You are currently viewing Ciências da Natureza – Processo de Decomposição

Ciências da Natureza – Processo de Decomposição

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 4º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

PROCESSO DE DECOMPOSIÇÃO

O processo de decomposição é essencial à vida. Se não houvesse esse ciclo, o planeta estaria repleto de cadáveres. Além de absorver as plantas, animais e seres humanos mortos, os fungos e bactérias produzem sais e nutrientes que são importantes para o ciclo da vida. A temperatura, umidade e oxigênio são fatores essenciais para que ocorra esse processo. Mas por quê? Porque o calor acelera a decomposição, gerando mais micro-organismos; os locais com umidade são propícios à proliferação de fungos e bactérias; e o oxigênio é fundamental para a respiração celular dos decompositores aeróbios.

Além disso, a decomposição também ajuda a reduzir a quantidade de lixo orgânico e resíduos no meio ambiente, diminuindo a poluição e mantendo o equilíbrio ecológico. É importante lembrar que o processo de decomposição não ocorre apenas em animais e plantas mortos, mas também em materiais orgânicos como folhas, galhos, frutas e restos de alimentos. Todos esses resíduos são decompostos e transformados em nutrientes que podem ser absorvidos pelas plantas, dando continuidade ao ciclo da vida.

Apesar de ser um processo natural e importante, a decomposição pode causar odores desagradáveis e atrair insetos e outros animais que se alimentam dos restos orgânicos. Por isso, é importante que haja um controle adequado da disposição desses resíduos, para evitar problemas de saúde pública e preservar a qualidade do meio ambiente. A compostagem é uma técnica que pode ser utilizada para acelerar o processo de decomposição e transformar os resíduos orgânicos em adubo, reduzindo a quantidade de lixo e contribuindo para a sustentabilidade do planeta.

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

Você leu no texto que a decomposição dos seres vivos é um processo essencial para o ciclo da vida. Explique essa afirmativa.

QUESTÃO 2

Marque com um X as alternativas que afirmam, corretamente, a importância do processo de decomposição.

(A) O processo de decomposição gera um aumento de cadáveres sobre a terra.

(B) O processo de decomposição freia a aceleração de fungos e bactérias.

(C) O processo de decomposição, além de degradar a matéria orgânica, também produz sais e nutrientes ao meio.

(D) Para que haja equilíbrio ecológico, a decomposição é fundamental.

QUESTÃO 3

Localize no caça palavras três fatores que interferem no processo de decomposição. Após, elabore uma frase para cada um desses fatores, relacionando-os a esse processo.

QUESTÃO 4

Qual é a função dos fungos e bactérias no processo de decomposição? Marque com um X a alternativa correta:

(A) Absorver os nutrientes das plantas.

(B) Acelerar a decomposição gerando mais micro-organismos.

(C) Produzir oxigênio para a respiração celular.

(D) Diminuir a poluição do meio ambiente.

Saiba mais

Você já se perguntou quanto tempo leva para que o plástico, vidro, metal e outros materiais se decomponham na natureza? Descubra agora mesmo clicando no play.

Canal Prof.ª Dani. “Processo de decomposição”. Disponível em: <https://youtu.be/U70mR6d9m_8>. Acesso em 13, abr. 2023.
Autoria:Profª Esp. Danielle Assis
Formação:Graduada em:
– Pedagogia e graduanda em Jornalismo.
Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação.
– Docência Universitária.
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
– Psicopedagogia Institucional e Clínica.
Componente Curricular:Ciências da Natureza
Habilidade:EF04CI05) Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de
energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema.
(EF04CI06) Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição,
reconhecendo a importância ambiental desse processo.
Referências: BORBOLETA. Fio Cruz, 2022. Disponível em: <http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/
borboletas2.htm#:~:text=Alimentam%2Dse%20de%20folhas%20de,partes%20de%20frutas%
20em%20decomposi%C3%A7%C3%A3o.>.Acesso em: 22, ago. 2022.

CADEIA ALIMENTAR, Brasil Escola Uol, 2022. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/
biologia/cadeia-alimentar.htm>. Acesso em: 23, ago. 2022.

DOMINGOS, Reinaldo. Coleção dos Sonhos para Educação Financeira: Ensino Fundamental I,
4º ano. 1 ed. São Paulo:  DSOP, 2017.

4º ano. 1 ed. São Paulo:  DSOP, 2017.

PROCESSO DE DECOMPOSIÇÃO, Brasil Escola Uol, 2022. Disponível em: <https://brasilescola.
uol.com.br/biologia/decomposicao.htm#:~:text=A%20decomposi%C3%
A7%C3%A3o%20%C3%A9%20um%20processo,libera%C3%A7%C3%A3o%20de%20nutrientes
%20ao%20meio.&text=Bact%C3%A9rias%20e%20fungos%20s%C3%A3o%20respons%C3%A1
veis,e%20outros%20elementos%20s%C3%A3o%20liberados.>. Acesso em: 23, ago. 2022.

PROCESSO DE DECOMPOSIÇÃO, Mundo Educação, 2022. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/decomposicao.htm>. Acesso em: 23, ago. 2022.