Olá, estudante!
Esta aula foi veiculada na TV no dia 10/11, terça-feira, contemplando o eixo Educação Ambiental e Saúde. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela.
Você já ouviu falar do sistema de classificação dos animais? Nessa proposta vamos identificar o funcionamento desse sistema e conhecer Carlos Lineu, seu idealizador.
O sistema de classificação científica dos animais e plantas e o sistema para dar nome a todos os seres vivos foi criado por Carlos Lineu, também conhecido como Carl von Linné, Carl Linnaeus e Carolus Linnaeus, um naturalista sueco considerado como um dos mais importantes botânicos da história.
Em Systema Naturae, Lineu apresentou um sistema de classificação em três reinos naturais: rochas, plantas e animais. Cada reino era subdividido em classes, ordens, gêneros, espécies e variedades. Esse sistema é usado até hoje na biologia, embora tenha sido revisado ao longo dos anos.
Em Genera Plantarum, Lineu criou um sistema que classifica as plantas de acordo com suas formas e estruturas. A realização mais duradoura de Lineu foi a criação da nomenclatura binominal, ou seja, de dois nomes. Nesse sistema, cada ser vivo recebe um nome formado por duas palavras do latim. A primeira palavra é o gênero ao qual o ser pertence. A segunda palavra é a espécie específica dentro daquele gênero. Por exemplo, a espécie humana é conhecida como Homo sapiens.
Carlos Lineu. In Britannica Escola. Web, 2020. Disponível em <https://escola.britannica.com.br/artigo/Carlos-Lineu/632188>. Acesso em: 14 de outubro de 2020.
Vamos aprender mais sobre o sistema de classificação dos animais?
Assista a videoaula da professora Rafaela Lima, do Canal Mais Ciências e, em seguida, desenvolva as atividades
ATIVIDADE
Questão 1
Explique a importância do sistema de classificação dos animais
Questão 2
Explique como é feita a organização desse sistema e aponte qual a regra de nomenclatura:
Questão 3
A sigla RefiCOfage foi criada com qual objetivo? O que ela significa?
Assista ao programa Conexão Escola – Eixo Educação Ambiental e Saúde – Sistema de Classificação dos Animais – Bloco 2
Referências: | Carlos Lineu. In Britannica Escola. Web, 2020. Disponível em:<https://escola.britannica.com.br/artigo/Carlos-Lineu/632188>. Acesso em: 14 de outubro de 2020. |
Habilidades | (GO-EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros e compará-loscom outros ecossistemas globais quanto à paisagem, à quantidade de água, aotipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionandoessas características à flora e fauna específicas. |
Objetos do Conhecimento | Diversidade de ecossistemas |
Componente Curricular: | Ciências |