You are currently viewing Ciências da Natureza: VIDA FORA DA TERRA?!

Ciências da Natureza: VIDA FORA DA TERRA?!

Olá, estudante! Esta videoaula de Ciências da Natureza – para 9º Ano – foi veiculada na TV no dia 09/12/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na videoaula a seguir, a professora Mariana apresentará a você alguns cientistas que estudaram sobre o Universo. Também será possível conhecer os fatores que podem contribuir para a possibilidade de existência de vida fora da Terra, assim como as diferentes unidades de medidas que consideramos quando o objeto de estudo é algo tão grande quanto os planetas e o Universo em si. Vamos lá?! Bons estudos!

Fonte: pxhere.com

Assista a videoaula abaixo com a temática VIDA FORA DA TERRA?!

9º ano – Ensino Fundamental – Ciências da Natureza – Professora Mariana Araguaia

Na videoaula estudada, foi possível compreender a influência de alguns divulgadores científicos em relação ao nosso conhecimento sobre o Universo. Você pôde perceber que, em termos de Universo, a Terra é pequena até mesmo em relação a outros astros pertencentes ao Sistema Solar. Também foi abordado que é possível que seres humanos e outros organismos (como rúculas) possam viver fora da Terra, mas com restrições principalmente no que tange a tempo e distância. Sobre essas variáveis, foi estudada a Unidade Astronômica (UA), que corresponde à distância entre o Sol e a Terra, o ano-luz (al), que é igual a 63.241 UA; e também a informação de que a luz viaja cerca de 300 000 km, em um segundo. Mediante o que foi pontuado na videoaula, refletimos que a possibilidade de vivermos fora da Terra ainda é algo ficcional, já que não temos no momento tecnologias capazes de driblar o tempo e as distâncias astronômicas!

ATIVIDADE 1

Hoje você compreendeu aspectos sobre o Universo e fatores relacionados à viabilização de vida fora do nosso planeta, bem como conheceu alguns cientistas que se debruçaram sobre esse tema. Para enriquecer seu aprendizado, estude os materiais a seguir:

ATIVIDADE 2

De acordo com o que aprendeu até aqui, reflita e responda as questões abaixo em seu caderno:

• Se o Sol também é uma estrela, por que as estrelas que vemos, à noite, não clareiam tanto a Terra, nem a aquece?
  • Por que podemos afirmar que, apesar de conseguirmos olhar diversas estrelas, podemos observar algumas que talvez não existam mais?

ATIVIDADE 3

No texto estudado na atividade 1, você pôde aprofundar em algumas reflexões relacionadas a escalas e distâncias referentes ao Universo. Nesse sentido, analise a tabela abaixo:

O maior corpo celeste apresentado na tabela chama-se “Próxima Centauri”. Sobre ele, pesquise e responda, em seu caderno, as questões abaixo:

• Que tipo de astro é a “Próxima Centauri”?
  • Qual é o diâmetro que ela possui?
  • Em algumas fontes, há afirmações de que nela orbita a “Próxima Centauri B”, situada em uma zona habitável. Qual foi a explicação dada pela professora Mariana sobre esse termo?

ATIVIDADE 4

No filme “Contato”, lançado em julho de 1997, baseado na obra de Carl Sagan, de mesmo nome, há uma reflexão que aponta o seguinte: “Se somos só nós (no Universo), parece um tremendo desperdício de espaço”. De acordo com suas convicções e as informações e reflexões desenvolvidas, escreva qual é a sua opinião sobre:

• A ideia de Strephen Hawking sobre a possibilidade de migramos para Marte, devido às mudanças climáticas e outros males provocados pela nossa espécie ao nosso planeta;
  • A possibilidade de haver vida em outros lugares do Universo.

Bons estudos! Fique bem!

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Referencial BibliográficoCARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá mais Ciências. 1ª edição. São Paulo: Moderna, 2018.
GOSH, Pallab. Pelo bem da humanidade, Stephen Hawking faz apelo para que homem volte à Lua. BBC News Brasil. Disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/geral-40309307>. Acesso em nov. 2021.
HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências. 1ª edição. São Paulo: FTD, 2018.
TV UNESP. Astrolab | Será que existe vida fora da Terra? YouTube https://youtu.be/dtk-KLj8Drs>. Acesso em nov. 2021.
______. Astrolab | Escalas e distâncias do Universo. YouTube. Disponível em <https://youtu.be/tMX2vbbGQa8>. Acesso em nov. 2021.

Componente CurricularHabilidade
Ciências da NaturezaEstruturante:(EF09CI16) Selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com base nas condições necessárias à vida, nas características dos planetas e nas distâncias e nos tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares.