You are currently viewing Ciências da Natureza – Saneamento básico

Ciências da Natureza – Saneamento básico

Esta videoaula de Ciências da Natureza foi veiculada na TV no dia 18/08/2021. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade. 

Olá educando, tudo bem com você? 

A nossa saúde e daqueles que convivem conosco é um bem muito importante, não é mesmo? Por isso, medidas preventivas devem ser tomadas, como o tratamento adequado dos resíduos. Quando não há saneamento básico ou coleta, ficamos expostos a microrganismos e animais que podem ser transmissores de doenças. 

Nessa videoaula veremos que o saneamento básico é fundamental para a manutenção de uma sadia qualidade de vida e observaremos que o manejo adequado dos recursos é necessário para a preservação do meio ambiente. 

Vamos lá? Já pegou seu material? Sua participação é fundamental!

ATIVIDADE 1

Observe a imagem a seguir:

Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:EsgotoCeuAbertoValterCampanatoAgenciaBrasil.jpg. Acesso em: 13/06/2021

Agora que você analisou  a imagem, elabore um relato informando quais os riscos à saúde que a falta de saneamento básico pode gerar. 

ATIVIDADE 2

Você sabia que apenas três por cento da água do planeta está disponível para o consumo? Veja a imagem a seguir:

Contaminação Poluição Da Água Lago - Foto gratuita no Pixabay
Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/contamina%C3%A7%C3%A3o-polui%C3%A7%C3%A3o-da-%C3%A1gua-lago-4286704/. Acesso em: 13/06/2021

Como você poderia auxiliar na orientação das pessoas sobre a necessidade de realizar o manejo adequado dos resíduos e evitar a poluição dos rios?
Que tal elaborar um panfleto para comunicar essas ideias a sua  família e amigos? 

DICAS DE COMO ELABORAR UM PANFLETO:

  1. Defina o objetivo do que será divulgado;
  2. Escolha imagens relevantes;
  3. Produza um conteúdo de fácil interpretação e leitura;
  4. Personalize o seu texto com foco no objetivo;
  5. Posicione as imagens sem “poluir” seu material;
  6. Revise a ortografia e conteúdo;
  7. Distribua o seu material.

Observe o exemplo:


Disponível:http://www.portao.rs.gov.br/servico/23/servicos-on-line-meio-ambiente Acesso em:28/05/2021.

Agora é com você! Bom trabalho!

ATIVIDADE 3

As atividades humanas em sociedade produzem resíduos de diferentes tipos, denominados lixo. O aumento da população e do consumo geram cada vez mais volume de produtos que são descartados no meio ambiente.

Quais atitudes você poderia tomar para ajudar o nosso planeta e diminuir a quantidade de resíduos? Pense em uma campanha com a adoção de medidas práticas que poderiam ser aplicadas em sua comunidade. Registre as suas sugestões. 

Habilidade estruturante 

(EF04CI08-B) Propor atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças causadas por microrganismos, tais como medidas de higiene, saneamento básico e vacinação, ressaltando as infecções mais comuns em Goiás.