You are currently viewing Ciências da Natureza: UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Ciências da Natureza: UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Olá, educando (a)!Esta videoaula de  Ciências da Natureza – para 9º Ano/ Agrupamento I do Ciclo da Adolescência  – foi veiculada na TV no dia 10/06/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

A videoaula de hoje, você aprenderá um pouco mais sobre as Unidades de Conservação (UC), que visam garantir a preservação e conservação de paisagens e de recursos naturais e culturais.

Fonte: Jessica Moreira. Trilha em mata fechada. Wikimedia Commons. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Trilha_em_mata_fechada.jpg>.

Assista a videoaula abaixo com a temática:  UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

9º ano – Ciências da Natureza

Na videoaula acima, aprendemos que a diversidade de espécies, juntamente com a variabilidade genética inerente às populações de cada espécie, consiste no que chamamos de biodiversidade.

Compreendemos o que são e a importância das Unidades de Conservação (UC). Pontuamos que há dois grandes grupos de UC, as de Proteção Integral e as de Uso Sustentável, visando respectivamente à preservação e à conservação da biodiversidade e de paisagens.

ATIVIDADE 1

A diversidade de espécies, juntamente com a variabilidade genética inerente às populações de cada espécie, consiste no que chamamos de biodiversidade. Os seres vivos de um determinado local interagem entre si, com indivíduos de outras espécies, assim como com o ambiente em que estão. Perturbações em um desses elos pode desencadear em problemas maiores, e não só localmente, por isso a necessidade das Unidades de Conservação (UC). Para saber mais sobre o assunto, assista ao vídeo do Canal Educachico:

O que são Unidades de Conservação? – Canal: Canal Educachico – Disponível: O que são Unidades de Conservação? – YouTube

ATIVIDADE 2

De acordo com o vídeo acima, responda: 

  • O que são Unidades de Conservação Integral e o que são Unidades de Uso Sustentável? Quais atividades são permitidas em cada um desses tipos de Unidades de Conservação?
  • Qual é a importância das Unidades de Conservação para as populações humanas tradicionais que se relacionam com elas? E qual é a importância dessas populações tradicionais para tais Unidades?

ATIVIDADE 3

Será que em Goiânia há Unidades de Conservação? A resposta é sim! Verifique, na tabela que está no link abaixo, se há alguma UC no seu bairro ou na região em que você mora. Caso não encontre alguma unidade próxima a você, faça o mesmo procedimento escolhendo uma Unidade da Região mais próxima. Posteriormente, anote no seu caderno, o nome da UC escolhida, sua localização, aspectos físicos/bióticos, aspecto institucional e área. Pense sobre essas informações e analise  como esse espaço poderia ser aproveitado por você e sua família, após a pandemia.

https://www.goiania.go.gov.br/download/amma/areas_preservadas.pdf

ATIVIDADE 4

Com base no que você estudou até aqui, responda: qual é a importância das Unidades de Conservação e por qual motivo é importante saber sobre elas?


Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Referencial BibliográficoBRASIL. UCs em Goiás. Universidade Federal de Goiás. Disponível em <https://www.uc.ufg.br/p/2229-ucs-em-goias>. Acesso em mai 2021.
Canal Educachico. O que são Unidades de Conservação? YouTube. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=xo6DtV3bLJM>. Acesso em mai 2021.
GOIÂNIA. Unidades de conservação – Áreas Preservadas. Agência Municipal do Meio Ambiente. Disponível em <https://www.goiania.go.gov.br/download/amma/areas_preservadas.pdf>. Acesso em mai 2021.
GOIÁS. Unidades de Conservação. Ministério Público do Estado de Goás. Disponível em <http://www.mpgo.mp.br/portal/noticia/unidades-de-conservacao#.YJrvVqhKjcc>. Acesso em mai 2021.
______. Unidades de Conservação em Goiás. Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Disponível em <https://www.meioambiente.go.gov.br/acesso-a-informacao/118-meio-ambiente/unidades-de-conserva%C3%A7%C3%A3o/1082-unidade-de-conserva%C3%A7%C3%A3o-em-goias.html>. Acesso em mai 2021.

Componente Curricular Habilidade
Ciências da NaturezaEstruturante
(EF09CI12) Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados.