You are currently viewing Ciências da Natureza – Temperatura, calor e sensação térmica

Ciências da Natureza – Temperatura, calor e sensação térmica

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 7º ano dos anos finais do Ensino Fundamental.


Disponível em <https://pixabay.com/pt/photos/term%c3%b4metro-ver%c3%a3o-quente-aquecer-3581190/>. Acesso em fev. 2022.

Você já pensou em acabar com o calor? Será que é possível? O que é calor? Temperatura e calor são iguais? Como medir a temperatura de um ambiente ou indivíduo de forma eficaz? Podemos confiar no que nossa pele e corpo sentem em relação ao calor – ou frio?

Calor é a transferência de energia térmica entre corpos de diferentes temperaturas. “Tomar um banho frio” ou usar um ventilador não “acaba” com o calor, mas pode diminuir a temperatura do corpo, proporcionando uma sensação de resfriamento.

Temperatura é a medida da agitação das partículas em um sistema, expressa em  graus Celsius (°C), Fahrenheit (°F) ou mesmo em Kelvin (K). Existem métodos eficazes para medir a temperatura, como termômetros de mercúrio, em desuso devido à toxicidade dessa substância; e termômetros infravermelhos. A medição da temperatura corporal na testa com termômetros infravermelhos pode ser menos precisa do que quando é feita internamente com termômetros de inserção oral, retal ou auricular.

Finalmente, sobre a sensação térmica, ela é a percepção da temperatura, que varia entre as pessoas devido à sensibilidade da pele e à resposta regulatória. Ela é influenciada por fatores como umidade, velocidade do vento e isolamento térmico. Embora nossa pele e corpo possam indicar conforto térmico, eles não fornecem uma medida precisa da temperatura real. Fatores externos podem enganar nossa percepção térmica, e pessoas diferentes têm sensibilidades distintas. 

Resumindo, temperatura, calor e sensação térmica são conceitos distintos. A temperatura mede a agitação das partículas, o calor é a transferência de energia térmica, e a sensação térmica é influenciada por diversos fatores além da temperatura. É importante usar métodos confiáveis para medir a temperatura e reconhecer que nossa percepção térmica pode variar.

QUESTÃO 1

Nem sempre percebemos, na nossa fala cotidiana, o quanto é comum usarmos as palavras “calor” e “temperatura” como se fossem sinônimas. Quanto ao “equilíbrio térmico”, é uma expressão pouco usada, mesmo sendo um fenômeno importante e frequente no nosso planeta! Imagine que você e um amigo estão lanchando enquanto conversam bastante e, de repente, percebem que todo o gelo da jarra do suco “desapareceu”.

Escreva uma explicação científica para o “desaparecimento do gelo”, usando as expressões calor, temperatura e equilíbrio térmico.

QUESTÃO 2

Sarah está em Lisboa (Portugal). à noite, em conversa pelo WhatsApp com seu pai, ela disse que os termômetros marcavam 9ºC e a sensação térmica era de 6º C. Ele riu e disse: “imaginei que estava com frio… até conversar com você!”. Depois, enviou a imagem abaixo:

Fonte: https://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/15-dias/cidade/88/goiania-go

A partir do diálogo e da imagem, podemos afirmar que a sensação térmica

(A) é a temperatura do ambiente marcada nos termômetros.
(B) depende de fatores como a temperatura, ventos e umidade.
(C) é sempre igual quando as temperaturas também são iguais.
(D) está relacionada à duração da sensação de calor que sentimos.

QUESTÃO 3

Sarah também disse ao pai que se sentia febril, já que seu esposo sentiu com as próprias mãos que ela estava com a testa quente. Foi sugerido a ela uma forma de verificação mais precisa. Explique o porquê dessa orientação e de que maneira Sarah poderá confirmar ou não se está com febre.

QUESTÃO 4

De acordo com os conceitos de calor, temperatura e sensação térmica, copie cada uma das questões abaixo, e marque a alternativa correta:

A) “Quase 40º C no Sul e em Mato Grosso do Sul”. Essa situação diz respeito a

(   ) calor.

(   ) temperatura.

(   ) sensação térmica.

B) “No banheiro da sua casa, encoste a mão ou o pé no chão ou na parede e, depois, em uma toalha ou tapete. O azulejo estava mais frio?”. Essa situação diz respeito a

(   ) sensação térmica.

(   ) temperatura.

( ) calor.

C) Os termômetros marcam 35 graus Celsius. Assim, você pode afirmar que o dia está

(   ) “quente”.

(   ) “frio”.

(   ) depende.

D) “O gelo derrete porque há uma troca de (*) entre ambos”. Podemos substituir (*) por

(   ) calor.

(   ) temperatura.

(   ) sensação térmica.

E) Quanto maior a temperatura de um corpo, suas moléculas terão:

(   ) Maior agitação

(   ) Menor agitação

(   ) Elas ficam paradas

Agora que você já fez a sua atividade, que tal realizá-la na forma de jogo?


SAIBA MAIS

No vídeo a seguir, a professora Mariana Araguaia apresentará a você algumas situações cotidianas envolvendo os conceitos de termologia estudados por você. Que tal conhecê-los e compreendê-los?

Canal Mariana Araguaia “Calor, temperatura e sensação térmica”. Disponível em <https://youtu.be/Kwt6iHiWZnQ>. Acesso em fev. 2022.

AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componente curricularCiências da Natureza
Habilidade(EF07CI02) Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas.
ReferênciasCARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>. Acesso em 19 fev. 2022.

______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2>. Acesso em 23/03/2023.

HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p.

LAVARDA, Francisco. Física Térmica, Experimento 03: Transferência de Calor e Equilíbrio Térmico. YouTube. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=F_5z_e3dhn8>. Acesso em 19 fev. 2022.