levando em consideração o estado da atmosfera na imagem A e na Imagem B?
e) Qual lugar você escolheria para brincar? Imagem A ou Imagem B? Por quê?
g) Em Goiânia há mais dias com sol ou dias com chuva?

Mas afinal, o que é atmosfera?
A atmosfera (também chamada de ar) é a camada de gás que envolve a Terra. Outros planetas e alguns dos maiores satélites também têm atmosfera. (Definição: Escola Britannica – https://tinyurl.com/y3bkgewg )

Diante de tantas reflexões existe uma que é muito importante: você já se perguntou como a água vira chuva?
A água que a gente bebe, usa para tomar banho, lavar roupa é a mesma água que cai do céu?
Vamos descobrir juntos com a Luna?

Assista agora ao episódio: como a água vira chuva – Show da Luna

Como a Água Vira Chuva – O Show da Luna!

Como pudemos ver com o Show da Luna, a energia do sol é muito importante para o processo de mudança no estado da água. Por conta dessa energia solar a temperatura da água aumenta (a água absorve essa energia) a ponto dela se transformar em vapor, que vai para o ar. Os lagos, os rios e os oceanos contribuem bastante para o processo que chamamos de EVAPORAÇÃO.

E como esse ar rico em vapor d’água volta em forma líquida?
Isso acontece por conta da altitude, ou seja, quanto mais alto esse ar se encontrar na atmosfera, mais baixa será a sua temperatura. Sendo assim, a medida que a temperatura vai esfriando, o vapor de água vai se transformando em estado líquido, formando pequenas gotículas que compõem as nuvens e que por sua vez formará as chuvas.
Veja o esquema simplificado da formação das chuvas:

Esquema simplificado da formação das chuvas. Fonte da imagem base: Pixabay. Criação NEC. Adaptado para fins pedagógicos.

Agora você consegue responder: como a água vira chuva? Registre em seu caderno

Você prefere dias de sol ou dias de chuva? converse com sua família e escreva em seu caderno:

Habilidades(EF01GE10) Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.).
Objetos do ConhecimentoIdentificar a chuva, o vento e o calor como elementos que fazem parte de nossa rotina.
Componente Curricular:Geografia

Assista ao programa Conexão Escola – Eixo Educação Ambiental e Saúde – Como a água vira chuva? Bloco 1

Ciclo da Água – Educação Ambiental – Ciclo da Infância