You are currently viewing Ciências da Natureza- Misturas homogêneas e heterogêneas

Ciências da Natureza- Misturas homogêneas e heterogêneas

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Ciências foi veiculada na TV no dia 18 de Março de 2021 (Quinta-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Fonte: pixabay

Olá crianças! Na aula de hoje você irá ver as misturas do nosso dia a dia. Assista a videoaula abaixo:

Ciências | 4º Ano | Turma D | Ciclo da Infância

Você sabia que a maioria dos materiais que encontramos na natureza ou na sociedade não são substâncias puras?
Elas geralmente são misturas de duas ou mais substâncias.

Um exemplo disso é a água que bebemos. Nos referimos a ela apenas como água, mas ela é uma mistura de vários elementos. Procure um rótulo de água e dê uma olhada. 

Misturas homogêneas

São aquelas que possuem uma aparência uniforme e que apesar de terem vários elementos, vemos apenas um deles. A água que usamos como exemplo é uma mistura homogênea. Outra mistura que pode ser considerada homogênea, é o soro caseiro: 

MD.SAÚDE – APRENDA A FAZER O SORO CASEIRO

Misturas heterogêneas

Já as misturas heterogêneas são aquelas que não possuem uma aparência uniforme – quando é possível visualizar mais de um elemento – mesmo misturando-os. Se misturamos em um copo a água e o óleo, por exemplo, temos uma mistura heterogênea, porque conseguimos ver esses dois elementos na mistura. 

Atividade 1

Você sabia que existe uma receita muito importante que podemos preparar para evitar a desidratação no nosso corpo? Essa receita é uma mistura! Sim, é o soro caseiro! 

Vamos aprender a fazer o soro caseiro e quando terminar, com base na sua observação, diga se é uma mistura homogênea ou uma mistura heterogênea, em seguida, explique sua resposta. Observe o que acontece com o sal e o açúcar quando misturamos essas duas substâncias a água. 

Preparação de soro caseiro: 

1 Copo de água filtrada 
2 colheres rasas de açúcar (colher de sopa – grande)
1 colher de sal (colher de chá – pequena)
Modo de preparo: Misture todos os ingredientes e tome em pequenos goles. 

Atividade 2

Procure um outro rótulo (de outro produto) e informe quantas e quais são as substâncias que ele possui. Essa mistura é homogênea ou heterogênea? Como você chegou a essa conclusão?

Atividade 3

Se for possível, faça os seguintes experimentos: misture  as substâncias descritas abaixo e, em seguida, responda se são homogêneas ou heterogêneas:

  1. Água e isopor 
  2. Água e óleo
  3. Água e sal
  4. Água e areia

Habilidade estruturante (EF04CI01) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.