You are currently viewing Ciências da Natureza – Quais são as estruturas do sistema genital masculino? E do feminino?

Ciências da Natureza – Quais são as estruturas do sistema genital masculino? E do feminino?

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental.

É atribuída a Sócrates, um importante pensador grego, a seguinte frase: “conhece-te a ti mesmo e conhecerá o universo e os deuses”. Considerando o contexto social e histórico, uma vez que a Grécia Antiga era politeísta, tal frase indica que é a partir de nós mesmos, do conhecimento que temos de nós mesmos, é que somos capazes de compreender o que está ao nosso redor. Nesse sentido, conhecer sobre o sistema genital nos ajuda a compreender o início da nossa própria vida – e por conseguinte, o nosso universo particular.  

Vamos refletir sobre esse tema?

QUESTÃO 1

O sistema genital masculino relaciona-se, em especial, à produção de hormônios, como a testosterona, e dos gametas masculinos – os espermatozoides. Observe o desenho esquemático abaixo:

Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Male_anatomy_pt.svg>. Acesso em ago. 22.

A) Circule o local em que os espermatozoides são produzidos.

B) Faça um quadrado na região em que os espermatozoides são armazenados e completam seu desenvolvimento.

C) Marque com um “x” nas glândulas sexuais acessórias.

QUESTÃO 2

É no sistema genital feminino que estão os ovócitos, que são as células reprodutivas femininas, e onde eles passam por processo de maturação. Ali, também, ocorre a produção de hormônios, especialmente a progesterona e estrógeno. Observe o desenho esquemático abaixo:

A) Em qual dessas regiões os ovócitos se tornam maduros?

B) Em qual região ocorre, geralmente, a fecundação?

C) Em qual órgão o sangue menstrual é formado? E por onde ele é expelido?

QUESTÃO 3

Observe as estruturas apresentadas nos desenhos esquemáticos das questões 1 e 2. Identifique aquelas que estão presentes em ambos e explique a função que possuem.

QUESTÃO 4

A espécie humana se reproduz de forma sexuada. Isso porque, para a formação e o nascimento de um novo indivíduo, é necessária a união entre gameta masculino e  feminino. Essa fecundação se dá de forma interna ou externa? E o desenvolvimento do embrião: onde ocorre?


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-ciencias-da-natureza-8o-ano/


SAIBA MAIS

Você costuma ter responsabilidade com que se relaciona afetivamente? O vídeo a seguir, da professora Mariana Araguaia, conceitua o que é responsabilidade afetiva. Vamos conhecer esse termo?

Canal Mariana Araguaia. “Responsabilidade afetiva”. Disponível em <https://youtu.be/dwy-U9JTuQc>. Acesso em ago. 2022.

Componente CurricularCiências da Natureza
Habilidade(EF08CI08-C) Descrever os componentes do sistema genital, explicando os processos que possibilitam a reprodução humana.

ReferênciasCARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III Ensino Fundamental Anos Finais. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais. Acesso em fev. 2022.
HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018.