Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental

SISTEMA GENITAL HUMANO
Você já ouviu aquela frase “conhece-te a ti mesmo”? Ela foi dita por Sócrates, um filósofo da Grécia Antiga, e quer dizer que, ao entender melhor quem somos, conseguimos entender também o mundo à nossa volta. Quando a gente aprende sobre o próprio corpo, como ele funciona, muda e se desenvolve; damos um passo importante nesse autoconhecimento. E isso inclui conhecer o sistema genital, que é o conjunto de órgãos que torna possível a reprodução humana. Embora ele esteja diretamente ligado à sexualidade e à puberdade, seu papel vai além disso. Assim, entender como começa a vida nos ajuda também a entender um pouco mais sobre a nossa própria história.
Além de ser responsável pela formação de novos indivíduos da nossa espécie, aos hormônios sexuais e à puberdade, o sistema genital faz parte da nossa identidade corporal. No sistema genital masculino, os principais componentes são:
- Testículos: produzem os espermatozoides (gametas, ou células sexuais, masculinas) e o hormônio testosterona.
- Escroto (ou saco escrotal): estrutura que envolve e protege os testículos.
- Epidídimo: local onde os espermatozoides amadurecem e ficam armazenados.
- Canal (ou ducto) deferente: conduz os espermatozoides do epidídimo à uretra.
- Uretra: canal que passa pelo interior do pênis, responsável pela eliminação da urina e também pela condução do sêmen para fora do corpo, durante a ejaculação.
- Pênis: órgão que permite a eliminação da urina e a liberação do sêmen para o meio externo, o que pode ocorrer durante uma relação sexual com penetração.
- Próstata: representa cerca de 25% a 30% do volume total do sêmen. Produz um líquido levemente alcalino que protege os espermatozoides do ambiente ácido da vagina e os ajuda a se movimentarem.
- Glândulas (ou vesículas) seminais: responsáveis por cerca de 60% do volume total do sêmen. Produzem um líquido rico em frutose, que nutre os espermatozoides e facilita sua movimentação. Esse líquido também contém substâncias que, em contato com o útero, possibilitam que ele tenha contrações leves, facilitando a subida dos espermatozoides em direção às tubas uterinas.
- Glândulas bulbouretrais: também em pares, secretam um líquido viscoso e lubrificante antes da ejaculação, preparando a uretra e protegendo os espermatozoides do ambiente ácido que pode ter restado da urina.
Quanto ao sistema genital feminino, temos:
- Ovários: glândulas que armazenam, selecionam, maturam e liberam os ovócitos (gametas femininos), na ovulação. Também produzem os hormônios estrogênio e progesterona.
- Tubas uterinas: conduzem o ovócito e costumam ser o local onde ocorre a fecundação.
- Útero: onde o zigoto se desenvolve, dando origem ao embrião e, depois, ao feto durante a gestação.
- Vagina: canal que conecta o útero ao meio externo e pode receber o sêmen durante uma relação sexual com penetração.
A uretra também está presente no corpo feminino, mas tem apenas função urinária, já que os sistemas urinário e genital são separados.
A reprodução ocorre quando o espermatozoide fecunda o ovócito secundário. Após esse processo, forma-se o zigoto, que começa a se dividir e, ao chegar ao útero, precisa se implantar na sua parede, chamada endométrio, para que seja iniciado o desenvolvimento embrionário. Uma curiosidade é que, mesmo com milhões de espermatozoides liberados em uma ejaculação, geralmente apenas um consegue fecundar.
A puberdade costuma ocorrer entre os 9 e 15 anos. Nessa fase, o corpo começa a produzir mais hormônios sexuais, o que causa várias mudanças físicas e emocionais, como o crescimento dos seios, surgimento de pelos, mudanças na voz e início da menstruação ou das ejaculações. Essas mudanças fazem parte do amadurecimento do sistema genital.
Conhecer sobre o corpo humano é muito importante para que possamos cuidar da saúde, identificando o que pode necessitar de orientação médica; fazer escolhas com mais responsabilidade, evitando gravidez não planejada e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs); e respeitar a diversidade, pois cada pessoa vive sua sexualidade de forma única, e nem toda relação tem como objetivo a reprodução.
Assista ao vídeo “Siatema Genital humano”:
RESPONDA ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
O sistema genital masculino relaciona-se, em especial, à produção de hormônios, como a testosterona, e dos gametas masculinos: os espermatozoides. Observe o desenho esquemático abaixo:

A) No desenho, faça um quadrado ao redor da região em que os espermatozoides são produzidos.
B) Agora, circule o local onde está a estrutura responsável por armazenar e amadurecer os espermatozoides.
C) Finalmente, marque com um “x” a uretra.
QUESTÃO 2
É no sistema genital feminino que estão os ovócitos, que são as células reprodutivas femininas, e onde eles passam por processo de maturação. Ali, também, ocorre a produção de hormônios, especialmente a progesterona e estrógeno. Observe o desenho esquemático da próxima página e, para cada pergunta (A, B e C), responda por escrito e marque no desenho a estrutura em questão.

A) Em qual dessas regiões os ovócitos se tornam maduros?
B) Em qual região ocorre, geralmente, a fecundação?
C) Em qual órgão o sangue menstrual é formado?
D) Por onde o sangue menstrual é expelido?
QUESTÃO 3
Analise as informações a seguir:

A estrutura que está presente em pessoas com sistema genital masculino e também em pessoas com sistema genital feminino, atuando na mesma função em ambos os casos, é o/a:
(A) canal deferente.
(B) uretra.
(C) tuba uterina.
(D) próstata.
QUESTÃO 4
Mesmo com milhões de espermatozoides liberados em uma ejaculação, geralmente apenas um fecunda o ovócito. Isso ocorre principalmente porque:
(A) o muco cervical impede a entrada de muitos espermatozoides no útero.
(B) os espermatozoides se autodestroem antes de chegar à tuba uterina.
(C) o zigoto repele a entrada de mais de um espermatozoide humano.
(D) apenas um de vários espermatozoides pode atravessar o endométrio.
QUESTÃO 5
Karlla fez um exame que revelou uma obstrução em uma das tubas uterinas. Isso pode dificultar a/o:
(A) maturação dos ovócitos dentro dos ovários.
(B) transporte do espermatozoide até o útero.
(C) deslocamento do zigoto até o endométrio.
(D) produção dos hormônios sexuais femininos.
QUESTÃO 6
A função principal das glândulas seminais é:
(A) armazenar espermatozoides maduros até a ejaculação.
(B) produzir um líquido rico em frutose que nutre os gametas.
(C) lubrificar a uretra antes e depois da saída da urina.
(D) neutralizar o pH do estômago durante a fecundação.
QUESTÃO 7
Na reprodução humana, o zigoto se forma:
(A) quando são liberados os hormônios estrogênio e progesterona.
(B) após o espermatozoide fecundar o ovócito, no interior da vagina.
(C) na tuba uterina, após a união dos gametas masculino e feminino.
(D) no interior do útero, antes da implantação no endométrio.
QUESTÃO 8
Associe cada estrutura do sistema genital a um item do cotidiano, criando comparações. Veja um exemplo:

Faça isso com ao menos quatro estruturas, sendo duas masculinas e duas femininas.
QUESTÃO 9
Explique como o conhecimento sobre o sistema genital pode ajudar adolescentes a tomar decisões mais responsáveis em relação à sexualidade. Dê ao menos dois exemplos concretos.
QUESTÃO 10
Elabore um cartaz informativo voltado a adolescentes, com dicas para cuidar da saúde genital. Inclua mensagens curtas, criativas e com desenhos ou colagens
SAIBA MAIS
Você costuma ter responsabilidade com que se relaciona afetivamente? O vídeo a seguir, da professora Mariana Araguaia, conceitua o que é responsabilidade afetiva. Vamos conhecer esse termo?
Autoria: | Prof.ª M.ª Mariana Araguaia |
Formação: | Ciências Biológicas |
Componente Curricular: | Ciências da Natureza |
Objeto(s) de conhecimento: | Sexualidade: Elementos do sistema genital humano |
Habilidades: | (EF08CI08-C) Descrever os componentes do sistema genital, explicando os processos que possibilitam a reprodução humana. |
Referências: | BRASIL. Educação sexual não estimula atividade sexual. Secretaria de Comunicação Social. Disponível em https://www.gov.br/secom/pt-br/fatos/brasil-contra-fake/noticias/2023/08/educacao-sexual-nao-estimula-atividade-sexual. Acesso em 04/08/2025. CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III. Ensino Fundamental – Anos Finais. Disponível em https://tinyurl.com/3zzhn9x7. Acesso em 14/03/2025. ______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em https://tinyurl.com/3zzhn9x7. Acesso em 14/03/2025. HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 89º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018 JIMBO, Masaya. Estrutura do sistema reprodutor masculino. Manual MSD Versão Saúde para a Família. Disponível em https://www.msdmanuals.com/pt/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-masculina/biologia-do-sistema-reprodutor-masculino/estrutura-do-sistema-reprodutor-masculino. Acesso em 04/08/2025. THE Manual’s Editorial Staff. Sistema reprodutor feminino. Manual MSD Versão Saúde para a Família. Disponível em https://www.msdmanuals.com/pt/casa/fatos-r%C3%A1pidos-problemas-de-sa%C3%BAde-feminina/biologia-do-sistema-reprodutor-feminino/sistema-reprodutor-feminino. Acesso em 04/08/2025. |