You are currently viewing Ciências da Natureza – Vida e evolução: Mudanças no organismo e distúrbios nutricionais.

Ciências da Natureza – Vida e evolução: Mudanças no organismo e distúrbios nutricionais.

Olá, educando (a). Esta videoaula de Ciências foi veiculada na TV no dia 11 de Junho de 2021 (Sexta-Feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

O ciclo de desenvolvimento humano ocorre por fases, da concepção ao falecimento, passamos por fase de crescimento, reprodução e  amadurecimento. Uma das fases marcantes é a passagem pela adolescência, onde nem criança, nem adulto procuramos entender nossas transformações.

Temática – Ciências da Natureza – Vida e evolução: Mudanças no organismo e distúrbios nutricionais. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos>. Acesso em 25 de Abril de 2021.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Ciências da Natureza – Vida e evolução: Mudanças no organismo e distúrbios nutricionais.

AGRUPAMENTO E | 5º ANO | CICLO DA INFÂNCIA |CIÊNCIAS DA NATUREZA| PROF.ª: JUSSARA.

Puberdade: Passagem para o ciclo de vida adulta, as mudanças no organismo e os distúrbios nutricionais.

Nesta aula de Ciências da natureza, vamos abordar sobre as mudanças no nosso organismo e alguns distúrbios nutricionais pelos quais passamos na fase de transição de sermos crianças para nos tornarmos adolescentes e consequentemente adultos. Vamos conversar sobre pontos muito sérios pessoal.. Vem comigo!

Vou falar da fase que compreende dos 9 aos 12 anos de idade, a Pré-adolescência, quando as crianças são consideradas pré-adolescentes. Nessa fase, são bastante independentes e conseguem controlar melhor o próprio comportamento. Os pré-adolescentes também já entendem como ajudar os outros.

Os pré-adolescentes aprendem a trabalhar em conjunto fazendo parte de grupos de atividades musicais e esportivas. Fonte: Escola Britannica. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/desenvolvimento-da-crian%C3%A7a/480964/recursos/133904>. Acesso em: 13 de abril de 2021.

Da infância à adolescência. 

Durante essa etapa da vida, as crianças têm amizades muito próximas. O grupo de amigos é algo muito importante para os pré-adolescentes. Nessa fase da vida, começam a ter consciência em relação ao mundo que existe além de sua própria casa, escola ou comunidade, enfim seu habitat natural. O final da pré-adolescência marca também o fim da infância. Quando se tornam adolescentes, esses jovens passam para uma nova etapa, literalmente iniciam a caminhada para a independência. Esta é a fase da vida de uma pessoa jovem entre a infância e a idade adulta. Ela começa quando a pessoa tem mais ou menos 12 anos e termina por volta dos 18. Uma pessoa dessa faixa etária é chamada de adolescente. A adolescência é um momento de grandes transformações. Os adolescentes passam por mudanças em seus corpos e também nas emoções, ou sentimentos, e nos pensamentos e ideias. Geralmente passam a enxergar o mundo de outra maneira e a agir de modo diferente do que agiam quando eram crianças.

Disponível em:<https://pixabay.com/pt/illustrations/>. Acesso em: 13 de abril de 2021.

Mudanças corporais.

Durante a adolescência, o sistema reprodutivo se desenvolve. Os órgãos reprodutivos são as partes do corpo que permitem que homens e mulheres gerem filhos. Os corpos de meninos e meninas mudam de maneiras distintas. Os meninos começam a ter barba e sua voz fica grossa. Seus músculos se fortalecem. No caso das meninas, surgem os seios, os quadris ficam mais largos e elas começam a ter menstruação. Isso significa que já têm a possibilidade de engravidar. A adolescência é uma fase empolgante, mas que também pode provocar muita confusão. Meninos e meninas passam a interessar-se muito mais uns pelos outros. Ao mesmo tempo, podem ficar preocupados com a aparência, e às vezes ficam sem graça com muita facilidade. A maioria dos meninos e das meninas na adolescência se preocupa muito com o que outros adolescentes pensam a seu respeito. Também podem ficar muito preocupados em entender qual é o seu lugar no mundo. Com frequência os adolescentes optam por passar mais tempo com os amigos do que com a família. À medida que amadurecem emocionalmente, os adolescentes começam a assumir novas responsabilidades e a conquistar novas liberdades. Eles passam a agir e pensar com mais independência. Também começam a encontrar um ponto de equilíbrio entre família e amigos. Essas mudanças indicam que os adolescentes estão a caminho de se tornar adultos.

Você sabia que AS CALORIAS PODEM SER USADAS COMO ENERGIA OU ARMAZENADAS COMO GORDURAS? 

Para esclarecer sobre essa pergunta, agora vamos falar um pouco sobre a importância de uma boa nutrição alimentar nesta fase da adolescência.  E aí, você sabe me dizer o que é nutrição? A nutrição é a ciência que estuda como os alimentos são utilizados pelo nosso organismo. A comida dá ao corpo a energia de que ele necessita para executar todas as suas funções, desde reparar células danificadas até dormir.

A quantidade de energia que um alimento pode produzir é medida em calorias. Os alimentos também fornecem os nutrientes que o organismo precisa para funcionar. Os nutrientes são: proteínas, carboidratos, gorduras, óleos, minerais, vitaminas e água. As proteínas são necessárias para que os tecidos do organismo cresçam e se recomponham. Os carboidratos proporcionam ao corpo a maior parte da energia de que ele necessita. Os amidos e os açúcares são carboidratos. 

O corpo usa as gorduras para conservar a temperatura e para envolver os órgãos, formando uma camada protetora em volta deles. As gorduras ajudam o organismo a utilizar determinadas vitaminas, mas também podem ser nocivas. Alguns tipos de gordura podem elevar o nível de colesterol. O colesterol é uma substância importante, mas, em excesso, começa a se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos. Quando isso acontece, esses vasos se estreitam, dificultando ou até impedindo o fluxo do sangue. Se o sangue não consegue fluir, a pessoa pode ter um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral (AVC). Os minerais cumprem uma série de funções. O cálcio, por exemplo, faz parte da formação dos ossos e dos dentes e ajuda na coagulação sanguínea. O ferro é necessário para a formação dos glóbulos vermelhos do sangue e para transportar oxigênio dos pulmões às células. Entre outros minerais importantes na alimentação se encontram o iodo, o magnésio, o sódio, o potássio e o zinco. O corpo também precisa de vitaminas. A vitamina C mantém as gengivas saudáveis e ajuda na absorção do ferro. A vitamina D coopera com o cálcio e o fósforo para fortalecer os ossos e dentes. Outras vitaminas são a A, a E, a K e as do complexo B. Todas elas são muito importantes. A água é fundamental em muitas reações químicas que ocorrem no organismo. Ela corresponde a cerca de 60 por cento do peso de uma pessoa adulta. Na realidade, todas as células precisam estar banhadas em água. A água também ajuda o organismo a livrar-se dos dejetos e a conservar sua temperatura.

A pirâmide alimentar

Disponível em: <https://pixabay.com/>. Acesso em: 13 de abril de 2021.

Os alimentos e suas quantidades.

Cada alimento contém um tipo de nutriente. Alguns alimentos são mais nutritivos, isto é, têm mais nutrientes que outros. Para mostrar a quantidade dos diferentes grupos de alimentos que uma pessoa deve consumir para se manter saudável, os cientistas criaram gráficos e imagens, como a pirâmide alimentar e o gráfico circular. A recomendação é de que as pessoas comam uma grande quantidade de cereais integrais (como arroz integral, pão de trigo integral ou flocos de aveia), hortaliças e frutas. Em segundo lugar está o consumo de carne vermelha, frango, ovos, peixe e laticínios. Por último, na parte mais estreita, ficam os doces. É recomendável também evitar alimentos industrializados que contêm gordura nociva à saúde, como salgadinhos e biscoitos recheados. Outra medida importante é diminuir o uso do açúcar nas bebidas, como sucos, refrescos e chás. Você já teve a curiosidade de observar a quantidade de alimentos que podemos consumir, saciando a fome e nos mantendo saudáveis? Veja um exemplo:

De acordo com o Ministério da Saúde, vou te passar algumas dicas super importantes para que você tenha um desenvolvimento saudável:

1. Para manter, perder ou ganhar peso procure a orientação de um profissional de saúde. não corra riscos desnecessários.

2. Alimentar-se 5 ou 6 vezes ao dia. Comer no café da manhã, almoço, jantar e fazer lanches saudáveis nos intervalos. Evite pular as refeições.

3. Evitar o excesso de salgadinhos industrializados, refrigerantes, biscoitos recheados, lanches fast-food, alimentos de preparo instantâneo, doces, sorvetes e frituras.

4. Inclua mais frutas, verduras e legumes nas refeições todos os dias.

5. Deixar a refeição de maneira a ter 5 cores no prato, por exemplo: o vermelho da beterraba, o branco do arroz, o escuro da carne, o verde da alface, o amarelo da laranja ou o branco da banana.

6. Comer arroz, massas e pães todos os dias é essencial. Carboidratos de absorção lenta são fontes ricas e saudáveis de caloria.

7. Beba leite e/ou derivados todos os dias, já que estão em fase de crescimento e estes são alimentos ricos em cálcio, essencial para esta fase da vida deles.

8. Evite o consumo de bebidas alcoólicas e energéticas, pois possuem concentrações de cafeínas e eletrólitos que podem ser ruins para o sistema cardiovascular e renal, no caso dos energéticos.

9. Movimente-se! Não fique horas em frente à TV, celular ou computador. O exercício físico estimula a produção de hormônio do crescimento (assim como o sono), além de alimentar-se bem, dormir pelo menos de 8 a 10 horas por dia e fazer exercício físico.

10. Faça escolhas saudáveis nos lanches da escola e nos momentos de lazer. E, como já disse na primeira dica, qualquer dúvida, procure um profissional da saúde para se orientar melhor.

Relembrando a aula: Como vimos, para funcionar corretamente, o corpo precisa de nutrientes, encontrados em  frutas, hortaliças e grãos integrais. Uma alimentação que não inclua comidas saudáveis o suficiente, ou que inclua muitas comidas não saudáveis, pode levar a problemas de saúde como obesidade, diabetes e pressão alta. Praticar exercícios ajuda na saúde do corpo, pois o mantém ativo. A atividade física fortalece o coração e outros músculos, além de ajudar os sistemas do corpo a funcionar bem.  A Organização Mundial da Saúde (OMS) é um órgão internacional que promove hábitos saudáveis no mundo todo. A OMS também se dedica a prevenir e combater doenças.

Arquivo pessoal Prof.ª Jussara Hosana

Levar uma vida saudável significa fazer escolhas que resultem em um corpo e em uma mente saudáveis. Ser saudável significa não estar doente. Para levar uma vida saudável, geralmente as pessoas se alimentam bem e praticam exercícios como a capoeira.

Atividade

Agora que você já sabe como precisa se alimentar de forma equilibrada, coloque a quantidade ideal de vegetais crus, cozidos, carne, arroz, feijão… se for o caso faça uma pesquisa das quantidades ideais para sua idade, peso e altura ok? Dê uma olhada nestes links que estão abaixo e responda as questões a seguir:

http://drarenatadgleal.med.br/cardapio-alimentar-adolescente-12-a-18-anos/

Questão 1 – Tendo em vista a aula de hoje e os sites visitados, explique qual a dificuldade de manter uma alimentação saudável.

Questão 2 – Na escola, você mantinha uma alimentação saudável? Explique como era a sua alimentação na escola.

Questão 3 – Explique qual a importância de uma alimentação saudável para o desenvolvimento do nosso corpo.

Questão 4 – Explique como a desnutrição pode afetar o nosso corpo, você pode pesquisar em sites, livros, entre outros, para responder essa questão.

Beijos da Professora Jussarinha pra todos vocês. Tchauzinho pessoal.


Habilidade estruturante:(EF05CI08-A) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos alimentos (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais, conforme atividades realizadas, idade, sexo, dentre outros, para a manutenção da saúde do organismo.
(EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.)
(EF05CI09-B) Analisar os hábitos alimentares entre crianças e jovens, como tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física e discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (obesidade, desnutrição, subnutrição). 
(GO-EF05CI14-C) Discutir a importância das mudanças ocorridas no organismo, durante a puberdade, para a reprodução humana
Referências:Britannica escola – Os pré-adolescentes aprendem a trabalhar em conjunto fazendo parte de grupos de atividades musicais e esportivas. https://escola.britannica.com.br/artigo/desenvolvimento-da-crian%C3%A7a/480964/recursos/133904 Disponível em Escola Britannica. Acesso em 13 de abril de 2021.
Britannica escola -https://escola.britannica.com.br/artigo/adolesc%C3%AAncia/480532/recursos/133304 Acesso em 13 de abril de 2021
Instituto Pensi- https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/alimentacao-saudavel-para-adolescentes/Acesso em 19 de abril de 2021.
Dra Renata DG Leal- http://drarenatadgleal.med.br/cardapio-alimentar-adolescente-12-a-18-anos/ Acesso em 19 de abril de 2021.