You are currently viewing Ciências da Natureza: PROPAGAÇÃO DO CALOR

Ciências da Natureza: PROPAGAÇÃO DO CALOR

Olá, educando (a)!Esta videoaula de  Ciências da Natureza – para 8º Ano/ Agrupamento H do Ciclo da Adolescência  – foi veiculada na TV no dia 14/04/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Na videoaula de hoje, estudaremos sobre o que é o calor, aprenderemos como as moléculas se comportam em diferentes temperaturas, veremos como ocorre a transferência de calor, compreenderemos sobre o equilíbrio térmico e a sensação térmica e, finalmente, analisaremos alguns materiais condutores e isolantes térmicos.

Fonte: pixabay.com

Assista a videoaula abaixo com a temática:   PROPAGAÇÃO DO CALOR

8º Ano/ Agrupamento H – Ciclo da Adolescência – Ciência da Natureza

Na videoaula acima, aprendemos que o calor é um tipo de energia em movimento, e que é transferido de um corpo com maior temperatura para outro de menor temperatura, tendendo ao equilíbrio térmico. Entendemos que esse processo pode se dar por irradiação, convecção ou condução térmica.

Compreendemos a importância de identificar quando pode ser necessário utilizar materiais condutores ou isolantes térmicos, uma vez que há diversas situações do cotidiano em que tais transferências de calor podem ser identificadas.

ATIVIDADE 1

Quando acorda, após escovar os dentes, Elias acende o fogão e coloca água para ferver para que possa preparar um café fresco, forte e quentinho. Enquanto coava o café, ele recebeu uma ligação, fazendo com que sua bebida predileta estivesse morna quando retornou do bate papo, pois não teve tempo de transferi-la para a garrafa térmica. Por que será que a temperatura do café do Elias não me manteve quente? A professora Jennifer Fogaça explica sobre o que está envolvido em situações assim. Leia com bastante atenção:

https://tinyurl.com/ph96u3vw

ATIVIDADE 2

De acordo com o texto, responda no seu caderno de Ciências: 

  • O que é calor?
  • O que é equilíbrio térmico?

ATIVIDADE 3

Como apontado no texto acima que você leu, a energia térmica se propaga de uma condição de maior temperatura para menor temperatura. O vídeo disponibilizado no link abaixo, abordará sobre as três formas de propagação de calor que são conhecidas. Assista atentamente:

https://tinyurl.com/yhu6bc6s

ATIVIDADE 4

Com base no que você aprendeu no vídeo acima, preencha cada linha utilizando os conceitos: IRRADIAÇÃO TÉRMICA, CONDUÇÃO TÉRMICA e CONVECÇÃO TÉRMICA.

  • Á água fervendo na panela: _______________.
  • Aquecimento da Terra pelo Sol: _______________.
  • Propagação de calor sem que os corpos estejam em contato: _______________.
  • Tipo de condução que justifica a importância de evitar colheres de metal ao preparar alimentos: _______________.
  • Fluxo de energia relacionado à mudança de densidade: _______________.
  • Mais efetiva em sólidos; a agitação térmica aumenta pouco a pouco: _______________.

ATIVIDADE 5

Após um dia cheio, Elias resolveu tomar um sorvete, enquanto assistia à TV, coincidentemente, no intervalo, passou uma propaganda sobre sorvete.  Analise.

Fonte: Adaptação do pixabay.com. Disponível em: Sorvete Doces Gosto – Foto gratuita no Pixabay

ATIVIDADE 6

Após analisar a imagem da propaganda, responda em seu caderno:

  • Geralmente, utiliza-se a expressão “fresco” para fazer referência a uma pessoa muito exigente e/ou detalhista. Será que esse significado também se aplica ao “café fresco” e ao “sorvete fresquinho” do Elias? Explique sua resposta.
  • Enquanto Elias assistia TV, o sorvete que estava sobre a mesa, em um pote de plástico, foi derretendo. Qual das três formas de propagação de calor ocorreu nesse caso? O mais indicado era deixar o pote de sorvete dentro de uma caixa de isopor ou de uma caixa de metal? Explique.

ATIVIDADE 7

Baseado em tudo o que aprendeu, pesquise sobre a garrafas térmicas e o porquê elas exemplificam as três formas de propagação de calor. Escreva suas conclusões em seu caderno, usando suas próprias palavras ou fazendo um mapa conceitual explicativo.


Referencial BibliográficoARTE, HORTA E EDUCAÇÃO. Física – Calorimetria – Propagação de Calor. YouTube. Disponível em < https://tinyurl.com/yhu6bc6s>. Acesso em 27 fev. 2021.

Componentes CurricularesHabilidades
Ciências da NaturezaEstruturante:(EF07CI03) Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar o uso de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.