You are currently viewing Ciências da Natureza – Terra: um planeta em movimento

Ciências da Natureza – Terra: um planeta em movimento

Olá, educando (a)! Esta videoaula de Ciências foi veiculada na TV no dia 11/11/2021.  Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Olá criança, tudo bem com você? 

A Terra é um planeta que está em constante movimento, mesmo que não consigamos perceber isso. Quando a Terra gira em torno do seu próprio eixo ela realiza um movimento de rotação. Já quando ela está girando em torno do Sol há o movimento de translação. Interessante, não é mesmo?

Nessa videoaula veremos que os movimentos de rotação e translação geram consequências que são muito importantes para a vida na Terra, como a variação das estações do ano, a duração do dia e da noite e a manutenção de níveis de temperatura que permitem que habitemos esse maravilhoso planeta.  

Vamos começar?

ATIVIDADE 1

Assista ao vídeo a seguir que demonstra os movimentos que a Terra realiza:

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_WEwyu9Hswk. Acesso em: 27/09/2021.

1 – Qual é o movimento que a Terra realiza e que origina o dia e a noite? Qual é a duração desse movimento?

2 – A separação do tempo em dia e noite possibilita realizarmos diferentes atividades que são mais adequadas com a incidência da luz solar ou com a falta dos raios de sol. Preencha o quadro a seguir com as atividades que você costuma realizar durante o dia e a noite.

ATIVIDADES QUE COSTUMO FAZER DURANTE O DIAATIVIDADES QUE COSTUMO FAZER DURANTE A NOITE

ATIVIDADE 2

O ano bissexto é um ano que tem um dia a mais no calendário que adotamos. O ano bissexto acontece a cada quatro anos e tem duração de 366 dias, diferentemente dos demais que têm 365 dias. Esse dia a mais, que é incluído, serve para aproximar o calendário ao movimento de translação da Terra. O tempo do movimento de translação é de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Essas horas que ultrapassam os 365 dias são compensadas a cada quatro anos.

1 – Qual dia acrescentamos a mais no calendário quando temos o ano bissexto?

2 – O útlimo ano bissexto foi em 2020. Você se lembra disso? Sabendo que ele ocorre de quatro em quatro anos, preencha as lacunas com os cinco próximos anos que serão bissextos.

2020 – ________ – __________- __________- __________- ________.

Ciclo da infância e adolescência: Habilidade estruturante 
EF04C111-C – Relacionar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos regulares associando o uso desse conhecimento a construção de calendários em diferentes culturas.