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Ciências da Natureza – Ecossistemas brasileiros

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 7º ano dos anos finais do Ensino Fundamental.


Imagem 1. CC0 DOMÍNIO PÚBLICO. Natureza. PXHere. Disponível em https://pxhere.com/es/photo/770239. Acesso em 30/06/2023.

A biodiversidade brasileira é notável, apresentando diversos ecossistemas com características únicas. O país é lar de seis domínios morfoclimáticos principais, cada um com suas particularidades: Amazônico, do Cerrado, Atlântico, das Caatingas, das Araucárias e das Pradarias, além das faixas de transição como o Pantanal, a Mata de Cocais e o Agreste.

O domínio Amazônico é conhecido mundialmente por sua imensidão e exuberância. Caracterizado por sua floresta tropical densa e úmida, possui uma quantidade impressionante de água, já que é banhado pelo rio Amazonas e seus afluentes. O solo é relativamente pobre em nutrientes, sendo a fertilidade sustentada pela composição rápida da matéria orgânica. 

Já o Cerrado, caracterizado por suas árvores baixas e vegetação mais aberta, possui um clima com estações bem definidas. A quantidade de água varia de acordo com a época do ano, com períodos de seca e chuvas intensas. O solo é conhecido pela alta acidez. As plantas do Cerrado têm controle de resistência ao fogo, que é um evento comum nesse ecossistema. 

Na região do domínio Atlântico, a paisagem é marcada por formações florestais que variam desde a Mata Atlântica até a vegetação de restinga. A quantidade de água é elevada, com chuvas regulares ao longo do ano. O solo é mais fértil em comparação ao da Amazônia e Cerrado.

No sertão nordestino, encontramos o domínio das Caatingas, caracterizado por longos períodos de seca e escassez de água. O solo é seco e pedregoso. As plantas são geralmente resistentes à falta de água, como o mandacaru e o xique-xique.

Na região Sul, o domínio das Araucárias é marcado pela presença de árvores altas e coníferas. O clima é temperado e úmido, favorecendo o desenvolvimento de uma flora diversificada. 

Por fim, nas Pradarias, também conhecidas como Pampas, encontramos extensas áreas de campos com vegetação rasteira. O clima é temperado e úmido, com uma quantidade moderada de água ao longo do ano. O solo é fértil e propício para a pecuária. 

Em comparação com outros ecossistemas globais, a biodiversidade dos ecossistemas brasileiros se destaca, abrigando uma grande variedade de espécies vegetais e animais. A quantidade de água e o tipo de solo em cada região relacionam-se diretamente à flora e a fauna específicas de cada domínio, desenvolvidas em condições únicas ao longo do tempo.

É fundamental compreender que a relação entre todas as formas de vida é interdependente, e a conservação desses ambientes é essencial.

QUESTÃO 1

Domínios morfoclimáticos são áreas geográficas que apresentam um bioma predominante, com suas típicas características relacionadas ao solo, relevo, clima, vegetação, animais e demais seres vivos. No Brasil, há seis domínios morfoclimáticos e também de áreas de transição entre eles. Observe a imagem:

Imagem 2: JEANJPAC. 5 Dominios Moforclimaticos. Wikimedia Commons. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:15_Dominios_Moforclimaticos.jpg>. Acesso em 30/06/2023. (Adaptado).

Áreas de transição A, B e C do mapa, são, respectivamente

(A) Pantanal, Mata de Cocais e Agreste.
(B) Agreste, Pantanal e Mata de Cocais.
(C) Mata de Cocais, Agreste e Pantanal.
(D) Pantanal, Agreste e Caatinga.

QUESTÃO 2

Qual é o nome do bioma predominante da região em que você vive? Quais são as suas principais características em relação à paisagem, disponibilidade de água, tipo de solo e clima?

QUESTÃO 3

Leia abaixo um dos conceitos de “savana”:

“Definição 4: tipo de vegetação freqüente em países tropicais, cujo clima comporta uma estação seca. Sua característica fisionômica dominante é dada por um “estrato de graminóides” (“elatigraminetum”), ao qual pode acompanhar, mais ou menos abundantemente, ervas perenes, subarbustos, arbustos e até árvores (Font-Quer, 1985).“

Fonte: WALTER, Bruno Machado Teles. Fitofisionomias do bioma Cerrado: síntese terminológica e relações florísticas. 2006. 389p. Pós-graduação em Ecologia (tese) – Universidade de Brasília, Brasília, 2006. p. 29.

Podem ser considerados savanas os seguintes biomas brasileiros:

(A) Mata Atlântica e Cerrado.
(B) Cerrado e Caatinga.
(C) Caatinga e Amazônia.
(D) Amazônia e Pradarias.

QUESTÃO 4

Alguns biomas brasileiros são considerados patrimônio nacional, em consonância com o 4º parágrafo do Artigo 225 da Constituição Federal, de 1988:

Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.

§ 4º A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.

Fonte: BRASIL. Artigo 225 da Constituição Federal de 1988. JusBrasil. Disponível em <https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10645661/artigo-225-da-constituicao-federal-de-1988>. Acesso em 30/06/2023.

A) Na sua opinião, a ausência de todos os biomas brasileiros enquanto patrimônio, na Constituição Federal, torna alguns mais desprotegidos que outros? Justifique sua resposta.

B) Em duplas, escrevam um breve manifesto direcionado à população apontando a urgência de se proteger todos os nossos ecossistemas. Para tal, busquem argumentos consistentes, como dados estatísticos.

QUESTÃO 5

Nos ecossistemas, ocorrem relações intraespecíficas (entre indivíduos da mesma espécie) e interespecíficas (entre indivíduos de espécies diferentes). Considere um ecossistema aquático de água doce ou água salgada e crie uma teia alimentar envolvendo algumas espécies encontradas ali.

SAIBA MAIS

A qualidade de vida humana e a qualidade ambiental estão intimamente relacionadas. Afinal, a espécie humana não só faz parte da natureza como tem significativa capacidade de modificar os ambientes naturais e urbanizados. No vídeo a seguir, a professora Mariana Araguaia abordará sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Que tal conhecê-los?

Canal Mariana Araguaia “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. Disponível em https://youtu.be/-QuwK2LdH14. Acesso em ago. 2022.

AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componente curricularCiências da Natureza
Habilidade(GO-EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros e compará-los com outros ecossistemas globais quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
ReferênciasBRASIL. Biomas. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em https://antigo.mma.gov.br/biomas.html. Acesso em 30/06/2023.

______. Patrimônio Mundial Cultural e Natural. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Disponível em http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/29. Acesso em 30/06/2023.
CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p. Acesso em 30/06/2023.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais. Acesso em Acesso em 30/06/2023.

______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: . Acesso em Acesso em 30/06/2023.

HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 7º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p. Acesso em 30/06/2023.

MARTIN. José Guilherme P. Coisas de Cerrado. Unesp, Campus Botucatu. Disponível em https://www2.ibb.unesp.br/departamentos/Educacao/Trabalhos/coisasdecerrado/OPROJETO/oprojeto.htm. Acesso em 30/06/2023.

MAZETTO, Marcela. Agreste: o que é, localização, economia e mais. Gestão educacional. Disponível em https://www.gestaoeducacional.com.br/agreste-localizacao-economia. Acesso em 30/06/2023.

PIVETTA, Marcos. Os mamíferos da discórdia. Pesquisa Fapesp. Disponível em https://revistapesquisa.fapesp.br/os-mam%C3%ADferos-da-disc%C3%B3rdia. Acesso em jun 2021.