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Ciências da Natureza – Sistema Genital Humano

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental


Imagem 1. MOUPZ. Male reproduction; Female reproduction. Canva. Editado em 04/08/2025.

SISTEMA GENITAL HUMANO

Você já ouviu aquela frase “conhece-te a ti mesmo”? Ela foi dita por Sócrates, um filósofo da Grécia Antiga, e quer dizer que, ao entender melhor quem somos, conseguimos entender também o mundo à nossa volta. Quando a gente aprende sobre o próprio corpo, como ele funciona, muda e se desenvolve; damos um passo importante nesse autoconhecimento. E isso inclui conhecer o sistema genital, que é o conjunto de órgãos que torna possível a reprodução humana. Embora ele esteja diretamente ligado à sexualidade e à puberdade, seu papel vai além disso. Assim, entender como começa a vida nos ajuda também a entender um pouco mais sobre a nossa própria história.

Além de ser responsável pela formação de novos indivíduos da nossa espécie, aos hormônios sexuais e à puberdade, o sistema genital faz parte da nossa identidade corporal. No sistema genital masculino, os principais componentes são:

  • Testículos: produzem os espermatozoides (gametas, ou células sexuais, masculinas) e o hormônio testosterona.
  • Escroto (ou saco escrotal): estrutura que envolve e protege os testículos.
  • Epidídimo: local onde os espermatozoides amadurecem e ficam armazenados.
  • Canal (ou ducto) deferente: conduz os espermatozoides do epidídimo à uretra.
  • Uretra: canal que passa pelo interior do pênis, responsável pela eliminação da urina e também pela condução do sêmen para fora do corpo, durante a ejaculação.
  • Pênis: órgão que permite a eliminação da urina e a liberação do sêmen para o meio externo, o que pode ocorrer durante uma relação sexual com penetração.
  • Próstata: representa cerca de 25% a 30% do volume total do sêmen. Produz um líquido levemente alcalino que protege os espermatozoides do ambiente ácido da vagina e os ajuda a se movimentarem.
  • Glândulas (ou vesículas) seminais: responsáveis por cerca de 60% do volume total do sêmen. Produzem um líquido rico em frutose, que nutre os espermatozoides e facilita sua movimentação. Esse líquido também contém substâncias que, em contato com o útero, possibilitam que ele tenha contrações leves, facilitando a subida dos espermatozoides em direção às tubas uterinas.
  • Glândulas bulbouretrais: também em pares, secretam um líquido viscoso e lubrificante antes da ejaculação, preparando a uretra e protegendo os espermatozoides do ambiente ácido que pode ter restado da urina.

Quanto ao sistema genital feminino, temos:

  • Ovários: glândulas que armazenam, selecionam, maturam e liberam os ovócitos (gametas femininos), na ovulação. Também produzem os hormônios estrogênio e progesterona.
  • Tubas uterinas: conduzem o ovócito e costumam ser o local onde ocorre a fecundação.
  • Útero: onde o zigoto se desenvolve, dando origem ao embrião e, depois, ao feto durante a gestação.
  • Vagina: canal que conecta o útero ao meio externo e pode receber o sêmen durante uma relação sexual com penetração.

A uretra também está presente no corpo feminino, mas tem apenas função urinária, já que os sistemas urinário e genital são separados.

A reprodução ocorre quando o espermatozoide fecunda o ovócito secundário. Após esse processo, forma-se o zigoto, que começa a se dividir e, ao chegar ao útero, precisa se implantar na sua parede, chamada endométrio, para que seja iniciado o desenvolvimento embrionário. Uma curiosidade é que, mesmo com milhões de espermatozoides liberados em uma ejaculação, geralmente apenas um consegue fecundar.

A puberdade costuma ocorrer entre os 9 e 15 anos. Nessa fase, o corpo começa a produzir mais hormônios sexuais, o que causa várias mudanças físicas e emocionais, como o crescimento dos seios, surgimento de pelos, mudanças na voz e início da menstruação ou das ejaculações. Essas mudanças fazem parte do amadurecimento do sistema genital.

Conhecer sobre o corpo humano é muito importante para que possamos cuidar da saúde, identificando o que pode necessitar de orientação médica; fazer escolhas com mais responsabilidade, evitando gravidez não planejada e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs); e respeitar a diversidade, pois cada pessoa vive sua sexualidade de forma única, e nem toda relação tem como objetivo a reprodução.

Assista ao vídeo “Siatema Genital humano”:

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

O sistema genital masculino relaciona-se, em especial, à produção de hormônios, como a testosterona, e dos gametas masculinos: os espermatozoides. Observe o desenho esquemático abaixo:

Imagem 2. KREASON. Male Reproductive System Anatomy. Canva. Download em 04/08/2025.

A) No desenho, faça um quadrado ao redor da região em que os espermatozoides são produzidos.

B) Agora, circule o local onde está a estrutura responsável por armazenar e amadurecer os espermatozoides.

C) Finalmente, marque com um “x” a uretra.

QUESTÃO 2

É no sistema genital feminino que estão os ovócitos, que são as células reprodutivas femininas, e onde eles passam por processo de maturação. Ali, também, ocorre a produção de hormônios, especialmente a progesterona e estrógeno. Observe o desenho esquemático da próxima página e, para cada pergunta (A, B e C), responda por escrito e marque no desenho a estrutura em questão.

Imagem 3. ASLAISTUDIO. Human anatomy. Canva. Download em 04/08/2025.

A) Em qual dessas regiões os ovócitos se tornam maduros?

B) Em qual região ocorre, geralmente, a fecundação?

C) Em qual órgão o sangue menstrual é formado?

D) Por onde o sangue menstrual é expelido?

QUESTÃO 3

Analise as informações a seguir:

Imagem 4. ARAGUAIA, Mariana. Componentes dos sistemas genitais. Canva. Criado em 04/08/2025.

A estrutura que está presente em pessoas com sistema genital masculino e também em pessoas com sistema genital feminino, atuando na mesma função em ambos os casos, é o/a:

(A) canal deferente.

(B) uretra.

(C) tuba uterina.

(D) próstata.

QUESTÃO 4

Mesmo com milhões de espermatozoides liberados em uma ejaculação, geralmente apenas um fecunda o ovócito. Isso ocorre principalmente porque:

(A) o muco cervical impede a entrada de muitos espermatozoides no útero.

(B) os espermatozoides se autodestroem antes de chegar à tuba uterina.

(C) o zigoto repele a entrada de mais de um espermatozoide humano.

(D) apenas um de vários espermatozoides pode atravessar o endométrio.

QUESTÃO 5

Karlla fez um exame que revelou uma obstrução em uma das tubas uterinas. Isso pode dificultar a/o:

(A) maturação dos ovócitos dentro dos ovários.

(B) transporte do espermatozoide até o útero.

(C) deslocamento do zigoto até o endométrio. 

(D) produção dos hormônios sexuais femininos.

QUESTÃO 6

A função principal das glândulas seminais é:

(A) armazenar espermatozoides maduros até a ejaculação.

(B) produzir um líquido rico em frutose que nutre os gametas.

(C) lubrificar a uretra antes e depois da saída da urina.

(D) neutralizar o pH do estômago durante a fecundação.

QUESTÃO 7

Na reprodução humana, o zigoto se forma:

(A) quando são liberados os hormônios estrogênio e progesterona.

(B) após o espermatozoide fecundar o ovócito, no interior da vagina.

(C) na tuba uterina, após a união dos gametas masculino e feminino.

(D) no interior do útero, antes da implantação no endométrio.

QUESTÃO 8

Associe cada estrutura do sistema genital a um item do cotidiano, criando comparações. Veja um exemplo:

Imagem 5. ARAGUAIA, Mariana. Componentes dos sistemas genitais. Canva. Criado em 04/08/2025.

Faça isso com ao menos quatro estruturas, sendo duas masculinas e duas femininas.

QUESTÃO 9

Explique como o conhecimento sobre o sistema genital pode ajudar adolescentes a tomar decisões mais responsáveis em relação à sexualidade. Dê ao menos dois exemplos concretos.

QUESTÃO 10

Elabore um cartaz informativo voltado a adolescentes, com dicas para cuidar da saúde genital. Inclua mensagens curtas, criativas e com desenhos ou colagens


SAIBA MAIS

Você costuma ter responsabilidade com que se relaciona afetivamente? O vídeo a seguir, da professora Mariana Araguaia, conceitua o que é responsabilidade afetiva. Vamos conhecer esse termo?

Canal Mariana Araguaia. “Responsabilidade afetiva”. Disponível em <https://youtu.be/dwy-U9JTuQc>. Acesso em ago. 2022.

Autoria:Prof.ª M.ª Mariana Araguaia
Formação:Ciências Biológicas
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Objeto(s) de conhecimento:Sexualidade: Elementos do sistema genital humano
Habilidades:(EF08CI08-C) Descrever os componentes do sistema genital, explicando os processos que possibilitam a reprodução humana.
Referências:BRASIL. Educação sexual não estimula atividade sexual. Secretaria de Comunicação Social. Disponível em https://www.gov.br/secom/pt-br/fatos/brasil-contra-fake/noticias/2023/08/educacao-sexual-nao-estimula-atividade-sexual. Acesso em 04/08/2025.

CARNEVALLE, Maíra Rosa. Araribá Mais Ciências: 8º ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018.

GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume III. Ensino Fundamental – Anos Finais. Disponível em https://tinyurl.com/3zzhn9x7. Acesso em 14/03/2025.

______. Documento Curricular para Goiás – Ampliado – Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em https://tinyurl.com/3zzhn9x7. Acesso em 14/03/2025.

HIRANAKA, Roberta Aparecida Bueno; HORTENCIO, Thiago Macedo de Abreu. Inspire Ciências: 89º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018

JIMBO, Masaya. Estrutura do sistema reprodutor masculino. Manual MSD Versão Saúde para a Família. Disponível em https://www.msdmanuals.com/pt/casa/problemas-de-sa%C3%BAde-masculina/biologia-do-sistema-reprodutor-masculino/estrutura-do-sistema-reprodutor-masculino. Acesso em 04/08/2025.

THE Manual’s Editorial Staff. Sistema reprodutor feminino. Manual MSD Versão Saúde para a Família. Disponível em https://www.msdmanuals.com/pt/casa/fatos-r%C3%A1pidos-problemas-de-sa%C3%BAde-feminina/biologia-do-sistema-reprodutor-feminino/sistema-reprodutor-feminino. Acesso em 04/08/2025.