You are currently viewing Ciências da Natureza – VACINAS: UM CUIDADO INDIVIDUAL E COLETIVO

Ciências da Natureza – VACINAS: UM CUIDADO INDIVIDUAL E COLETIVO

Olá, estudante! Esta videoaula de Ciências da Natureza – para 8º Ano/Agrupamento H do Ciclo da Adolescênci– foi veiculada na TV no dia 15/09/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

A videoaula a seguir abordará um tema muito atual, embora sua existência e uso sejam bastante antigos, vacinação. Você conhecerá um pouco da história da vacina no mundo e no Brasil, compreenderá quais são os mecanismos que permitem com que ela atue na prevenção de doenças, em nível individual e também coletivo.

Fonte: pixabay.com

Assista à videoaula abaixo com a temática VACINAS: UM CUIDADO INDIVIDUAL E COLETIVO

8º ano – Ciências da Natureza – Professora Mariana Araguaia

Na videoaula da professora Mariana, conhecemos os processos históricos e científicos relacionados ao desenvolvimento das primeiras vacinas utilizadas na história da humanidade. Foi possível saber que o Brasil passou a imunizar sua população por meio da vacinação no início do século XIX, na prevenção da varíola.

Compreendemos que as vacinas têm como função estimular o organismo a produzir estruturas chamadas anticorpos, capazes de combater agentes invasores causadores de doenças. Há também uma substância relacionada à imunização denominada soro, que já contém os anticorpos, sendo usado em situações em que já houve um possível contato com esses agentes.

ATIVIDADE 1

De acordo com a videoaula da Professora Mariana, o vídeo e texto disponibilizados nos links abaixo, responda a cruzadinha de forma online, envie para seu professor o print das respostas completas e/ou transcreva para seu caderno. Atenção! Para acessar cada uma das dicas da cruzadinha, é necessário clicar em um quadradinho da coluna ou da linha que você pretende responder.

Link vídeo: No Dia da Imunização, conheça a história da vacina no Brasil – YouTube

Link texto: Soros e vacinas. Diferença entre soros e vacinas – Escola Kids (uol.com.br)

Link cruzadinha: VACINAÇÃO ◼ Share EclipseCrossword

ATIVIDADE 2

O Plano Nacional de Imunização (PNI), vigente há quase 50 anos, propiciou e ainda possibilita que todos os brasileiros sejam imunizados, gratuitamente, para a prevenção individual e coletiva de doenças. Sobre o PNI, conheça o calendário nacional de vacinação, disponível no link abaixo:

calendario.xls – Planilhas Google

Agora observe a tabela abaixo, que mostra as doenças que as vacinas acima ajudam a combater:

Baseado nestas informações, responda em seu caderno:

  • Converse com o seu responsável se você já teve alguma das doenças citadas na tabela indicada na tabela acima. Se sim, quais? 
  • Caso você tenha em casa seu cartão de vacinação, verifique se há alguma dessas vacinas que você poderia tomar devido à faixa etária, mas ainda não recebeu uma ou mais doses. Não tendo o seu cartão ou havendo vacinas pendentes, que tal ir ao posto de saúde mais próximo da sua casa, para que você seja devidamente orientado e, se for o caso, também devidamente vacinado?

ATIVIDADE 3

Em tempos de pandemia, não podemos deixar de falar sobre o novo coronavírus, o SARS-CoV-2, responsável pela doença COVID-19! Para essa doença, transmitida principalmente pelas vias nasais, há uma série de medidas de prevenção, como o distanciamento social e o uso de máscaras faciais bem ajustadas. Outra forma de evitar a contaminação individual e coletiva é a vacinação. Pesquise, no dia de hoje, quais os grupos prioritários e a faixa etária permitidos para que os indivíduos da sua cidade possam ser vacinados. Posteriormente converse com seus amigos e familiares sobre a importância da vacinação e caso esteja na época destes vacinarem, estimule-os a procurarem um posto de vacinação.

ATIVIDADE 4

Muito tem se falado no uso de plasma convalescente e de soro anticovid como alternativas de tratamento para a infecção pelo novo coronavírus. Agora, com base em tudo o que aprendeu e com o auxílio do texto disponibilizado no link abaixo, responda em seu caderno, se o plasma convalescente e o soro anticovid estão relacionados à prevenção ou ao tratamento da COVID-19. Justifique sua resposta. 

Saiba mais sobre plasma convalescente e como ele está sendo usado para ajudar pacientes na luta contra o Covid-19! – Hemocentro (unicamp.br)


Referencial BibliográficoBRASIL. Calendário Nacional de Vacinação. Ministério da Saúde. Disponível em <https://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/pni/contents/calendario.xls>. Acesso em ago 21.
______. Soro, plasma e vacina contra Covid-19: entenda a diferença entre cada um e para que servem. Instituto Butantan. Disponível em <https://butantan.gov.br/covid/butantan-tira-duvida/tira-duvida-noticias/soro-plasma-e-vacina-contra-covid-19-entenda-a-diferenca-entre-cada-um-e-para-que-servem>. Acesso em ago 21.
Canal Butantan. No Dia da Imunização, conheça a história da vacina no Brasil. YouTube. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=x_NNMDzm808>. Acesso em ago 21.
KitzD66. Vacinação. Pixabay. Disponível em <https://pixabay.com/pt/photos/vacina%C3%A7%C3%A3o-m%C3%A9dica-vacina-injetar-5884502>. Acesso em ago 21.
MACHADO, Flávia de Figueiredo. Soros e Vacinas. Escola Kids. Disponível em <https://escolakids.uol.com.br/ciencias/soros-e-vacinas.htm>. Acesso em ago 21.

Componente CurricularHabilidade
Ciências da NaturezaEstruturante:
(EF07CI10-C) Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo, ressaltando seu papel histórico na manutenção da saúde individual e coletiva e na erradicação de doenças.