You are currently viewing Ciências da Natureza – Minerais, rochas e fósseis

Ciências da Natureza – Minerais, rochas e fósseis

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental.


Imagem 1. OLIVEIRA, Vitor. Wikimedia Commons. Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Santu%C3%A1rio_do_Endov%C3%A9lico_de_Rocha_da_Mina_-_Portugal_(26827752021).jpg. Acesso em 05/05/2023.

MINERAIS, ROCHAS E FÓSSEIS

Nosso planeta, Terra, não tem esse nome por um acaso: parte significativa dele apresenta regiões continentais, de “terra firme” – embora na atualidade saibamos que a maioria de sua superfície é constituída por água. Vivemos, portanto, sobre rochas que, por sua vez, são aglomerados naturais de minerais, do mesmo tipo ou não. Eles são compostos químicos naturais que apresentam estruturas cristalinas únicas e podem ser encontrados em diferentes formas e tamanhos. Alguns exemplos de minerais comuns incluem quartzo, feldspato, mica e calcita.

As rochas, por sua vez, são formadas pela união de um ou mais minerais. Existem três tipos principais de rochas: ígneas, sedimentares e metamórficas. As rochas ígneas se formam a partir do resfriamento e solidificação do magma ou lava, as sedimentares se formam a partir da deposição e compactação de sedimentos, e as metamórficas se formam a partir da transformação de outras rochas devido a altas temperaturas e pressão.

Uma das coisas interessantes sobre as rochas é que elas podem conter fósseis – restos de seres vivos que viveram milhões de anos. Os fósseis são encontrados principalmente em rochas sedimentares, que se formam a partir da deposição de sedimentos em lagos, rios e oceanos. Quando um organismo morre e é rapidamente coberto por sedimentos, ele pode ser preservado em detalhes na rocha. Os fósseis são ferramentas importantes para entender a evolução da vida na Terra e como os seres vivos mudaram ao longo do tempo.

Além disso, a presença de certos minerais e rochas pode indicar a presença de recursos naturais valiosos, como petróleo, gás natural e metais preciosos. A mineração é uma atividade importante em muitas partes do mundo, e a identificação e esses recursos dependentes do conhecimento sobre os minerais e rochas que os contêm.

Em suma, a relação entre minerais, rochas e fósseis é fundamental para entender a geologia da Terra e como ela mudou ao longo do tempo. Os minerais são a base das rochas, que por sua vez podem conter fósseis que ajudam a entender a história da vida na Terra. Além disso, a presença de certos minerais e rochas pode indicar a presença de recursos naturais valiosos.

QUESTÃO 1

“São materiais geralmente sólidos, homogêneos e de ocorrência natural”. Essa definição é das/dos
(A) minerais.
(B) minérios.
(C) solos.
(D) rochas.

QUESTÃO 2

Minerais e rochas de importância econômica são
(A) rochas.
(B) solos.
(C) minérios.
(D) estalactites.

QUESTÃO 3

As rochas de origem vulcânica são denominadas
(A) metamórficas.
(B) sedimentares.
(C) magmáticas.
(D) huminíferas.

QUESTÃO 4

Rochas formadas por outras rochas, ou mesmo por partes duras de seres vivos, são denominadas
(A) metamórficas.
(B) sedimentares.
(C) magmáticas.
(D) huminíferas.

QUESTÃO 5

Rochas formadas em condições intensas de pressão e temperatura são denominadas
(A) metamórficas.
(B) sedimentares.
(C) magmáticas.
(D) huminíferas.


Agora que você já fez a sua atividade, que tal realizá-la na forma de jogo?

Acesse: http://gg.gg/rochas-_-minerais


QUESTÃO 6

É sabido que nosso país possui diversas reservas minerais, situadas em especial no Estado do Pará. Os minérios são encontrados em diversos bens de consumo. No nosso país, os minérios mais extraídos e comercializados são o alumínio, cobre, estanho, ferro, manganês, nióbio, níquel e ouro. A comercialização de minérios, portanto, contribui para a economia do país. Observe os elementos visuais abaixo:

Imagem 2. MALAR, João Pedro. Faturamento do setor de mineração do Brasil sobe 62% em 2021, diz levantamento. CNN Brasil. Disponível em https://www.cnnbrasil.com.br/economia/faturamento-do-setor-de-mineracao-do-brasil-sobe-62-em-2021-diz-levantamento/. Acesso em 05/05/2023.

O processo de extração de minérios não é tão simples como pode parecer, e envolve diversos pontos a serem observados – desde a exploração da mão-de-obra às modificações de paisagens, contaminações e tensões envolvendo comunidades locais e/ou tradicionais. Para aprofundar um pouco mais nesse tema, escolha um dos minérios citados nessa questão. Discorra sobre esse tema.

QUESTÃO 7

Analise a seguir o título, lide e imagem da notícia do site G1:

Imagem 3. Notícia G1. Disponível em https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2023/02/14/condominio-dos-dinossauros-quase-300-fosseis-sao-encontrados-em-obras-de-conjunto-habitacional-no-interior-de-mg.ghtml. Acesso em 03/03/2023.

Por que é viável a possibilidade de fósseis serem encontrados em rochas sedimentares, e inviável no caso das rochas magmáticas e metamórficas? Explique indicando como se dá a formação de cada um desses tipos de rochas.

SAIBA MAIS

As rochas sedimentares são tão interessantes! São nelas que encontramos os fósseis e, além, disso, há rochas sedimentares formadas a partir de fragmentos de conchas, carapaças ou mesmo corais – como o calcário. Que tal conhecer mais curiosidades sobre o calcário? Assista ao vídeo da professora Mariana Araguaia para conhecer as estalactites e estalagmites!

Canal Mariana Araguaia “Estalactites e estalagmites”. Disponível em <https://youtu.be/v9Ntufjrpzw>. Acesso em fev. 2022.
Autoria:Mariana Araguaia
Formação:Ciências Biológicas
Componente curricular:Ciências da Natureza
Habilidade:(EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis às rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
Referências:FIOCRUZ. Centenas de famílias de comunidade tradicionais são atingidas pela mineração em Minas Gerais e no Espírito Santo. Mapa de Conflitos. Disponível em <https://mapadeconflitos.ensp.fiocruz.br/conflito/mg-centenas-de-familias-de-comunidade-tradicionais-sao-atingidas-pela-mineracao-em-minas-gerais-e-no-espirito-santo/>. Acesso em 10/02/2022.  

BRASIL. Rochas sedimentares. Geociências USP. Disponível em <https://tinyurl.com/27yjakps>. Acesso em fev. 2022.

______. O que são rochas? Museu Virtual de Solos, Rochas e Minerais – UFPEL. Disponível em <https://wp.ufpel.edu.br/museudesolosrochaseminerais/rochas/>. Acesso em fev. 2022.

CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais. Acesso em 08/04/2024.

______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: . Acesso em 08/04/2024.

HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p.

NORONHA, Carina. Os principais minérios do Brasil. Blog Jazida. Disponível em <https://blog.jazida.com/os-principais-minerios-do-brasil>. Acesso em fev. 2022.

QUEIROZ, Layza; REIS, Lethicia; VIEIRA, Larissa. A luta dos povos indígenas, quilombolas e de comunidades tradicionais frente à mineração. Coletivo Margarida Alves. Disponível em <https://tinyurl.com/rbtvuuh9>. Acesso em fev. 2022.