You are currently viewing Ciências da Natureza: SELEÇÃO NATURAL E ARTIFICIAL

Ciências da Natureza: SELEÇÃO NATURAL E ARTIFICIAL

Olá, educando (a)!Esta videoaula de  Ciências da Natureza – para 9º Ano/ Agrupamento I do Ciclo da Adolescência  – foi veiculada na TV no dia 13/05/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Caro educando, como vai?! Você já ouviu falar sobre a “cobra coral verdadeira”? Esse é o nome comumente dado a serpentes da Família Elapidae. Todos esses indivíduos possuem semelhanças entre si, tais como cores chamativas e a presença de dentes especiais capazes de inocular veneno para auxiliar na captura de suas presas, ou para defesa contra predadores. Há também as “falsas corais”, pertencentes a outras famílias de serpentes, incapazes de inocularem veneno. Na videoaula de hoje, você compreenderá que o fato de haver espécies inofensivas muito semelhantes às corais verdadeiras, não é algo que ocorreu intencionalmente, assim como a variedade de espécies que há no planeta.

Fonte: DANIEL HENRIQUE. Seleção natural – animação [PT-BR]. YouTube. Disponível em <https://tinyurl.com/fej2urz3>.

Assista a videoaula abaixo com a temática:  SELEÇÃO NATURAL E ARTIFICIAL

9º ANO – CIÊNCIAS DA NATUREZA

Na videoaula acima, aprendemos que indivíduos de uma determinada espécie podem possuir características que os ajudam a sobreviver em uma determinada condição na qual outros integrantes do grupo, sem essas características, podem não conseguir. 

Percebemos que essas características “vantajosas” podem ser repassadas às próximas gerações através da reprodução, e isso permite com que, ao longo do tempo, possa haver uma população bastante adaptada ao ambiente em que está.

Entendemos que esses processos consistem no que é denominado de seleção natural, e que também há um mecanismo denominado seleção artificial, que é quando a seleção de indivíduos é feita pela espécie humana, intencionalmente.

ATIVIDADE 1

O fato de haver espécies inofensivas muito semelhantes às corais verdadeiras não é algo que ocorreu intencionalmente. O vídeo indicado abaixo, denominado “Seleção natural – animação [PT-BR]”, do canal Daniel Henrique, apresenta indicações sobre o que pode ter ocorrido. Assista-o com muita atenção!

Seleção natural – Link: Seleção natural – animação [PT-BR] – YouTube

Gravado em Língua Inglesa, a descrição desse vídeo possui muitos cognatos, que são palavras que possuem grafia e significado igual ou semelhante àquelas do nosso idioma. Confira essa descrição e identifique os cognatos:

“Meet Lithipodius nulla, a simple creature with a
tendency  to reproduce offspring. Lots of offspring.”

ATIVIDADE 2

Com as explicações do vídeo, podemos refletir sobre o porquê das corais falsas serem parecidas com as corais verdadeiras. Vamos testar sua compreensão? Complete o texto abaixo com as palavras: NATURAL – PREDADORES – SEXUADA – SOBREVIVENTES.

Em relação às falsas corais, certamente houve um longo processo de _______________ de indivíduos, em que aqueles mais parecidos com as corais verdadeiras eram evitados por seus possíveis _______________.

Nesse cenário, os _______________ puderam repassar geneticamente essas características favoráveis à próxima geração, através da reprodução _______________. Nela, metade do material genético vem de cada um dos pais biológicos. Assim ao longo do tempo, pôde haver uma população com essas características cada vez mais predominantes.

Esse processo em que indivíduos podem sobreviver, ou não, fazendo com que a espécie na qual pertencem se torne adaptada de acordo com o contexto do ambiente em que está, é chamado de seleção natural.

ATIVIDADE 3

Será que as girafas sempre tiveram pescoço longo? Quais indivíduos tenderiam a alcançar melhor as copas das árvores para se alimentar, os de pescoço curto ou longo? Como pode ter acontecido o processo de seleção das girafas de pescoço longo? De acordo com as ideias trabalhadas até aqui, faça, no seu caderno, um esquema apresentando sua hipótese, de como pode ter sido esse processo de seleção do pescoço longo das girafas ao longo das gerações.

ATIVIDADE 4

O ser humano também pode atuar na seleção de determinadas características em uma espécie, promovendo a reprodução entre indivíduos com atributos de seu interesse. Veja um exemplo na notícia escrita pela equipe eCycle, no link abaixo:

https://www.ecycle.com.br/component/content/article/62-alimentos/4551-com-manipulacao-genetica-galinhas-dobraram-de-tamanho-desde-os-anos-50.html

Com base no que leu na reportagem e desenvolveu nas atividades anteriores, responda, seu caderno, quais são as semelhanças e diferenças entre a seleção natural e a seleção artificial?


Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Referencial BibliográficoDANIEL HENRIQUE. Seleção natural – animação [PT-BR]. YouTube. Disponível em <https://tinyurl.com/fej2urz3>. Acesso em 22 mar. 2021.  
EQUIPE E-CYCLE. Com seleção artificial, galinhas dobraram de tamanho desde a década de 50. ECycle. Disponível em <https://tinyurl.com/43ufy3vd>. Acesso em 24 mar. 2021.

Componentes CurricularesHabilidades
Ciências da NaturezaEstruturante:(EF09CI11) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.
Língua InglesaComplementares(EF09LI02-A) Compreender e compilar as ideias-chave de textos, charges e outros, tomando notas para desenvolver as competências sociocomunicativas.