You are currently viewing Ciências da Natureza: SISTEMA NERVOSO HUMANO

Ciências da Natureza: SISTEMA NERVOSO HUMANO

Esta videoaula de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. Foi veiculada na TV no dia 12/10/2021 e aqui no Portal Conexão Escola, está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na videoaula de hoje, você conhecerá a unidade funcional e estrutural do sistema nervoso, os neurônios; assim como os órgãos que o compõe, relacionando-os às funções desempenhadas por esse sistema. E ainda compreenderá o que são drogas e como elas afetam o sistema nervoso e o organismo humano como um todo.

Fonte: pixabay.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA SISTEMA NERVOSO HUMANO

Ciências da Natureza – 7º Ano – Ensino Fundamental – Professora Mariana Araguaia

Na videoaula acima, aprendemos que o sistema nervoso é responsável pela percepção do ambiente interno e externo; interpretação desses estímulos e, finalmente, a produção de respostas a eles. Para tal, células especializadas denominadas neurônios transmitem tais informações ao longo de todo o corpo, pelos impulsos nervosos. Identificamos que o sistema nervoso constitui-se pelo encéfalo, medula espinal e gânglios nervosos, sendo os dois primeiros protegidos pela caixa craniana e coluna vertebral, respectivamente. Refletimos acerca dos problemas acarretados pelas drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, tais como a dependência (física e química), e os sintomas típicos da abstinência, que é a falta da substância em questão no organismo. Também foi sabido como elas interferem no funcionamento do sistema nervoso: retardando, acelerando ou distorcendo a percepção do ambiente.

ATIVIDADE 1

Agora que você assistiu à videoaula e conheceu as características, funções e estruturas que compõem o sistema nervoso humano, realize a atividade em forma de jogo disponibilizada no link abaixo. Atenção! para que seu professor possa acompanhar o seu aprendizado e fazer as devidas correções, ao final da atividade você deverá clicar em “show answers” e tirar um print ou uma fotografia das suas respostas. Outra opção é copiar no seu caderno de Ciências cada uma das perguntas, com suas respectivas respostas, apresentadas no “show answers”. Ok?!

Sistema Nervoso Humano – Find the match (wordwall.net)

ATIVIDADE 2

Compreender o funcionamento do sistema nervoso é importante para nos compreendermos melhor, tendo consciência daquilo que pode favorecer ou prejudicar o nosso organismo e, portanto, a nossa qualidade de vida. Nesse sentido, responda em seu caderno:

• Por que as drogas podem prejudicar a nossa integridade?
  • Qual é a diferença entre droga lícita e ilícita? Dê um exemplo de cada.
  • Na sua opinião, os danos que as drogas lícitas causam são maiores, menores ou iguais aos provocados pelas drogas ilícitas? Explique a sua resposta.

ATIVIDADE 3

É sabido que o uso do cinto de segurança pode reduzir as chances de uma pessoa ir a óbito ou sofrer lesões graves em acidentes automobilísticos. A Lei 9.503, de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, tornou obrigatório, para todos os passageiros, o uso do cinto de segurança e o uso de encostos de cabeça em todos os assentos dos veículos. Tanto uma medida quanto outra possibilitaram a redução de lesões medulares em acidentes de trânsito. Sobre esse assunto, analise o infográfico, leia o texto adaptado e estude a reportagem da revista Super Interessante, de autoria de Julia Moióli, que estão disponibilizados abaixo:

INFOGRÁFICO

TEXTO ADAPTADO

REPORTAGEM

ATIVIDADE 4

Agora, em consonância com o que foi estudado até aqui, faça um folheto informativo de acordo com um dos temas:

Tema 1 – As causas e tipos de paralisia causados por lesões sérias na coluna;

Tema 2 – Medidas eficazes e devem ser garantidas para que pessoas com deficiência física possam ter assegurado seu direito de ir e vir;

Tema 3 – Lesões medulares causadas por acidentes automobilísticos e medidas de prevenção;

Esse material pode ser feito no seu caderno, em uma folha branca ou digitalmente. Veja um exemplo de folheto informativo digital, postado no Instagram da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia:

Use sua criatividade e, se possível, divulgue o seu folheto nas suas redes sociais, marcando o perfil da @smegoiania! Informação segura pode salvar vidas. Faça a sua parte. Bom trabalho!

ATIVIDADE 5

Como você pôde perceber na questão 02, nossa medula espinal está situada no interior das nossas vértebras que, por sua vez, compõem a nossa coluna vertebral. Nesse sentido, que tal saber mais sobre a coluna vertebral, os tipos de desvios posturais e formas de cuidar dessa estrutura corporal? Leia com muita atenção o texto de Vanessa Sardinha:

Coluna vertebral – Escola Kids (uol.com.br)

Quais cuidados com a coluna citados no texto você realiza? Converse com seus familiares sobre esse assunto e tentem adotar essas medidas de autocuidado. Lembre-se, caso haja dores e desconfortos persistentes, procure orientação médica.

Até a próxima aula!

Referencial Bibliográfico CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá mais Ciências. 1ª edição. São Paulo: Moderna, 2018.
 HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências. 1ª edição. São Paulo: FTD, 2018.

Componente CurricularHabilidades
Ciências da NaturezaEstruturante:
(EF06CI07-C) Relacionar e justificar o papel do sistema nervoso à coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise das estruturas básicas e das respectivas funções.
Complementar:
(EF06CI09-B) Reconhecer diferentes necessidades especiais de acessibilidade, sensoriais, visual e auditiva, e intelectuais, promovendo a inclusão social.
(EF06CI10) Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.