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Ciências da Natureza – Cinco sentidos

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental.


Imagem 1. ARAGUAIA, Mariana. Olho de Isis. Acervo pessoal. Fotografado em 29/04/2024.

CINCO SENTIDOS

Nós, seres humanos, por sermos multicelulares, somos dotados de vários órgãos. associados em sistemas. Alguns deles relacionam-se a um dos cinco sentidos. Eles permitem que possamos obter informações valiosas sobre o ambiente e interagir com ele de maneira significativa. 

Pela visão, percebemos cores, formas, distâncias e movimentos ao nosso redor. A luz entra nos nossos olhos e estimula as células sensíveis à luz na retina. Essas células transformam a luz em sinais elétricos, que são enviados através do nervo óptico até o cérebro. Lá, esses sinais são processados ​​para formar a imagem que vemos. O sistema nervoso desempenha um papel fundamental nessa transmissão e interpretação da informação visual.

Quando cheiramos algo, pequenas partículas entram em nosso nariz e se ligam aos receptores olfativos. Esses receptores enviam sinais para o bulbo olfatório, no cérebro. Ele processa esses sinais e os encaminha para outras regiões do cérebro, interpretando como cheiros distintos. É

O paladar, em conjunto com o olfato, nos proporciona a experiência gustativa. As papilas gustativas em nossa língua e boca detectam os sabores dos alimentos. Tais informações são enviadas através dos nervos cranianos até o cérebro, onde são interpretados. 

Já a audição auxilia na comunicação e interação com o mundo sonoro. Nela, ondas sonoras atingem nossos ouvidos, propiciando a vibração dos tímpanos. Essas vibrações, transmitidas através de pequenos ossos no ouvido médio, são transformadas em impulsos elétricos pelas células ciliadas no ouvido interno. Em seguida, são conduzidas pelo nervo auditivo até o cérebro e interpretadas como sons distintos. 

Por fim, o tato nos permite sentir texturas, temperaturas e pressão. Receptores sensoriais espalhados por nossa pele detectam essas sensações e enviam sinais nervosos através da medula espinal até o cérebro, onde são processados. 

Em conclusão, os sentidos são portas de entrada para o conhecimento do mundo ao nosso redor. Ao aprendermos sobre esse sistema complexo, podemos desenvolver uma maior consciência do nosso próprio corpo e mente.

QUESTÃO 1

Sabendo que os órgãos dos sentidos captam os estímulos referentes à visão, gustação (ou paladar), tato, olfato e audição, é correto afirmar que:

(A) o paladar relaciona-se ao maior órgão do corpo humano: a pele.
(B) o olfato é o sentido relacionado ao nariz e à percepção de odores.
(C) tato é o sentido que proporciona equilíbrio e percepção dos sons.
(D) visão é o sentido no qual a íris dos olhos recebe e interpreta imagens.

QUESTÃO 2

A) Esquematize dois ou mais neurônios, apresentando suas regiões e o sentido no qual o impulso nervoso percorre entre essas células.

B) Todos os seres vivos possuem sistema nervoso? Justifique a sua resposta.

QUESTÃO 3

Em um experimento simples em sala de aula, a professora Mariana chamou um estudante, Mário, para que fosse até a frente. Utilizando lanterna, ela direcionou a luz para os olhos do adolescente, cuja cor da íris é verde.

A) O que pôde ser observado, em relação à pupila de Mário? Por qual motivo?

B) Faça um desenho esquemático dos olhos do estudante, antes e depois de receber o feixe de luz.

QUESTÃO 4

Maria Fernanda tem rinite alérgica e, por esse motivo, sente frequentemente coceira no nariz, e ele se apresenta obstruído. Qual ou quais sentidos podem ser comprometidos nessa situação? Explique a sua resposta.

(A) olfato porque, nesse caso, somente o nariz se encontra comprometido.
(B) tato e olfato, porque ela pode apresentar alergia na pele, além do nariz.
(C) visão e olfato, porque ela pode apresentar coceira também nos olhos.
(D) olfato, audição e gustação, porque nariz, ouvido e garganta relacionam-se.

QUESTÃO 5

Ao girar rapidamente para o mesmo lado e repentinamente cessar esse movimento, Iris sentiu como se continuasse girando, com um pouco de tontura.

A) Por qual motivo isso ocorreu e qual sentido está relacionado a esse fenômeno?

B) Qual região do corpo está relacionada a esse fenômeno? Qual outro sentido esse órgão é responsável?

C) Ao girar, Iris pôde sentir o vento passando por seu corpo. A qual órgão do sentido esse evento se relaciona e a qual órgão? Cite algumas situações nas quais esse sentido é importante à nossa integridade.


SAIBA MAIS

Que tal realizar um experimento proposto há muito tempo, pelo filósofo John Locke (1623-1704)? A professora Mariana Araguaia apresentará a você a proposição, que poderá ser feita com materiais simples, encontrados na sua casa e até mesmo na escola. Vamos lá? 

Canal Mariana Araguaia. Experimento: tato. Disponível em <https://youtu.be/XK9RUugsd2Q>. Acesso em ago. 2022.
AutoriaMariana Araguaia
FormaçãoCiências Biológicas
Componente curricularCiências da Natureza
Habilidade(EF06CI07-B) Reconhecer, por meio da experimentação, os tipos de informação que são obtidas com o uso da visão, do olfato, do paladar, da audição e do tato, associando-os ao sistema nervoso. 
ReferênciasCAMINHANDO. O Que é Deficiência? Você Sabe? Conhece os Tipos de Deficiência?. Disponível em <https://caminhando.org.br/o-que-e-deficiencia/#:~:text=Defici%C3%AAncia%20sensorial,podem%20entrar%20para%20essa%20categoria.>. Acesso em ago. 22.

CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais. Acesso em 08/04/2024.

______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: . Acesso em 08/04/2024.

HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p.