You are currently viewing Classificação dos animais

Classificação dos animais

Olá, estudante!
Esta aula foi veiculada na TV no dia 10/11, terça-feira, contemplando o eixo Educação Ambiental e Saúde. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela.

Você já ouviu falar do sistema de classificação dos animais? Nessa proposta vamos identificar o funcionamento desse sistema e conhecer Carlos Lineu, seu idealizador.


O sistema de classificação científica dos animais e plantas e o sistema para dar nome a todos os seres vivos foi criado por Carlos Lineu, também conhecido como Carl von Linné, Carl Linnaeus e Carolus Linnaeus, um naturalista sueco considerado como um dos mais importantes botânicos da história.

Lineu, Carlos. 1 fot., color. In Britannica Escola. Web, 2020. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/Carlos-Lineu/632188/recursos/246189>. Acesso em: 14 de outubro de 2020. 

Em Systema Naturae, Lineu apresentou um sistema de classificação em três reinos naturais: rochas, plantas e animais. Cada reino era subdividido em classes, ordens, gêneros, espécies e variedades. Esse sistema é usado até hoje na biologia, embora tenha sido revisado ao longo dos anos.

Em Genera Plantarum, Lineu criou um sistema que classifica as plantas de acordo com suas formas e estruturas. A realização mais duradoura de Lineu foi a criação da nomenclatura binominal, ou seja, de dois nomes. Nesse sistema, cada ser vivo recebe um nome formado por duas palavras do latim. A primeira palavra é o gênero ao qual o ser pertence. A segunda palavra é a espécie específica dentro daquele gênero. Por exemplo, a espécie humana é conhecida como Homo sapiens. 

Carlos Lineu. In Britannica Escola. Web, 2020. Disponível em <https://escola.britannica.com.br/artigo/Carlos-Lineu/632188>. Acesso em: 14 de outubro de 2020.

Vamos aprender mais sobre o sistema de classificação dos animais? 

Assista a videoaula da professora Rafaela Lima, do Canal Mais Ciências e, em seguida, desenvolva as atividades

Classificação dos Seres vivos – Professora Rafaela Lima – Canal Mais Ciências

ATIVIDADE

Questão 1
Explique a importância do sistema de classificação dos animais

Questão 2
Explique como é feita a organização desse sistema e aponte qual a regra de nomenclatura:

Questão 3
A sigla RefiCOfage foi criada com qual objetivo? O que ela significa?


Assista ao programa Conexão Escola – Eixo Educação Ambiental e Saúde – Sistema de Classificação dos Animais  – Bloco 2 

Classificação dos seres vivos – Ens. Fund. – Ed. Ambiental e Saúde – A. Finais – Bl 2 – 10 NOV 2020
Referências:Carlos Lineu. In Britannica Escola. Web, 2020. Disponível em:<https://escola.britannica.com.br/artigo/Carlos-Lineu/632188>. Acesso em: 14 de outubro de 2020.
Habilidades
(GO-EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros e compará-loscom outros ecossistemas globais quanto à paisagem, à quantidade de água, aotipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionandoessas características à flora e fauna específicas.
Objetos do ConhecimentoDiversidade de ecossistemas
Componente Curricular:Ciências