You are currently viewing Língua Portuguesa – Cinema: a sétima arte

Língua Portuguesa – Cinema: a sétima arte

A cultura pop hoje está mais presente no dia, e grande parte dessa disseminação é pelo advento do cinema. Nesse programa vamos descobrir um pouco sobre a origem e a história da sétima arte, conhecida assim, por juntar todos os modelos de arte existentes quando surgiu. O cinema fascina, atrai, emociona e ensina. Entre e senta e sinta-se à vontade.

A história do cinema é repleta de erros e acertos.  Nesse processo, muitas pessoas estiveram presentes, participando ativamente dessa arte. Por exemplo, para construir um filme há a equipe que grava, edita, faz pesquisa e constrói roteiro. Eles não aparecem na telinha, mas sem eles não teríamos os programas de TV.

O poema do Dramaturgo alemão Bertold Brecht amplia essa questão:

“Perguntas de um Operário que Lê” (Bertold Brecht)

Quem construiu Tebas, a das sete portas?

Nos livros vem o nome dos reis,

Mas foram os reis que transportaram as pedras?

Babilônia, tantas vezes destruída,

Quem outras tantas a reconstruiu?  Em que casas

Da Lima Dourada moravam seus obreiros?

No dia em que ficou pronta a Muralha da China,

para onde foram os seus pedreiros?

Observe que o trabalho é muito mais do que conseguimos ver, tanto no cinema como na construção civil. Agora, vamos ver uma animação do canal “Enraizando” sobre a história do cinema, assim podemos entender um pouco mais sobre a sétima arte. Roda o vídeo produção.


O Cinema – Enraizando #5 (4’29”) 

O cinema é muito interessante. Você sabia que no início o cinema era mudo? Exatamente. Havia cenas em movimento, mas os personagens não falavam. Para os dias de hoje é até difícil imaginar, porque estamos muito acostumados com o áudio e o vídeo integrados.

Vale ressaltar que os irmãos Lumière (Lumier) contribuíram para apresentação da sétima arte. Eles foram precursores… E devemos muito a eles.

Vamos pensar sobre o cinema hoje? Além de entretenimento, cultura e educação, quantos filmes temos hoje com caráter educativo? Uma infinidade. No entanto, apesar de haver vários filmes educativos, nós geralmente conhecemos mais os efeitos especiais. É sempre bom conhecer mais!

Agora, vamos ver um vídeo de um garoto igual a vocês, que é louco por filmes. 


História do cinema: EFEITOS ESPECIAIS!! (13’07”) cortar o vídeo em 13’07” 

Muito bom saber um pouco da história dos efeitos especiais e como o cinema vem inventando formas de melhorar o desempenho, adaptando-se à  tecnologia. 

E vale sempre enfatizar que o cinema é uma forma de viajar e conhecer lugares novos e diferentes. Saber várias histórias e culturas distintas.
Isso pode nos lembrar dos livros, mas, no cinema, a história é visual, as imagens estão em pleno movimento.


Mesmo se uma história for baseada em um livro, o filme toma a cara do diretor.

Há vários livros que se tornaram filmes, mas quando vamos ver o filme, ficamos meio decepcionados. Os personagens não se parecem com o que tínhamos imaginado.

– Uma boa sugestão é ler os livros antes de virar filme.


ATIVIDADE:

Que tal agora você fazer sua própria narrativa?


Você será o diretor e poderá utilizar toda sua imaginação.
Pode usar aplicativos gratuitos disponíveis para celular, tenho certeza que sabe sobre esses “apps” muito mais do quem elaborou essa atividade.

Uma sugestão de tema pode ser o Estatuto da Criança e Adolescente, o ECA,  que discutimos na aula passada. Se perdeu o programa, pode ir lá no portal e fazer a lembrança. 

Você pode fazer uma entrevista com seus familiares sobre os Direitos das crianças e adolescentes. Editar e fazer um curta, ou seja, um filme com poucos minutos.

Caso queira pode também adaptar a história de um livro que você gosta muito, pode ser só uma parte. O importante é conseguir gerar um diálogo e se expressar através da sétima arte. 

Seja criativo!


Atenção, estudante!
Esta aula foi veiculada na TV no dia 09/09/2020, quarta-feira, contemplando o eixo Ética e Cidadania. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir à videoaula quando desejar, acessando-a na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?  

BLOCO I

BLOCO II
História
(GO-EF08HI27-B) Problematizar a utilização de estereótipos e preconceitos em relação aos povos africanos e indígenas, suas culturas, saberes, tradições e conhecimentos científicos, como forma de predomínio do conhecimento eurocêntrico.
Língua Portuguesa
(EF69LP45-A) Posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a gêneros como quarta-capa, programa (de teatro, dança, exposição etc.), sinopse etc., para selecionar obras literárias e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, exposições, espetáculos, CD´s, DVD´s etc.).

(EF67LP27) Comparar textos literários com outros textos (literários, cinematográficos, musicais, teatrais, artísticos visuais e midiáticos), analisando as referências explícitas ou implícitas quanto aos temas, às personagens, aos recursos literários e semióticos.
HABILIDADES

Ética e Cidadania – Ensino Fundamental