You are currently viewing Ciências da Natureza: RADIOATIVIDADE

Ciências da Natureza: RADIOATIVIDADE

Olá, estudante! Esta videoaula de Ciências da Natureza – para 9º Ano/Agrupamento I do Ciclo da Adolescênci– foi veiculada na TV no dia 16/09/2021 (Quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na videoaula de hoje aprenderemos sobre as radiações, em especial as do tipo ionizante, compreendendo o que é, tipos, aplicações e cuidados relacionados. Explicaremos sobre o Césio-137 e o maior acidente radioativo do Brasil provocado por ele, ocorrido na Cidade de Goiânia no ano de 1987.

Fonte: pixabay.com

Assista à videoaula abaixo com a temática RADIOATIVIDADE

9º ano – Ciências da Natureza – Professora Mariana Araguaia

Na videoaula acima, compreendemos que a radiação está relacionada à emissão e propagação de energia, e que ela está bastante presente na vida humana, como aquecer um alimento no micro-ondas ou fazer uma radiografia. Percebemos que as radiações, em especial as do tipo ionizantes, requerem cuidados no que tange ao tempo de exposição e uso de proteções especiais, uma vez que podem provocar mal estar, queimaduras, mutações gênicas e até mesmo o desenvolvimento de tumores.

Estudamos alguns episódios referentes ao acidente com o Césio-137, em Goiânia, no ano de 1987, onde percebemos que a extensão desse problema se deu em especial, pelo desconhecimento dos envolvidos, diretos e indiretos, a respeito dos cuidados e efeitos inerentes à radioatividade.

ATIVIDADE 1

Na videoaula anterior da professora Mariana Araguaia, você estudou sobre a matéria, elementos químicos e estrutura do átomo. Já na de hoje, foi possível conhecer aspectos relacionados às radiações, à radioatividade e ao acidente com o Césio-137, ocorrido em Goiânia. Com base no que aprendeu, e consultando a imagem indicada abaixo, copie as alternativas, marcando com “x” naquela que é incorreta:

ATIVIDADE 2

O acidente radiológico em Goiânia ocorreu com um isótopo radioativo: o Césio-137.  Veja a definição de “isótopo radioativo”:

Disponível em <https://www.infoescola.com/quimica/isotopos-radioativos>

Baseado na videoaula da Professora Mariana e de acordo com a definição do que é um isótopo, responda em seu caderno se o Césio-137 possui o mesmo número de massa que o elemento químico Césio, da atividade 01. Explique a sua resposta.

ATIVIDADE 3

Na quinta coleção da revista Cadernos de TC, da Universidade Evangélica, a arquiteta Adriana Mª Almeida Porto Lima desenvolveu um material muito rico sobre o acidente envolvendo o Césio-137. Confira algumas das imagens ali apresentadas:

Agora, escreva em seu caderno, um texto relatando o que para você foi mais surpreendente em relação ao acidente radiológico que ocorreu em Goiânia, com o Césio-137.

ATIVIDADE 4

Apesar do acidente na capital de Goiás, pudemos perceber que o Césio também é considerado em uma extensa possibilidade de usos e aplicações. Para saber mais sobre esse assunto, assista ao vídeo abaixo, da professora Rafaela Lima, do Canal Futura:

Disponível em: Radiação a serviço da Saúde – Ciências – 9º ano – Ensino Fundamental – YouTube

Agora, no seu caderno de Ciências, explique se radiação é algo positivo ou danoso. Justifique sua resposta.


Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Referencial BibliográficoCARDOSO, Mayara. Isótopos radioativos. InfoEscola. Disponível em <https://www.infoescola.com/quimica/isotopos-radioativos/>. Acesso em ago 21.
Fantástico. Césio 137: o mais grave acidente radioativo do Brasil completa 30 anos. Globoplay. Disponível em <https://globoplay.globo.com/v/6123510/>. Acesso em ago 21.
GRASSI, Giovanni; FERRARI, Paulo Celso. A Linguagem dos Quadrinhos no Estudo da Radioatividade no Ensino Médio: o acidente com o césio 137 em Goiânia, 20 anos depois. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009, Vitória. Disponível em <https://tinyurl.com/jnbmp9z6>. Acesso em ago 21.
PAPPON, Thomas. Como césio-137 em Goiânia pôs Brasil no mapa de piores acidentes radioativos do mundo. BBC News. Disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/geral-45783343>. Acesso em ago 21.
PTable. Disponível em <https://ptable.com/?lang=pt#>. Acesso em ago 21.
SME Goiânia. GERPRO-Educação Ambiental em Rede-Átomo, tabela periódica, alguns elementos químicos e meio ambiente. YouTube. Disponível em <https://youtu.be/kplvZCTbBxg>. Acesso em ago 21.

Componente CurricularHabilidades
Ciências da NaturezaEstruturante: (EF09CI06-B) Analisar informações sobre o acidente com o Césio-137, ocorrido em Goiânia, discutir as causas e consequências.
Complementar: (EF09CI06-C) Reconhecer a importância da radioatividade e as medidas de proteção radiológica.