You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – LIXO: COLETA SELETIVA

CIÊNCIAS DA NATUREZA – LIXO: COLETA SELETIVA

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.


COLETA SELETIVA É MÉTODO QUE OTIMIZA OS PROCESSOS DE DESTINAÇÃO DO LIXO. 

E POR FALAR EM LIXO… VALE A PENA RESSALTAR QUE “LIXO” É UMA PALAVRA GERAL PARA DESIGNAR AS PALAVRAS: “RESÍDUO” E “REJEITO”.

RESÍDUO SÃO OS DESCARTES QUE AINDA TÊM ALGUMA UTILIZAÇÃO POSSÍVEL POR MEIO DA RECICLAGEM OU REUTILIZAÇÃO. 

REJEITO AQUELES QUE JÁ NÃO PODEM SER UTILIZADOS NOVAMENTE.

É JUSTAMENTE A REDUÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DO CONSUMO. 

QUANDO SEPARAMOS O LIXO (OU O QUE SOBROU DO QUE CONSUMIMOS), FACILITAMOS MUITO O SEU TRATAMENTO E DIMINUÍMOS AS CHANCES DE IMPACTOS NOCIVOS PARA O AMBIENTE E PARA A SAÚDE DA VIDA NO PLANETA, INCLUINDO A VIDA HUMANA.


VAMOS CONHECER O PROJETO TAMPATAS QUE AJUDA A RECOLHER, RECICLAR TAMPINHAS EM PROL DOS ANIMAIS DE RUA?

FONTE: PROJETO TAMPATAS – https://youtu.be/W1rIK5PKuMA – ACESSO EM 03/11/2022.

VAMOS FAZER AS ATIVIDADES

QUESTÃO 1

FAÇA UMA LISTA DE REJEITOS E RESÍDUOS:

RESÍDUOSREJEITOS

QUESTÃO 2

ESCREVA O QUE VOCÊ ENTENDE POR COLETA SELETIVA DE LIXO:

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________________________________________


Autoria:Maria da Luz Santos Ramos
Formação:Professora Pedagoga, Doutora em Educação
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade:(EF01CI01) comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.
Referências: GOIÁS, Governo do Estado de. Secretária de Estado de Educação – Seduc/Consed. Documento Curricular para Goiás – Ampliado: Volume II Ensino Fundamental Anos Iniciais.
Parceria com o Projeto @projetotampatas – Goiânia/GO

Imagens de:
canva.com
br.pinterest.com/
https://br.freepik.com/
https://pixabay.com/pt/