You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – RECONHECER E REPRODUZIR DIFERENTES SONS

CIÊNCIAS DA NATUREZA – RECONHECER E REPRODUZIR DIFERENTES SONS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

JOÃOZINHO E SEUS AMIGOS – E A DESCOBERTA DOS SONS

Joãozinho era um menino curioso e aventureiro, que gostava de desvendar os mistérios da natureza. Em um dia ensolarado, ele decidiu explorar os sons ao seu redor e descobrir como eles eram produzidos. Com muita curiosidade, ele começou a bater em diferentes objetos e percebeu que cada um produzia um som diferente.

A partir dessas experimentações, Joãozinho descobriu que os sons eram produzidos pela vibração dos objetos e que havia variáveis que influenciavam na produção do som, como a matéria e a forma dos objetos. Ele ficou fascinado com suas descobertas e decidiu compartilhá-las com seus amigos.

Com a ajuda de Joãozinho, seus amigos também começaram a explorar os sons ao seu redor, e juntos passaram a se divertir descobrindo os mistérios dos sons e aprendendo mais sobre a natureza.

Essa história nos ensina a importância da curiosidade e da exploração para o aprendizado. Ao prestar atenção nos sons ao nosso redor e descobrir como eles são produzidos, podemos aprender muito sobre a natureza e outras curiosidades. Além disso, essa história nos mostra a importância de compartilhar conhecimento e experiências com os outros, para que todos possam aprender e crescer juntos.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

FONTE: A DESCOBERTA DOS SONS – ACERVO PESSOAL – PRODUZIDA NO CANVA

QUESTÃO 1

De acordo com a história, como era Joãozinho?

QUESTÃO 2

O que Joãozinho decidiu fazer num dia ensolarado? Assinale as alternativas corretas.

(A) Decidiu jogar futebol com seus amigos.

(B) Decidiu explorar os sons ao seu redor.

(C) Decidiu descobrir como os sons eram produzidos.

(D) Decidiu tomar banho de piscina, pois estava muito calor.

QUESTÃO 3

Como Joãozinho percebeu que cada objeto emitia um som? O que ele descobriu com seus experimentos? Sublinhe as alternativas corretas.

(A) Ele começou a bater em diferentes objetos e percebeu que cada um produzia um som diferente

(B) Joãozinho começou a prestar atenção em sua voz.

(C) Joãozinho descobriu que os sons eram produzidos pela vibração dos objetos e por suas variáveis.

(D) Joãozinho descobriu que os sons eram únicos e iguais.

QUESTÃO 4

HORA DO EXPERIMENTO – COM SUPERVISÃO DE UM ADULTO:

Encha com água, três garrafas de vidro, em diferentes quantidades.

Bata nas garrafas cheias, com uma colher de pau, e observe as diferenças que há nos sons produzidos.

Agora responda através de uma ilustração: O que fez com que os sons fossem emitidos de forma diferente em cada garrafa?

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduação:
– Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo

Pós-graduação:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação
– Docência Universitária
– Psicopedagogia Institucional e Clínica
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF03CI01A/D) Reconhecer e produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno.
Referência (s):COELHO, Geslie. Ciências, Vivências e Descobertas, 3º ano. 1 ed. São Paulo: FTD, 2012.

NORONHA, Maria Eduarda e SOARES, Maria Luiza. Construindo e Aprendendo: Manual do Educador, Ciências – 3º ano. Ensino Fundamental. Recife: Editora Construir.

O QUE É SOM?, Mundo Educação, UOL, 2023. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/o-que-som.htm#:~:text=O%20som%20%C3%A9%20produzido%20por,fonte%20que%20produz%20as%20vibra%C3%A7%C3%B5es.>. Acesso em: 07, fev. 2023.

PESSOA, Karina e FAVALLI, Leonel. Novo Pitanguá Ciências. 3º Ano. Ensino Fundamental Anos Iniciais. Editora Moderna.
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)