You are currently viewing Ciências da Natureza: SUBSTÂNCIAS, MISTURAS E TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA

Ciências da Natureza: SUBSTÂNCIAS, MISTURAS E TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA

Esta videoaula de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Foi veiculada na TV no dia 07/06/2021 (Segunda-feira) e aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na videoaula de hoje, aprenderemos sobre o que é matéria e de que ela é formada. Conheceremos as substâncias simples e compostas, e as misturas homogêneas e heterogêneas. E ainda entenderemos sobre os fenômenos físicos e químicos.

Fonte: Acervo pessoal da Professora Mariana Araguaia

Assista a videoaula abaixo com a temática: SUBSTÂNCIAS, MISTURAS E TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA

6º ano – Ensino Fundamental – Ciências da Natureza – Professora Mariana Araguaia

Na videoaula acima, aprendemos que tudo o que existe ao nosso redor é chamado de matéria, que é formada por partículas muito pequenas, chamadas átomos, que por sua vez, podem fazer ligações, formando moléculas.

Entendemos que as substâncias simples ou compostas estão relacionadas aos átomos que formam as moléculas, e que a união entre substâncias forma as misturas.

Compreendemos que a mistura que possui somente uma parte observável é homogênea, e que a mistura heterogênea é aquela que apresenta duas ou mais fases.

Pontuamos que as misturas podem gerar novas substâncias, através do que chamamos de transformação química, já quando não há a formação de novas substâncias, trata-se de uma transformação física.

ATIVIDADE 1

A água, assim como tudo o que existe ao nosso redor, é considerada matéria. A matéria é formada por partículas muito pequenas, chamadas átomos. Assista ao vídeo abaixo do Canal “A Prof Explica CEFPAN”, que explicará a você sobre os átomos, as moléculas e substâncias, e posteriormente, escreva em seu caderno, sobre a relação entre átomos e moléculas.

O que é um átomo? – Canal: A Prof Explica CEFPAN – Disponível: Adicionar novo Ensino Fundamental ‹ Conexão Escola SME — WordPress (goiania.go.gov.br)

ATIVIDADE 2

Pesquise os componentes encontrados na água mineral. Posteriormente, responda em seu caderno: A água mineral pode ser considerada uma substância composta? Explique sua resposta.

ATIVIDADE 3

Quando temos duas ou mais substâncias juntas, temos uma mistura. Misturas podem ser homogêneas ou heterogêneas. Veja a diferença entre elas no vídeo da Khan Academy Brasil:

Misturas homogêneas e heterogêneas – Canal: Khan Academy Brasil – Disponível: Misturas homogêneas e heterogêneas – YouTube

ATIVIDADE 4

De acordo com a videoaula da Professora Mariana e o vídeo assistido na questão anterior, escreva “HO” para as misturas homogêneas e “HE” para mistura heterogênea:

A. (   ) granito

B. (   ) ar

C. (   ) aço.

D. (   ) água com açúcar

E. (   ) agua com óleo

F. (   ) café com leite

G. (   ) água com gelo

ATIVIDADE 5

Com base na videoaula da Professora Mariana Araguaia e em tudo o que aprendeu até aqui, escreva com suas próprias palavras, o que são as transformações físicas e as transformações químicas. Dê um exemplo para cada uma delas.

Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Referencial BibliográficoA Prof Explica CEFPAN. O que é um átomo? YouTube. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=Pqc3ZvfKGow&t=42s>. Acesso em mai 2021.
KHAN ACADEMY BRASIL. Misturas homogêneas e heterogêneas.YouTube. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=nCnkQdwVClw>. Acesso em mai. 2021

Componente CurricularHabilidades
Ciências da NaturezaEstruturante
(EF06CI01-C) Distinguir e classificar como misturas homogêneas e heterogêneas e a mistura de dois ou mais materiais.
Complementares
(EF06CI01-A/B) Apontar os componentes de uma mistura, tais como: água e sal, água e óleo, água e areia, conceituando substâncias simples e compostas.
(EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).