You are currently viewing Ciências da Natureza – Sombras e suas formas variadas

Ciências da Natureza – Sombras e suas formas variadas

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 4º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.



OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/%C3%A1rvores-nascer-do-sol-sombra-3796183/>. Acesso em: 09, ago. 2023.

QUESTÃO 1

Identifique na poesia “Sombra” e após reescreva os versos que retratam a sombra do meio-dia.

QUESTÃO 2

De acordo com o poema, a sombra do meio-dia é larga, curta, ou praticamente nula? Por quê?

QUESTÃO 3

Assinale a alternativa que representa a principal característica da sombra.

(A) Ela permanece constante ao longo do dia.

(B) Ela aumenta gradualmente à medida que o sol se move.

(C) Ela desaparece completamente ao meio-dia.

(D) Ela é mais escura durante a aurora.

QUESTÃO 4

Reflita sobre o que a poesia sugere sobre a natureza das sombras na vida. Após, assinale a alternativa correta.

a) As sombras são sempre escuras e misteriosas.

b) As sombras são imutáveis e estáticas.

c) As sombras refletem os diferentes momentos do dia.

d) As sombras são mais fortes durante a noite do que durante o dia.

QUESTÃO 5

Com a ajuda de um adulto, pesquise sobre o relógio solar e o gnômon (clique aqui para baixar o anexo – imagem do relógio solar).

Após, ilustre um relógio solar e retrate a sombra do gnômon marcando 14 horas. 

QUESTÃO 6

As sombras ocorrem graças ao movimento da Terra e da luz solar.

Escolha um objeto em sua casa que faça sombra, podendo ser uma árvore, um poste, sua casa, etc. Durante os horários especificados abaixo, retrate a sombra observada. Capriche ao máximo! Tente ser preciso (a).

SAIBA MAIS

O uso das sombras vai muito além do que imaginamos! Assista ao vídeo e saiba mais.

Canal Prof.ª Danielle Assis. “Teatro de Sombras”. Disponível em: <https://youtu.be/Oa0L1zP5zGQ>. Acesso em 09, ago. 2023.

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduação:
– Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo 

Pós-graduação:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação
– Docência Universitária
– Psicopedagogia Institucional e Clínica
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Habilidade:(F04CI09-A) Verificar as formas variadas das sombras de objetos, utilizando o Sol como fonte de luz, em diferentes horários do dia, relacionando as formas ao movimento da Terra em relação ao Sol.
Referências:CONSTRUÇÃO DE UM RELÓGIO SOLAR. UFRGS, 2022. Disponível em: <https://ppgenfis.if.ufrgs.br/mef008/arquivos/relsol.html/>. Acesso em: 09, ago. 2023.

FORMAÇÃO DA SOMBRA E DA PENUMBRA, Brasil Escola Uol, 2022. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/fisica/sombra-penumbra.htm>. Acesso em: 09, ago. 2023.
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)