You are currently viewing Ciências – Vacina

Ciências – Vacina

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Ciências foi veiculada na TV no dia 14 de outubro de 2021. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Olá criança, tudo bem com você? 

A manutenção de nossa saúde e dos nossos amigos e familiares é fundamental, não é mesmo? Por isso, medidas preventivas devem ser tomadas, como a vacinação da população, para que microrganismos que causam doenças diminuam a circulação.

Nessa videoaula veremos que as vacinas reforçam a imunidade, mas também é preciso reforçar hábitos de higiene, como lavar as mãos, e cuidados de distanciamento quando estivermos doentes, para que não haja contaminação.

Vamos  começar?

ATIVIDADE 1

Assista ao vídeo a seguir:

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Nb4Xgx7sRlM&t=36s. Acesso em: 28/08/2021

Agora que você já viu o vídeo, faça uma lista com os hábitos de higiene e os cuidados que podemos tomar para evitar doenças que são transmitidas por microrganismos.

ATIVIDADE 2

Você sabia que o Sistema Único de Saúde, conhecido pela sigla SUS, oferece aos cidadãos brasileiros uma série de vacinas e boa parte delas são produzidas nacionalmente? 

Veja na ilustração a seguir as vacinas que são ofertadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde. 

Disponível em: https://www.unasus.gov.br/noticia/vacinas-devem-ser-tomadas-em-diversas-faixas-etarias. Acesso em: 28/08/2021

Consulte seus familiares ou responsáveis e pergunte quais dessas vacinas você já tomou para garantia de sua imunização. Após a pesquisa faça o registro. 

Se você quiser, também pode consultar o seu Cartão de Vacinação, que é um documento que registra as informações vacinais. 

ATIVIDADE 3

A vacinação é muito importante, pois, por meio dela, o nosso organismo é estimulado a proteger-se de determinadas doenças. Uma vacina somente é aprovada após vários estudos e testes que são conduzidos pelos cientistas. 

Você conhece o Zé Gotinha? Ele é um personagem criado para incentivar as pessoas a se vacinarem e assim elas podem se prevenir de várias doenças.

Ajude o Zé Gotinha nessa missão e elabore uma frase bem criativa, informando a importância da vacinação. 

Foto do Zé Gotinha em fundo branco e com máscara azul
Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/hospital_do_servidor_publico_municipal/noticias. Acesso em: 28/08/2021.
Ciclo da infância e adolescência:

Habilidade estruturante 

(EF04CI08-B) Propor atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças causadas por microrganismos, tais como medidas de higiene, saneamento básico e vacinação, ressaltando as infecções mais comuns em Goiás.

Referências:https://www.youtube.com/watch?v=Nb4Xgx7sRlM&t=36s 

https://www.unasus.gov.br/noticia/vacinas-devem-ser-tomadas-em-diversas-faixas-etarias 

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/hospital_do_servidor_publico_municipal/noticias