You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – Produzindo sons

CIÊNCIAS DA NATUREZA – Produzindo sons

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

PRODUZINDO SONS

A produção de sons é uma habilidade fundamental que desempenha um papel central em nossas vidas diárias e na expressão criativa. Desde o canto dos pássaros ao som da chuva batendo nas janelas, os sons nos cercam constantemente, enriquecendo nossa experiência sensorial e comunicando emoções e significados. No entanto, os sons não são apenas encontrados na natureza ou na música produzida profissionalmente; eles também podem ser criados e manipulados ativamente por nós mesmos, utilizando uma variedade de técnicas e dispositivos.

Para produzir variados sons podemos criar instrumentos bastante criativos. Veja o passo a passo:

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: www.canva.com

QUESTÃO 1

De acordo com a autora, uma das técnicas que pode ser usada para criar o som de chocalho é

(A) bater em uma lata vazia.

(B) alinhar copos de vidro com diferentes quantidades de água.

(C) colar pratos de papelão ou plástico juntos e adicionar grãos dentro.

(D) fazer pequenos cortes em um canudo de plástico.

QUESTÃO 2

Para criar um som de tambor, usando um tubo de papelão, você deve

(A) soprar através dos buracos em um canudo de plástico.

(B) bater na extremidade aberta de um tubo de papelão grosso.

(C) “pluckar” as cordas de um elástico preso em uma caixa de sapato.

(D) agitar garrafas de plástico preenchidas com arroz.

QUESTÃO 3

Ilustre uma cena onde diferentes instrumentos musicais improvisados estão sendo tocados por pessoas. Nomeie os instrumentos ilustrados.

QUESTÃO 4

Localize no caça-palavras pelo menos cinco instrumentos. Depois, registre os instrumentos localizados no espaço abaixo.

Autoria:Prof.ª Danielle Assis Borges Fantini
FormaçãoGraduação:
– Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo

Pós-graduação:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação
– Docência Universitária
– Psicopedagogia Institucional e Clínica
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF03CI01-B) Produzir instrumentos musicais a partir de materiais cotidianos, explorando os sons emitidos e organizando-os em determinados ritmos, compassos, andamentos.
Referência (s):APRENDER JUNTOS CIÊNCIAS, 3º ano: ensino fundamental. Organizadora SM Educação. 7ª ed. São Paulo: Edições SM, 2021.

LICO, Maria Aparecida e SOARES, TRIVELLATO, José. Aquarela, Ciências – 3º ano. Ensino Fundamental. São Paulo: Kit’s Editora, 2021.

Os sons em diferentes materiais. Revista Nova Escola, 2024. Disponível em: <Plano de Aula – 3º Ano – O som em diferentes materiais (novaescola.org.br)>. Acesso em: 06, mar. 2024.

PESSOA, Karina e FAVALLI, Leonel. Novo Pitanguá Ciências. 3º Ano. Ensino Fundamental Anos Iniciais. Editora Moderna. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021.
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)