You are currently viewing COMER, COMER, COMER, COMER… É O MELHOR PARA PODER CRESCER!

COMER, COMER, COMER, COMER… É O MELHOR PARA PODER CRESCER!

Olá! Você já ouviu falar que somos o que comemos? Foi Hipócrates (460-377 a.C.), o grande estudioso grego considerado o pai da Medicina que disse: “Que o teu remédio seja o teu alimento, e que o teu alimento seja o teu remédio”. O seu corpo está em pleno desenvolvimento e necessita dos nutrientes essenciais, que ajudam a crescer e obter energia. Você conhece quais nutrientes consome na sua alimentação e sabe mesmo como se alimentar de forma saudável? Vamos aprender um pouco mais sobre esse assunto? Vai ser uma delícia!

ATIVIDADE 1

 Você vai conhecer a classificação dos alimentos de acordo com as funções que desempenham no organismo: energéticos (ricos em carboidratos e gorduras), construtores (ricos em proteínas) e reguladores (ricos em vitaminas e sais minerais). Clique no link abaixo e conheça sobre os tipos de alimentos e suas funções no nosso organismo:

Depois da leitura, registre no caderno 3 exemplos de alimentos que pertencem a cada grupo alimentar. Exemplo: Energéticos – chocolate/ Construtores – bife/ Reguladores – maçã.

ATIVIDADE 2

Ter uma alimentação equilibrada é importante para uma vida saudável. A pirâmide de alimentos é um instrumento que serve para a orientação das porções adequadas que devemos consumir.

Conheça duas propostas de pirâmides, uma desenvolvida pela pesquisadora Sonia T. Philippi (1999) e a nova versão proposta pela Universidade de Harvard. Observe as diferenças entre elas:

Fonte da imagem: http://clinicapinotti.com.br/a-piramide-dos-alimentos/

Fonte da imagem: https://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/16847-conheca-a-piramide-alimentar-deharvard?utm_source=news_mv&utm_medium=ciclos&utm_campaign=dieta

Agora é você quem vai construir uma pirâmide de alimentos! Faça o esquema no caderno com as divisões dos grupos alimentares, e cole ou desenhe imagens desses alimentos dentro da pirâmide mais atual (Harvard). Caso tenha dúvidas na confecção, veja o exemplo no vídeo a seguir:



Aproveite esta atividade para trazer novos hábitos para sua alimentação! Bon appetit e até a próxima!


Saiba Mais | Referências:Sabe o que é um alimento ultraprocessado? Clique e descubra:https://www.youtube.com/watch?v=36F0fwY3VCk- Comida Que Alimenta: https://www.youtube.com/watch?v=z6xAkNPV3QI- Quer conhecer curiosidades sobre comidas estranhas? Não deixe de assistir ao vídeo “Minuto da Terra explica: COMIDA!”:https://www.youtube.com/watch?v=_d4Q123fYXA- Alimente bem os dinossauros no jogo “Comilo-Saurus”:Divirta-se:https://www.ludoeducativo.com.br/pt/play/comilo-saurus?tag=educacaoalimentar-saude- Receitas para preparar com a Turminha em casa (Turma da Mônica):https://rdstationstatic.s3.amazonaws.com/cms/files/36111/1588774881Receitas_Em_Casa.pdf
Objeto de ConhecimentoNutrição do organismo: Alimentação e nutrição- Papéis dos nutrientes no organismo
Habilidades(EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo.
Proponentes/ Professores:Camilla de Melo Alves
Instituição Educacional:Escola Municipal de Tempo Integral Mônica de Castro Carneiro
CRE:Central