You are currently viewing CIÊNCIAS DA NATUREZA – Por que tantas voltas em nossas orelhas?

CIÊNCIAS DA NATUREZA – Por que tantas voltas em nossas orelhas?

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

TURMA DA ORELHA CURIOSA

Numa manhã ensolarada, na Escola do Conhecimento, o professor Zumbido, um velho sábio do reino do som, convocou a Turma da Orelha Curiosa para uma missão especial: descobrir como nossas orelhas nos ajudam a ouvir os sons do mundo e o porquê de terem tantas voltas.

Com mochilas nas costas e olhos brilhando de empolgação, Tim, Lisa e Bob seguiram o professor até a Grande Biblioteca, onde livros antigos guardavam os segredos da orelha humana. Lá, eles aprenderam que nossa orelha é como uma casa com três cômodos mágicos: a orelha externa, a orelha média e a orelha interna.

Na orelha externa, encontraram o guardião do som, o pavilhão auricular, que ajuda a capturar os sons do ambiente e encaminhá-los para dentro da orelha, por isso tantas voltas nelas. Em seguida, na orelha média, descobriram os três ossinhos minúsculos chamados martelo, bigorna e estribo, que funcionam como uma ponte, transmitindo as vibrações do som para a orelha interna.

E finalmente, na orelha interna, a Turma da Orelha Curiosa encontrou a cóclea, uma espiral cheia de líquido onde pequenas células ciliadas trabalham como mágicos, transformando as vibrações em sinais que nosso cérebro pode entender. É como se fosse uma festa de sons dentro da orelha!

Ao voltarem para a Escola do Conhecimento, a Turma da Orelha Curiosa estava tão radiante de alegria por ter desvendado os mistérios da orelha humana, que saíram cantarolando!

OBSERVE A SEGUINTE IMAGEM PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES:

Imagem produzida em: www.canva.com

QUESTÃO 1

O pavilhão auricular tem tantas voltas para

(A) ajudar a capturar os sons do ambiente.

(B) capturar os sons mais distantes.

(C) a estrutura da orelha ficar mais bonita.

(D) facilitar a audição de pessoas com surdez.

QUESTÃO 2

Os três ossos da orelha média, que funcionam como uma ponte, transmitindo as vibrações do som para o ouvido interno, são

(A) fêmur, bigorna e estribo.

(B) bigorna, martelo e inchada.

(C) martelo, bigorna e estribo.

(D) martelo, bigorna e clavícula. Agora, leia em voz alta, com a turma, o parágrafo que contém essa resposta.

QUESTÃO 3

Com um lápis de cor preta, contorne a estrutura da orelha humana e após localize a cóclea. Sublinhe no texto a função da cóclea.

QUESTÃO 4

Localize no caça-palavras cinco sons que ouvimos diariamente. Depois, pinte de verde o som que você escuta pouco e de vermelho o que você escuta muito.

Autoria:Prof.ª Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduação:
– Graduada em Pedagogia e Graduanda em Jornalismo

Pós-graduação:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação
– EducaçãoDocência Universitária
– Psicopedagogia Institucional e Clínica
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:CIÊNCIAS DA NATUREZA
Habilidade (s):(EF03CI01-B) Produzir instrumentos musicais a partir de materiais cotidianos, explorando os sons emitidos e organizando-os em determinados ritmos, compassos, andamentos.
Referência (s):APRENDER JUNTOS CIÊNCIAS, 3º ano: ensino fundamental. Organizadora SM Educação. 7ª ed. São Paulo: Edições SM, 2021.

LICO, Maria Aparecida e SOARES, TRIVELLATO, José. Aquarela, Ciências – 3º ano. Ensino Fundamental. São Paulo: Kit’s Editora, 2021.

Ouvido. InfoEscola, 2024. Disponível em: <Ouvido – Orelha – externo, média e interna – Audição – InfoEscola>. Acesso em: 19, mar. 2024.

PESSOA, Karina e FAVALLI, Leonel. Novo Pitanguá Ciências. 3º Ano. Ensino Fundamental Anos Iniciais. Editora Moderna. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2021.
Documento norteador:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO (DC-GO AMPLIADO)