You are currently viewing Ciências da Natureza – Propriedades Físicas dos Materiais

Ciências da Natureza – Propriedades Físicas dos Materiais

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.


PROPRIEDADES FÍSICAS DOS MATERIAIS

Existem diversos tipos de materiais que podem ser encontrados em nosso planeta, e eles podem ser classificados em dois grupos: materiais artificiais e materiais naturais. Os materiais artificiais são aqueles que foram criados pelos seres humanos, como o nylon, o vidro de garrafa e o material sintético. Já os materiais naturais são aqueles que foram desenvolvidos pela natureza, como a madeira, o bambu, o ferro e a argila.

Cada tipo de material tem suas características próprias, e algumas dessas características são chamadas de propriedades físicas. Essas propriedades nos ajudam a reconhecer e a diferenciar os diversos tipos de materiais, além de nos ajudar a decidir qual material é o melhor para cada atividade que desejamos desenvolver ou objeto que desejamos produzir.

Algumas das propriedades físicas dos materiais incluem a densidade, a elasticidade, o magnetismo, a condutibilidade térmica e a condutibilidade elétrica. A densidade se refere à quantidade de massa por unidade de volume de um material, enquanto a elasticidade se refere à capacidade de um material de retornar à sua forma original após ser deformado.

O magnetismo se refere à capacidade de um material de atrair ou repelir outros materiais magnéticos, enquanto a condutibilidade térmica se refere à capacidade de um material de conduzir calor. A condutibilidade elétrica se refere à capacidade de um material de conduzir eletricidade.

É importante entender as propriedades físicas dos materiais para escolher o material certo para cada aplicação, já que diferentes materiais possuem diferentes características que podem afetar seu desempenho em determinadas situações.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:


Disponível em: <https://pixabay.com/pt/illustrations/magn%c3%a9tico-atra%c3%a7%c3%a3o-atrai-puxar-213741/>. Acesso em 07, out. 2022.

QUESTÃO 1

A partir do texto, qual das seguintes propriedades físicas se refere à capacidade de um material de retornar à sua forma original após ser deformado? Marque com um X a resposta correta.

(A) Densidade

(B) Elasticidade

(C) Magnetismo

(D) Condutibilidade térmica

QUESTÃO 2

Pesquise dois exemplos de propriedades físicas que apresentam:

QUESTÃO 3

Os materiais que são produzidos pelos homens são chamados de artificiais.

Registre dois exemplos de produtos produzidos com os seguintes materiais:

QUESTÃO 4

Os materiais com densidade menor flutuam e os de densidade maior afundam.

Comprove essa afirmação, observando as seguintes experiências:

  1. Coloque 1 colher de óleo em 1 copo com 100 ml de água.
  2. Coloque 1 moeda em1 copo com 100 ml de água.
  3. Encha 1 copo com 1/3 de água morna e acrescente três sementes de melancia, ou de outra fruta. Observe. Após, misture 1 colher de sopa de sal nessa mesma água.

Registre nos espaços abaixo suas observações.

QUESTÃO 5

De acordo com a autora, qual das seguintes propriedades físicas se refere à capacidade de um material de atrair ou repelir outros materiais magnéticos? Sublinhe a resposta correta:

(A) Densidade

(B) Elasticidade

(C) Magnetismo

(D) Condutibilidade elétrica

SAIBA MAIS

Canal Danielle Assis “Propriedades Físicas dos Materiais em Nosso Dia a Dia”. Disponível em: <https://youtu.be/cvnmnVBoIWw> . Acesso 03, out. 2023.
Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduação:
– Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo 

Pós-graduação:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação
– Docência Universitária
– Psicopedagogia Institucional e Clínica
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Habilidade:(EF05CI01) Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais – como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade etc.), entre outras.
Referências:PROPRIEDADES DA MATÉRIA, Toda Matéria, 2022. Disponível em: < https://www.todamateria.com.br/propriedades-da-materia//>. Acesso em: 07, ago. 2023.
 
PROPRIEDADES DA MATÉRIA. Brasil Escola, 2022. Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/quimica/propriedades-materia.htm>. Acesso em: 07, ago. 2023.
 
PROPRIEDADES FÍSICAS DOS MATERIAIS. Studocu , 2022. Disponível em <https://www.studocu.com/pt-br/document/universidade-federal-do-estado-do-rio-de-janeiro/teoria-da-historia/atividade-de-ciencias-propriedades-fisicas-dos-materiais-5-ano/28241130/>. Acesso em: 07, ago. 2023.
 
O QUE É DESINDADE?. Escola Kids Uol, 2022. Disponível em https://escolakids.uol.com.br/ciencias/densidade.htm/>. Acesso em: 07, ago. 2023.
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)