Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 4º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Identifique na poesia “Sombra” e após reescreva os versos que retratam a sombra do meio-dia.
QUESTÃO 2
De acordo com o poema, a sombra do meio-dia é larga, curta, ou praticamente nula? Por quê?
QUESTÃO 3
Assinale a alternativa que representa a principal característica da sombra.
(A) Ela permanece constante ao longo do dia.
(B) Ela aumenta gradualmente à medida que o sol se move.
(C) Ela desaparece completamente ao meio-dia.
(D) Ela é mais escura durante a aurora.
QUESTÃO 4
Reflita sobre o que a poesia sugere sobre a natureza das sombras na vida. Após, assinale a alternativa correta.
a) As sombras são sempre escuras e misteriosas.
b) As sombras são imutáveis e estáticas.
c) As sombras refletem os diferentes momentos do dia.
d) As sombras são mais fortes durante a noite do que durante o dia.
QUESTÃO 5
Com a ajuda de um adulto, pesquise sobre o relógio solar e o gnômon (clique aqui para baixar o anexo – imagem do relógio solar).
Após, ilustre um relógio solar e retrate a sombra do gnômon marcando 14 horas.
QUESTÃO 6
As sombras ocorrem graças ao movimento da Terra e da luz solar.
Escolha um objeto em sua casa que faça sombra, podendo ser uma árvore, um poste, sua casa, etc. Durante os horários especificados abaixo, retrate a sombra observada. Capriche ao máximo! Tente ser preciso (a).
SAIBA MAIS
O uso das sombras vai muito além do que imaginamos! Assista ao vídeo e saiba mais.
Canal Prof.ª Danielle Assis. “Teatro de Sombras”. Disponível em: <https://youtu.be/Oa0L1zP5zGQ>. Acesso em 09, ago. 2023.
Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduação: – Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo Pós-graduação: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação – Docência Universitária – Psicopedagogia Institucional e Clínica – Neuropedagogia Aplicada à Educação |
Componente Curricular: | Ciências da Natureza |
Habilidade: | (F04CI09-A) Verificar as formas variadas das sombras de objetos, utilizando o Sol como fonte de luz, em diferentes horários do dia, relacionando as formas ao movimento da Terra em relação ao Sol. |
Referências: | CONSTRUÇÃO DE UM RELÓGIO SOLAR. UFRGS, 2022. Disponível em: <https://ppgenfis.if.ufrgs.br/mef008/arquivos/relsol.html/>. Acesso em: 09, ago. 2023. FORMAÇÃO DA SOMBRA E DA PENUMBRA, Brasil Escola Uol, 2022. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/fisica/sombra-penumbra.htm>. Acesso em: 09, ago. 2023. |
Documento norteador: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO) |