ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Transformações reversíveis e não reversíveis
As transformações reversíveis são aquelas em que é possível voltar ao estado inicial, ou seja, é como se pudéssemos desfazer o que fizemos. Um exemplo disso é quando congelamos água para fazer gelo. Se deixarmos o gelo derreter, a água volta ao seu estado original. Outro exemplo é quando enchemos um balão de ar. Se deixarmos o ar sair do balão, ele volta ao seu estado original.
Além disso, é interessante notar que algumas transformações reversíveis podem parecer irreversíveis em certos contextos. Por exemplo, quando cortamos uma maçã ao meio, parece que não podemos retornar à maçã inteira original. No entanto, se juntarmos as duas metades, ainda teremos uma maçã, embora tenha sido alterada em sua forma. Isso destaca como a reversibilidade de uma transformação pode depender das circunstâncias e da perspectiva sob as quais a observamos.
Já as transformações não reversíveis são aquelas em que não podemos voltar ao estado inicial. Um exemplo disso é quando rasgamos um papel. Uma vez rasgado, não podemos colar as partes de volta como estavam antes. Outro exemplo é quando queimamos uma folha. Depois que ela queima, não podemos fazê-la voltar a ser uma folha novamente.
Por outro lado, algumas transformações não reversíveis podem ter consequências permanentes. Por exemplo, quando cortamos uma árvore para fazer papel, a árvore não pode ser revertida ao seu estado original. Isso ressalta a importância de considerar os efeitos de nossas ações sobre o meio ambiente e a necessidade de buscar alternativas sustentáveis e responsáveis para transformações irreversíveis.
Agora que sabemos a diferença entre transformações reversíveis e não reversíveis, podemos observar muitas coisas ao nosso redor e descobrir quais transformações se encaixam em cada categoria.
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
As transformações reversíveis e não reversíveis desempenham papéis fundamentais na vida do ser humano em diversos aspectos como: ciclo da água e produção de alimentos, tecnologia e conforto, construção e fabricação, impacto ambiental e desenvolvimento sustentável.
É um exemplo de transformação reversível,
(A) rasgar um papel.
(B) congelar água para fazer gelo.
(C) queimar uma folha.
(D) cortar uma árvore para fazer papel.
QUESTÃO 2
Um exemplo de transformação não reversível é
(A) cortar uma maçã ao meio.
(B) encher um balão de ar.
(C) queimar uma folha.
(D) juntar as duas metades de uma maçã.
Agora, justifique sua escolha.
QUESTÃO 3
Explique por que cortar uma maçã ao meio pode parecer uma transformação irreversível, mas na verdade é uma transformação reversível dependendo das circunstâncias.
QUESTÃO 4
Discuta com os colegas a importância de considerar os efeitos das transformações não reversíveis, como cortar árvores para fazer papel, no contexto da preservação do meio ambiente e na busca por alternativas sustentáveis.
EXPERIMENTO
Procedimento de Transformação Reversível:
Transformação Reversível – Congelar Água para Fazer Gelo:
a. Coloque água em um recipiente e leve ao congelador até que ela se solidifique em gelo.
b. Retire o gelo do congelador e observe sua forma sólida.
c. Deixe o gelo em temperatura ambiente e observe como ele derrete, voltando ao estado líquido original de água.
d. Discuta com os participantes como essa transformação é reversível, pois é possível voltar ao estado inicial da água.
Transformação Reversível – Encher um Balão de Ar:
a. Pegue um balão e o encha com ar utilizando uma bomba de ar ou assoprando.
b. Amarre a extremidade do balão para evitar que o ar escape.
c. Em seguida, desamarre o balão e observe como o ar sai, voltando o balão ao seu estado original de vazio.
d. Discuta com os participantes como essa transformação é reversível, pois é possível encher e esvaziar o balão repetidamente.
Transformação não Reversível – Rasgar um Papel:
a. Pegue uma folha de papel e rasgue-a em pedaços.
b. Mesmo que você tente, não é possível reconstruir o papel em sua forma original.
c. A transformação de rasgar o papel é irreversível, pois os pedaços rasgados não podem ser unidos para formar a folha original.
Transformação não Reversível – Cortar uma Fruta em Pedaços:
a. Pegue uma fruta, como uma maçã, e corte-a em pedaços com uma faca.
b. Embora seja possível cortar a fruta em pedaços menores, não é possível restaurá-la à sua forma original antes do corte.
c. A transformação de cortar a fruta é não reversível, pois a forma original da fruta não pode ser recuperada após o corte.
Conclusão:
Ao realizar este experimento simples, os alunos podem compreender visualmente a diferença entre transformações reversíveis e não reversíveis. Isso ajuda a destacar a importância de considerar o impacto de nossas ações e escolhas no ambiente ao nosso redor.
Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduada em: – Pedagogia e graduanda em Jornalismo. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação. – Docência Universitária. – Neuropedagogia Aplicada à Educação. – Psicopedagogia Institucional e Clínica. |
Componente Curricular: | CIÊNCIAS DA NATUREZA |
Habilidade (s): | (EF04CI03) Identificar transformações reversíveis e não reversíveis. (EF04CI03-B) Relacionar as transformações reversíveis e não reversíveis a fenômenos físicos e químicos. (EF04CI03-C) Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel, da madeira, do plástico, dentre outros). |
Referência (s): | Bigaiski, Denise e Sourient, Lilian. Novo Akpalô. Ciências da Natureza, 4º ano: ensino fundamental. 1 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2021. MultRio. Reversível x Irreversível II | Rioeduca na TV – Fique ligado! – 4º Ano. Youtube, 2024. Disponível em: <https://youtu.be/9xaw4fpds1Q?feature=shared>. Acesso em: 11, mar. 2024. Transformação reversível e irreversível pelo aquecimento. Revista Nova Escola, 2024. Disponível em: <Transformação reversível e irreversível pelo aquecimento – Planos de aula – 4º ano – Ciências (novaescola.org.br)>. Acesso em: 11, mar. 2024. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |